Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Problemas na suspensão traseira da Frontier

Proprietários de modelo reclamam que a suspensão traseira fica arriada mesmo com pouco peso

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 22 abr 2021, 23h07 - Publicado em 19 jun 2015, 19h04

auto-defesa auto-defesa

A Nissan Frontier leva mais de 1 tonelada. Portanto, transportar uma carga de menos de 200 kg não seria problema algum, certo? Errado, se você for um dos donos do modelo da Nissan que enfrentaram

problemas com a suspensão traseira, que arria com facilidade.

O professor Fernando Parolim, de Mogi Mirim (SP), reclama que sua Frontier Attack 2013 não pode ser

usada como uma picape qualquer: “Quando coloco um pouco de peso na caçamba, menos que uma moto, a suspensão baixa. E, se pego um trecho ondulado ou com buraco, logo começam batidas secas na traseira”.

Continua após a publicidade

O empresário Fabiano Ballardin, de Caxias do Sul (RS), garante que foi essa característica que o fez sofrer um acidente. “Mal saí da loja e já sentia o amortecedor atingindo o batente, mesmo nas menores ondulações. Aos 2 100 km, a caçamba balançava demais. Até que aos 35 000 km minha Frontier saiu de traseira numa curva e bateu forte”, conta Fabiano.

Consultamos seis autorizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, e todas conheciam o problema. Sem querer se identificar, um ex-funcionário de uma concessionária gaúcha afirma que as reclamações começaram quando a fábrica trocou a suspensão traseira no modelo 2013. “Ela foi equipada com um feixe de molas mais macio, provocando batidas no batente em situações de tráfego. Após várias consultas, a fábrica nos orientou a colocar no lugar as molas da Frontier 2009. A falha parou de acontecer. Mas, depois da troca de várias peças, a Nissan pediu para não substituirmos mais as molas e simplesmente alegarmos que se trata de característica do veículo.”

Procurada, a Nissan informa que, em certas condições, pode ocorrer ruído do contato do limitador de curso com o batente da suspensão traseira. Ela diz que o sistema foi desenvolvido para “suportar os impactos e os movimentos decorrentes dele, não existindo possibilidade de danos ao veículo, perda de funcionalidade ou redução de sua durabilidade”.

O POVO RECLAMA

“Comprei a picape para o trabalho e agora ela parece um carro rebaixado. A todo momento, a suspensão bate no fim do curso.” Fioravante Ballardin, São Marcos (RS), dono de Frontier 2013

“Com 120 kg na caçamba, percebi que a suspensão terminava o curso rápido demais em qualquer lombada. Na internet, encontrei vários casos como o meu sem solução.” Artur Amorim, Salvador (BA), dono de Frontier S 2014

“Com 300 kg e quatro pessoas, a traseira bate com frequência. Tenho a sensação de estar em um veículo de suspensão cansada.” Enio Ulian, Caxias do Sul (RS), dono de Frontier Attack 2013

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.