Motor diesel com quatro turbos é apresentado pela BMW
Com 400 cv e 77,6 mkgf de torque, novidade promete consumo de combustível 5% menor do que motor de três turbos
A busca pela eficiência energética está ampliando a adoção do turbo em diversas categorias. O turbocompressor já é largamente utilizado em motores a diesel, mas recentemente a proliferação de blocos a gasolina e sobrealimentados têm sido expressiva – isso é efeito colateral do downsizing, movimentação da indústria na redução da cilindrada adotada pelos fabricantes. Porém, até o momento, motores dotados de quatro turbos eram restritos a modelos superesportivos, como o Bugatti Veyron. Pois é, eram.
A BMW quebra essa lógica com o novo propulsor diesel 3.0 de seis cilindros equipado com quatro turbocompressores, que deverá estar disponpivel em breve para as versões mais caras do Série 7.
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A novidade foi apresentada no 37ª Internacional Simpósio de Viena, na Áustria – evento onde as fabricantes costumam apresentar novas tecnologias. O motor seis-cilindros 3.0 movido a diesel de três turbos (código N57S) de 386 cv e 75,5 mkgf, ganhou mais um turbo e passou a desenvolver 400 cv e 77,6 mkgf de torque entre 2.000 e 3.000 rpm – força limitada eletronicamente para preservar a transmissão automática de 8 velocidades da ZF. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 4,5 segundos.
De acordo com a marca, dois turbos são responsáveis pelo torque em baixas rotações, enquanto a outra dupla manda força para o motor quando ele trabalha em altos giros. Apesar da maior potência por conta do acréscimo de um turbo, o novo propulsor será até 5% mais eficiente em consumo de combustível do que o 3.0 triturbo que equipa atualmente o X5 M50d. Além de mover o Série 7 750 xDrive, o motor poderá equipar as versões topo de gama do Série 5 e X5.