Nove curiosidades sobre as 500 Milhas de Indianápolis
São 105 anos, 20.000 voltas e muita história para contar às vésperas da 100ª prova
O ano era 1911. Estreava o que se tornaria um dos maiores eventos automobilísticos mundiais: as 500 Milhas de Indianápolis, ou só Indy 500. No próximo dia 29 de maio, a competição chega à 100ª edição, sempre na mesma pista, a Indianapolis Motor Speedway (EUA). Ela é composta por uma corrida de 200 voltas em sentido anti-horário com 2,5 milhas cada, somando 500 milhas em um circuito oval.
O grid é formado por 33 monopostos alinhados em 11 fileiras, numa prova realizada sempre no final do mês, próximo ao Memorial Day, destinado às homenagens aos soldados americanos mortos em combate. O Brasil soma seis vitórias: duas de Emerson Fittipaldi, uma de Tony Kanaan e três de Helio Castroneves.
Em cem edições…
De 1911 a 2016, foram 50.000 milhas (ou 80.000 km) percorridas durante 20.000 voltas completas. As quatro curvas têm a inclinação de 9º12’ cada.
Na frente, mas olhando para trás
O americano Ray Harroun foi o primeiro vencedor da competição, em 1911. Seu trunfo foi a instalação (pela primeira vez no automobilismo) de um retrovisor para monitorar quem vinha atrás.
Pausa forçada
As duas Guerras Mundiais impediram a realização da corrida nos anos 1917, 1918, 1942 ,1943, 1944 e 1945.
Volta fatal
Um grave acidente marcou a primeira volta da edição de 1958. Entre os 15 envolvidos, o carro de Pat O’Connor capotou e pegou fogo. No total, essa pista já registrou 73 mortes.
Construindo história
Feita com 3,2 milhões de tijolos, a pista foi reformada e coberta com asfalto em 1961. Mas preservou uma faixa de tijolos na largada, beijada pelo vencedor ao final da corrida.
Leite da vitória
Em 1936, quando venceu pela terceira vez, o francês Louis Meyer comemorou com uma garrafa de leite. Desde então, o ato é uma das tradições da prova.
Cara de um…
Confeccionado de prata e batizado de Borg Warner, o troféu recebe o rosto e as médias de tempo do vencedor de cada edição. A tradicional entrega é feita no chamado “círculo da vitória”.
Ladies and gentlemen
Em 100 edições, dez mulheres já participaram da Indy 500, a começar por Janet Guthrie (1977). Em 2009, com três inscritas, o grito de largada mudou para “Senhoras e senhores”. Bia Figueiredo é a única brasilera, com quatro participações entre 2010 e 2013.
É do Brasil!
Emerson Fittipaldi foi o primeiro brasileiro a vencer a prova, em 1989. Mas é de Helio Castroneves o título de único novato bicampeão da prova (em 2001 e 2002). Ele venceria ainda mais uma vez, em 2009 – acima dele, apenas três pilotos acumulam quatro vitórias em Indianapolis. Entre as nacionalidades não-americanas, o Brasil, com seis triunfos, fica atrás apenas do Reino Unido, com oito.
Chineses adoram as grades enormes da BMW, que não vai se render às críticas
Luz diurna no farol de neblina é permitida? Veja o que diz a lei
Rodovias de São Paulo recebem mais 32 novos radares nesta semana