Ranking de testes: esportivos até R$ 100.000
Os números de aceleração, retomada e frenagem dos modelos esportivos abaixo dos cem mil reais
As listas a seguir exibem os números de aceleração, retomada (de 80 a 120 km/h) e frenagem (de 120 km/h a 0) dos esportivos à venda no Brasil por até R$ 100.000. Além do nivelamento pelo preço, todos eles possuem câmbio manual.
Antes, vale novamente o esclarecimento: os números obtidos por QUATRO RODAS não têm a pretensão de representar fielmente a realidade – afinal, cada motorista pode obter marcas diferentes conforme sua tocada, o combustível utilizado e as condições do teste (como a altitude e a temperatura).
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Nosso objetivo ao levar um automóvel para a pista é avaliá-lo conforme os parâmetros pré-estabelecidos, idênticos para todos, e que servem para que os números obtidos possam ser comparados em igualdade de condições, sem a influência do motorista. Ou seja: mais importante que os números absolutos é a diferença estabelecida entre eles.
Todos os testes são feitos com os pneus calibrados a frio, tanque cheio, vidros e entradas de ar fechados e o ar-condicionado, desligado. Nos carros manuais, as marchas são trocadas nas rotações indicadas para cada velocidade. Nos automáticos, a alavanca do câmbio fica em D (ou S, se disponível) e o piloto pressiona o acelerador até o final do curto.
As medições são obtidas por um sistema de aquisição de dados Racelogic V-Box, mais preciso que o velocímetro do carro (que costuma indicar velocidades maiores que as reais). O combustível utilizado é sempre a gasolina, para que carros flex e não-flex possam ser comparados em condições de igualdade.
O uso do Racelogic V-Box e da gasolina geralmente resultam em números de aceleração inferiores aos obtidos por outras publicações e informes com metodologia diferente. Além disso, são feitos no mínimo três medições em cada sentido da pista (seis no total), para anular os efeitos do vento. Para o cálculo das médias, descarta-se o melhor e o pior dos resultados.
Aceleração de 0 a 100 km/h
Mesmo mais pesado, com uma calibragem de motor ligeiramente diferente, com um cavalos a menos de potência quando abastecido com gasolina (165 cv contra 166 cv) e um câmbio com relações mais longas, o DS 3 levou a melhor sobre o 208 GT. Contribuiu para isso o overboost disponível no DS 3, que eleva por alguns instantes o torque de 24,5 para 26,5 mkgf com o pé embaixo a partir da terceira marcha, e os diferentes ajustes no controle de tração.
Posição | Modelo | Tempo (em segundos) |
---|---|---|
1º | DS 3 1.6 THP MT | 7,6 |
2º | Peugeot 208 GT 1.6 THP MT | 8,2 |
3º | Fiat 500 Abarth 1.4 MultiAir MT | 9 |
4º | Suzuki Swift Sport R 1.6 MT | 9,3 |
5º | Renault Sandero R.S. 2.0 MT | 10 |
Retomada de 80 a 120 km/h
Aqui, é importante ressaltar que a medição é feita apenas em 5ª marcha, sem trocas – justamente para eliminar a influência da tocada do motorista nas medições. Com reduções de 5ª para 4ª e posteriores mudanças de marcha, os números de todos os modelos certamente seriam melhores, mas perderiam o referencial de comparação. Em situações idênticas, sem a interferência do acionamento do câmbio, o 208 GT levou a melhor por uma mínima diferença.
Posição | Modelo | Tempo (em segundos) |
---|---|---|
1º | Peugeot 208 GT 1.6 THP MT | 8,2 |
2º | DS 3 1.6 THP MT | 8,3 |
3º | Renault Sandero R.S. 2.0 MT | 8,8 |
4º | Suzuki Swift Sport R 1.6 MT | 10,7 |
5º | Fiat 500 Abarth 1.4 MultiAir MT | 11 |
Frenagem de 120 km/h a 0
O baixo peso (1.065 kg, quase 200 a menos que o DS 3) ajudou o Suzuki Swift Sport R a tomar a liderança nas provas de frenagem. Neste tipo de medição, o condutor estabiliza o carro na velocidade de teste, deixa o câmbio em ponto morto ou neutro (para evitar a ação do freio motor) e freia. Antes de cada ensaio, o sistema é resfriado para evitar fadiga nos freios e o comprometimento do desempenho. O resfriamento é feito com o carro em movimento, a 70 km/h, durante cerca de 5 km.
Posição | Modelo | Distância (em metros) |
---|---|---|
1º | Suzuki Swift Sport R 1.6 MT | 57,5 |
2º | DS 3 1.6 THP MT | 60 |
3º | Peugeot 208 GT 1.6 THP MT | 60 |
4º | Renault Sandero R.S. 2.0 MT | 63,7 |
5º | Fiat 500 Abarth 1.4 MultiAir MT | 69,3 |
Um dado complementar para as tabelas acima são os preços dos modelos citados. Abaixo, os valores atualizados para o mês de agosto de 2016:
Renault Sandero R.S. 2.0 MT | R$ 62.125 |
---|---|
Peugeot 208 GT 1.6 THP MT | R$ 80.590 |
DS 3 1.6 THP MT | R$ 82.490 |
Suzuki Swift Sport R 1.6 MT | R$ 82.990 |
Fiat 500 Abarth 1.4 MultiAir MT | R$ 94.000 |