Melhor Compra 2016: sedãs médios até R$ 100.000
As indicações de QUATRO RODAS em duas categorias: sedãs médios até R$ 80.000 e até R$ 100.000
SEDÃS MÉDIOS ATÉ R$ 80.000
É na faixa de R$ 80.000 que ocorre a primeira dança das cadeiras do Melhor Compra. O Toyota Corolla GLi 1.8 automático, vencedor do ano passado, perdeu a majestade para o Sentra 2.0 S. Que nem estava entre os três mais em 2015. Essa variação se deve pelo próprio Nissan.
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Depois da reestilização, que lhe deu a nova identidade visual da marca, o modelo ficou mais atraente. Ele traz de série ESP, um elemento de segurança que o Corolla nunca teve. Conta também com sistema de chave presencial, rádio, faróis de neblina e o câmbio automático, de relações continuamente variáveis (dentre os itens citados, aliás, o Corolla GLi só tem somente o CVT).
Por fim, o Sentra tem motor maior que o do Toyota. A potência é pouca coisa inferior (140 cv contra 144 do Corolla), mas o torque mais alto (20 mkgf contra 18,6 mkgf) compensa a diferença com sobra.
Os dois japoneses se equivalem em espaço interno e o Corolla tem a vantagem de oferecer cinco airbags, contra dois (obrigatórios por lei) do Nissan, além de um preço cerca de R$ 10.000 mais em conta. Ambos têm projetos de idade muito próximos e até os valores de seus pacotes de revisões diferem por pouco.
O que dá a vitória ao Sentra é a maior atualidade e os itens de série. Quem sabe o Corolla – com facelift previsto para o ano que vem – não vira o jogo novamente?
Preço | R$ 79.990 |
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Desvalorização | 12,5% |
Seguro | R$ 2.830 |
Rede | 160 (rede) / 94,4 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos) |
Reparabilidade | 37 |
Equipamentos | ar-condicionado, direção elétrica, chave presencial, vidros e travas elétricos, sensor de estacionamento, controles de tração e estabilidade, câmbio automático CVT, sensor crepuscular |
Amortecedores dianteiros | R$ 918 |
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Pastilhas de freio | R$ 426 |
Kit de embreagem | – |
Farol esquerdo | R$ 790 |
Para-choque dianteiro | R$ 750 |
Retrovisor esquerdo | R$ 931 |
TOTAL | R$ 3.815 |
10.000 km | R$ 249 |
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20.000 km | R$ 499 |
30.000 km | R$ 439 |
40.000 km | R$ 689 |
50.000 km | R$ 439 |
60.000 km | R$ 599 |
TOTAL | R$ 2.914 |
2° – Citroën C4 Lounge Origine 1.6 THP automático
Ausente da categoria no ano passado, o C4 Lounge chega desbancando até o líder de vendas Corolla pelo pacote de equipamentos e mecânica mais atraentes. Foram as importantes novidades da linha 2017 que deram a vice-liderança ao C4 – apesar do recente aumento de preços, que o fez ultrapassar em R$ 990 o limite da categoria, ainda dentro da margem de tolerência.
Assistente de partida em rampa e ESP estão presentes desde a configuração básica – no Toyota, não são oferecidos nem opcionalmente. Piloto automático, som com Bluetooth, USB e comandos no volante e faróis de neblina são de série, assim como as saídas traseiras de ventilação.
O motor 1.6 turbo flex de 173/166 cv e o câmbio automático de seis marchas formam o conjunto mecânico mais versátil do trio finalista. Mas as revisões pedem atenção, pois são mais caras.
Preço | R$ 80.990 |
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Desvalorização | não disponível |
Seguro | R$ 2.905 |
Rede | 121 (rede) / 92,4 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos) |
Reparabilidade | não disponível |
Equipamentos de série | ar-condicionado com saída traseira, direção eletrohidráulica, piloto automático, controles de estabilidade e tração, hill assist, câmbio automático de seis marchas |
Amortecedores dianteiros | R$ 791 |
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Pastilhas de freio | R$ 420 |
Kit de embreagem | – |
Farol esquerdo | R$ 1.051 |
Para-choque dianteiro | R$ 1.031 |
Retrovisor esquerdo | R$ 547 |
TOTAL | R$ 3.846 |
10.000 km | R$ 365 |
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20.000 km | R$ 365 |
30.000 km | R$ 365 |
40.000 km | R$ 928 |
50.000 km | R$ 928 |
60.000 km | R$ 1.316 |
TOTAL | R$ 4.267 |
3° – Toyota Corolla GLi 1.8 automático
Como já dito, o Corolla tem cinco airbags (dois frontais, dois laterais e um de joelho no lado do motorista), custa R$ 10.000 a menos que Sentra e C4 e tem ótima oferta de espaço tanto na cabine como para bagagem.
