Teste de produto: repelente para rodas Wheel Protectant
É só borrifar o repelente Wheel Protectant para suas rodas não verem mais a cor (preta) da fuligem do freio
Seu carro está todo limpinho. Até que você olha para as rodas e percebe como elas estão sujas, especialmente as dianteiras. Para quem costuma rodar bastante, é uma situação bem comum.
Mas isso só acontece se você nunca experimentou o repelente para rodas Wheel Protectant, da americana Armor All.
Segundo o fabricante, o produto evita que aros de liga leve ou de aço estampado e calotas plásticas fiquem impregnados daquela fuligem escura e gordurosa produzida pelo desgaste das pastilhas do freio a disco.
Para descobrir o quanto Wheel Protectant é eficaz na sua promessa, convocamos três carros calçados com diferentes tipos de rodas: um Honda Fit 2010 (alumínio, com cinco raios), um Honda Civic 1996 (aço, com calotas plásticas) e um Ford EcoSport 2011 (alumínio na cor grafite, com dez raios). Nos três modelos, cobrimos só uma metade do aro para comparar mais tarde a diferença.
A aplicação não tem segredo. A lata em aerossol se encarrega de espalhar o produto sem esforço e com uma vantagem: não precisa utilizar depois um pano para dar o acabamento, tão comum em outros produtos.
Outro ponto positivo é que o borrifador expele o líquido na medida certa, sem que haja desperdício ou escorra pelo pneu. Depois é só deixar secar de 30 minutos a uma hora, dependendo da temperatura do dia.
Após a aplicação, submetemos os veículos a diferentes usos (trânsito urbano, ruas recém-recapeadas, estradas de terra, poças de água etc.) por aproximadamente duas semanas, no caso do EcoSport e do Civic. Foi o suficiente para notar alguma diferença: era possível ver com clareza a parte tratada mais limpa que a não tratada.
No Fit, rodamos por um mês (tempo médio de sua durabilidade) e o resultado está claro na foto acima: parecia que metade do aro havia sido lavada dois ou três dias antes.
Feitos todos os testes, concluímos que o Wheel Protectant não só funciona bem como não é tão caro quanto parece: a lata de 198 gramas custa R$ 65, mas rende o suficiente para 24 rodas (ou seis automóveis), o que dá um custo de R$ 10,80 por veículo.
AVALIAÇÃO
Repelente Wheel Protectant – nota 9,5
Fácil de usar, ele repele as sujeiras mais pegajosas, como fuligem de freio e piche, e ainda tem boa durabilidade.
Preço: R$ 65