Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Toyota Corolla GLi 1.8: raciocínio manual

Versão de entrada com motor menor e câmbio manual de seis marchas surpreende na dirigibilidade

Por Ulisses Cavalcante
Atualizado em 23 nov 2016, 17h34 - Publicado em 18 Maio 2014, 17h03
Toyota Corolla GLi 1.8
Versão GLi tem motor 1.8 e dois tipos de câmbio ()

Automóvel é um produto emocional, como um item de grife. Por isso, seu valor depende de quem vê. A bordo da versão GLi, tive a sensação de que estava em um carro com preço compatível ao que oferece.

Por R$ 69 690, a configuração básica vem com motor 1.8, transmissão manual de seis marchas e oferta de itens de segurança semelhante aos rivais. Há cinco airbags (dois frontais, dois laterais e um para o joelho do motorista), coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, sistema Isofix no banco traseiro e retrovisores elétricos com indicadores de direção. As rodas de série são de aço com calotas – diferente das fotos, feitas de liga.

Continua após a publicidade
Toyota Corolla GLi 1.8
Versão mais barata tem menos funções: perdeu a tela touch, GPS, câmera de ré e piloto automático ()

Outra boa sensação é atrás do volante. Bem mais ágil que as versões automáticas, o câmbio manual oferece uma pegada esportiva que o sedã jamais teve. Na pista, e com gasolina, a parceria do motor 1.8 com a caixa manual fez 9,7 segundos no teste de 0 a 100 km/h, mais rápido que o XEi 2.0 CVT. No consumo, outra surpresa: a versão do meio, automática, foi mais econômica em ciclo urbano. Marcamos 7,6 km/l, enquanto o GLi manual fez 7 km/l.

Toyota Corolla GLi 1.8
Transmissão manual de seis velocidades ()
Continua após a publicidade

Assim como ocorre nas versões XEi e Altis, há faltas injustificáveis, como a ausência de controle de estabilidade e até de sistema de som, vendido apenas como opcional. Mesmo o GLi deveria vir com sensor de estacionamento. Em relação às configurações mais caras, perdeu também o piloto automático, a central multimídia, tela touch, GPS e os faróis de neblina. A Toyota cortou mimos triviais, como o espelho de cortesia do motorista e a função um-toque nos vidros dos passageiros.

Toyota Corolla GLi 1.8
Instrumentos têm visor digital simplificado ()

Toyota Corolla GLi 1.8
Estofamento de tecido nos bancos ()

O Corolla de entrada também oferece câmbio CVT a R$ 69 990, apenas 300 reais a mais que o manual, e propositalmente dez reais abaixo do limite permitido para a isenção de impostos a portadores de necessidades especiais.

Continua após a publicidade

Se levarmos em conta a concorrência, o preço do Corolla GLi está na média. O Citroën C4 Lounge, por exemplo, parte de R$ 69.990, enquanto o Nissan Sentra 2.0 S mecânico sai por R$ 69.590. O tradicional rival Civic começa em R$ 73.000 – e está prestes a mudar de geração no país. Já Focus, Cruze e Jetta (agora na versão 1.4 TSI) ficam todos mais próximos dos R$ 80.000 em suas versões de entrada, não tão simples quanto o GLi.

Teste – Corolla GLi 1.8 manual
DESEMPENHO
aceleração de 0 a 100 km/h: 9,7 s
retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª marcha): 7,2 s
retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª marcha): 10,2 s
retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª marcha): 14 s
Frenagem de 120 km/h a 0: 66,7 m
Frenagem de 80 km/h a 0: 28,9 m
Frenagem de 60 km/h a 0: 15,9 m
Consumo urbano: 7 km/l
Consumo rodoviário: 10 km/l
FICHA TÉCNICA
Motor dianteiro, transv., flex, 4 cil., 16V
Cilindrada 1 798 cm³
Potência 144/139 cv a 6 000 rpm
Torque 18,4/17,7 mkgf a 4 800/4 000 rpm
Câmbio manual, 6 marchas, tração dianteira
Dimensões compr., 462 cm; largura, 177,5 cm; alt., 147,5 cm; entre- eixos, 270 cm
Peso 1 260 kg
Porta-malas/caçamba 470 litros
Suspensão dianteira McPherson
Suspensão traseira eixo de torção
Freios disco ventilado (diant), disco sólido (tras.)
Direção elétrica
Pneus 205/55 R16
Principais itens de série Isofix com top tether, ar-condicionado, retrovisores com ajuste elétrico e indicadores de direção, airbags frotais, laterais e de joelho para o motorista, chave canivete
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.