Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Motor 1.0 de três cilindros da Fiat deve chegar no Uno em agosto

Família de motores GSE fará sua estreia no hatch. O três-cilindros da marca terá 80 cavalos, enquanto o 1.3 de quatro cilindros deve passar dos 100 cv

Por Diego Dias
Atualizado em 23 nov 2016, 21h18 - Publicado em 1 jul 2016, 14h02
Fiat Uno 1.4 Evolution
Além do novo motor, Fiat Uno deve receber um leve facelift e mais opções de equipamentos ()

Lançado em abril desse ano, o Mobi era o modelo esperado para estrear o novo motor GSE de três cilindros da Fiat, mas não foi o que ocorreu. O novo propulsor não ficou pronto a tempo para ser lançado no subcompacto e agora é previsto para estrear na linha 2017 do Uno – cuja data de lançamento é esperada para agosto.

LEIA MAIS:

>> Comparativo: Fiat Mobi x VW Up! x Fiat Uno

>> Ranking: os carros mais econômicos testados por QUATRO RODAS

>> Comparativo dos 1.0 mais vendidos: Palio x Gol x Ka x HB20 x Onix

Continua após a publicidade

>> Motores de três cilindros possuem vantagem técnica sobre os de quatro?

Os novos motores GSE (Global Small Engine), de três cilindros (1.0) e quatro cilindros (1.3) substituirão os defasados 1.0 e 1.4 Fire de quatro cilindros, propulsores que foram desenvolvidos há mais de 15 anos e que sofreram constantes modificações para se adequarem ao mercado. Entre a engenharia e fornecedores, o motor maior é chamado de 1.3. No entanto, a Fiat poderá arredondar a cilindrada e batizá-lo de 1.4.

Em relação à potência, o 1.0 terá cerca de 80 cv (ante os 75 cv do atual Fire) e torque máximo por volta de 10 mkgf. Essas especificações se assemelham aos atuais modelos 1.0 tricilíndricos da concorrência, como HB20, Ka, Gol, entre outros. O Mobi deverá receber esse motor numa atualização da gama que deverá ocorrer ainda em 2017.

Continua após a publicidade

Já o propulsor 1.3 estará disponível nas versões mais equipadas do Uno, enquanto a potência ficará acima dos 100 cv e o torque na casa dos 14 mkgf. Esse conjunto motriz deverá equipar posteriormente o Palio e a nova geração do Punto. Há especulações de que o 1.3 GSE possa receber um turbocompressor, algo nada difícil em tempos de downsizing.

Os motores GSE terão duas válvulas por cilindro, ou seja, 6 válvulas no caso do 1.0 de três cilindros, e 8 no o 1.3 quatro-cilindros (os 1.0 tricilíndricos de VW, Ford e Hyundai possuem quatro válvulas por cilindro, totalizando 12). Além disso, ambos contarão com bloco e cabeçote de alumínio e comando de válvulas acionado por corrente. Segundo fontes, eles privilegiarão o torque em baixas rotações, e podem vir a ganhar cabeçotes multiválvulas em versões posteriores.

Ao estrear o novo motor no Uno, a Fiat parece apontar na direção de deixar o compacto mais refinado, o distanciando do Mobi tanto em oferta de motores como de equipamentos. O modelo recentemente teve um leve aumento de preços, e também deve ganhar um facelift na esteira da nova motorização.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.