Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Chevrolet Trailblazer 3.6 V6

Após três anos no mercado, o SUV não é um sucesso de vendas, mas pode ser uma boa opção para quem busca potência e robustez

Por Isadora Carvalho
Atualizado em 23 nov 2016, 20h21 - Publicado em 29 dez 2015, 10h00
Trailblazer02
A cor vermelho Chilli é uma das pouquíssimas novidades para 2016 ()

O Trailblazer definitivamente não caiu nas graças do público. O SUV da Chevrolet vendeu 8 805 unidades em três anos de mercado – para efeito de comparação, sua principal concorrente, o Toyota Hilux SW4, teve 8 255 exemplares emplacados apenas em 2015, mesmo já sendo um projeto defasado prestes a ser substituído no Brasil. No acumulado de 2015, ele é apenas o 32° SUV mais vendido do ano, atrás de outros concorrentes da mesma categoria como Dodge Journey, Honda CR-V, Hyundai Santa Fe e Mitsubishi Pajero.

Mesmo assim, a linha 2016, sem nenhuma alteração mecânica ou estética, ficou ainda mais cara. O utilitário é vendido só na versão LTZ, com duas motorizações: a 3.6 V6 a gasolina (atenção: não é flex!) custa R$ 160 890 (R$ 4 240 a mais que o modelo 2015) e a 2.8 turbodiesel é tabelada em R$ 188 790 (R$ 4 900 reais mais cara).

Trailblazer01
Completa de série, ela não oferece opcionais, apenas acessórios ()

A versão a gasolina com 7 lugares do Toyota SW4 atual custa R$ 139 400, ou R$ 21 490 a menos que o Trailblazer mais barato. Porém deve-se levar em conta que o Toyota em sua versão de entrada possui tração apenas 4×2, e que seu motor de 2.7 litros com 163 cavalos e 25 mkgf de torque fica bem atrás dos 277 cavalos e 35,7 mkgf do 3.6 V6 da Chevrolet – na comparação entre as versões a diesel, há mais equilíbrio de potência (177 cv do SW4 contra 200 cv do Trailblazer) e torque (36,7 mkgf contra 51,0 mkgf, respectivamente), e a balança do preço muda de lado: incríveis R$ 204.800 para o SW4 frente aos R$ 188.790 do Trailblazer

Com alguns dias de convivência com o modelo, é possível perceber a clara predileção pelo conforto. Tem um dos maiores entre-eixos da categoria, o que explica uma cabine espaçosa para sete pessoas. No nosso teste avaliamos que pessoas com até 1,65 metro ficam bem confortáveis na terceira fileira, geralmente reservada para crianças – acima disso o espaço fica bem restrito como em um assento de avião em classe econômica.

Trailblazer06
Espaço para sete pessoas, cinto de três pontos para todos e revestimento marrom (ou preto) ()

Por dentro, o SUV herda muitos componentes da S10. O acabamento é um pouco mais refinado no painel de instrumentos, e os plásticos do painel parecem mais esmerados, sem rebarbas e outras imperfeições visíveis.

Continua após a publicidade

O utilitário também compartilha com a picape o comportamento dinâmico. A dirigibilidade e o trabalho da suspensão é bem similar. Na traseira, há braços articulados no lugar do eixo rígido para melhor estabilidade, mas isso não resolve por completo o balanço excessivo em pisos irregulares.

Trailblazer04
Simples mas bem feito, o interior precisa de novidades para voltar a ser atrativo ()

APOSTA NA CAVALARIA

O novo V6 3.6 de 277 cv estreou no fim do ano passado com injeção direta e um novo acerto nos comandos variáveis (admissão e escape). O bloco também ganhou pistões de alumínio com pinos flutuantes para reduzir atrito, refrigeração por jatos de óleo e camisas de cilindro de ferro, para maior vida útil. A taxa de compressão foi de 10,5:1 para 11,5:1. Também houve um aumento de torque de 33,5 para 35,7 mkgf, e um aumento de potência de 38 cv.

Na pista de testes, as melhorias aparecem nos números. O 0 a 100 km/h baixou de 10 para 9,4 segundos. As retomadas também melhoraram: de 40 a 80 km/h, o tempo caiu de 4,6 para 4,1 segundos. O motor, porém, não é nada econômico – e roda só com gasolina. Na cidade ele fez 7,3 km/l e na estrada 9,6 km/l.

Continua após a publicidade
Trailblazer03
A suspensão traseira multilink é mais sofisticada que o eixo rígido da S10 ()

Para não dizer que a linha 2016 não traz nenhuma alteração, ela oferece duas novas opções de cores: cinza Graphite e vermelho Chili. A lista de itens de série continua a mesma, bem completa, com destaque para os equipamentos de segurança: são seis airbags (frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina), controles eletrônicos de estabilidade e de tração e controle de velocidade em descidas. A falta de pretensão para vendas maiores, porém, deve continuar relegando o Trailblazer a uma rara visão no trânsito.

Ficha técnica
Motor gasolina, dianteiro, V6, quatro válvulas por cilindro
Cilindrada 3.564 cm³
Potência 277 cv a 6.400 rpm
Torque 35,7 mkgf a 3.700 rpm
Câmbio automático seq./ 6 marchas / 4×4
Dimensões 488 cm (comprimento) 184 cm (altura) 213 cm (largura) 284 (entre-eixos)
Peso 2.087 kg
Peso/Potência 8,7 kg/cv
Peso/Torque 62,3 kg/mkgf
Porta-malas 235 litros (7 lug)
Tanque 76 litros
Suspensão dianteira independente, duplo A
Suspensão traseira five-link
Freios discos ventilados
Direção hidráulica
Pneus 265/60 R18
Equipamentos Controle de tração e estabilidade, airbags de cortina e sistema multimídia
Consumo urbano 7,3 km/l
Consumo rodoviário 9,6 km/l
0 a 100 km/h 9,4 s
0 a 1000 m 166,1

Retomada 40 a 80 km/h 

4,2 s
Retomada 60 a 100 km/h 5,2 s
Retomada 80 a 120 km/h 6,8 s
Velocidade máxima 180 km/h
Frenagem 18,5 m (60 a 0 km/h); 31,1 m (80 a 0 km/h); 69,5 m (120 a 0 km/h)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.