A boa fama da rede Toyota é outra arma de calibre pesado do Corolla, que, se aqui no Melhor Compra caiu do topo para o terceiro lugar, no ranking de vendas segue inabalável e isolado na liderança.
Espartano, o Corolla deixa de lado até itens simples e básicos no segmento, como rodas de liga leve, faróis de neblina, sensor de estacionamento e tela sensível ao toque. Mas sejamos justos: ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico e, claro, câmbio automático são de série. Gastos com seguro, peças e revisões não metem medo.
Preço | R$ 69.040 |
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Desvalorização | 11,4% |
Seguro | R$ 2.218 |
Rede | 216 (rede) / 97,8 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos) |
Reparabilidade | – |
Equipamentos de série | ar-condicionado, cinco airbags, direção elétrica, vidros e travas elétricos, câmbio automático CVT |
Amortecedores dianteiros | R$ 810 |
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Pastilhas de freio | R$ 252 |
Kit de embreagem | – |
Farol esquerdo | R$ 1.035 |
Para-choque dianteiro | R$ 631 |
Retrovisor esquerdo | R$ 304 |
TOTAL | R$ 3.032 |
10.000 km | R$ 249 |
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20.000 km | R$ 596 |
30.000 km | R$ 407 |
40.000 km | R$ 792 |
50.000 km | R$ 381 |
60.000 km | R$ 540 |
TOTAL | R$ 2.965 |
SEDÃS MÉDIOS ATÉ R$ 100.000
1° Chevrolet Cruze LT 1.4 Turbo
O motor Ecotec 1.4 é um bônus: trabalha com suavidade, oferece bom nível de potência e prima pelo baixo consumo de combustível. Isso coloca o Cruze na condição de aliado do bolso a médio e longo prazo.
O espaço interno e o conforto que oferece são dignos de sedãs de categorias superiores. O conjunto de suspensão trabalha de forma silenciosa, aliando conforto e ótima estabilidade direcional mesmo em piso acidentado.
O pacote de equipamentos de série é convincente mesmo nesta versão de entrada, a LT. Além de ar-condicionado automático, oferece direção com assistência elétrica, controles de estabilidade e tração, câmbio automático de seis marchas, sistema multimídia e airbags laterais.
No acabamento, alguns pontos deixam a desejar, como o material emborrachado da alavanca do freio de mão, que risca com extrema facilidade. O Cruze norte-americano tem alguns itens inexistentes no brasileiro, como faróis de xenônio e freio de estacionamento elétrico.
A construção moderna, baseada em uma plataforma nova e modular, a D2XX, promete um bom nível de segurança. Nos EUA, o novo Cruze se saiu bem nos crash tests, mas, diferente do novo Civic, não conquistou o Top Safety Pick do IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), selo concedido aos carros de segurança máxima.
Preço | R$ 89.990 |
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Desvalorização | não disponível |
Seguro | não disponível |
Rede | 600 (rede) / 93,1 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos) |
Reparabilidade | não disponível |
Equipamentos | ar-condicionado digital, quatro airbags, direção elétrica, controles de tração e estabilidade, luzes DRL, sensor de estacionamento, câmera de ré, hill assist, piloto automático, câmbio automático de seis marchas |
10.000 km | R$ 228 |
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20.000 km | R$ 556 |
30.000 km | R$ 356 |
40.000 km | R$ 600 |
50.000 km | R$ 356 |
60.000 km | R$ 976 |
TOTAL | R$ 3.072 |
2° – Toyota Corolla XEi 2.0
Vendido a R$ 93.720, o Corolla XEi não é o mais barato da linha, mas também não é o mais caro, título que cabe ao Altis, de R$ 104.900. Esse equilíbrio, além do bom nível de itens de série, compõe os elementos que fazem do Toyota um competidor aguerrido ainda que ele não tenha entrado na onda dos motores de alta eficiência, como os turbinados Cruze e Jetta.
O custo de suas revisões até os 60.000 km empata com o do Jetta, mas sua cesta de peças custa menos de um terço do que a do rival alemão – R$ 3.032 ante R$ 10.138. O Corolla conta com um excelente nível de espaço tanto para pessoas como para bagagem (o porta-malas tem bons 470 litros de volume) e sua rede autorizada é uma das mais bem avaliadas do país.
Pesam contra (de novo) a falta de controles de estabilidade e tração e os números de desempenho e consumo piores que a concorrência turbinada.
Preço | R$ 93.720 |
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Desvalorização | 11,4% |
Seguro | R$ 2.469 |
Rede | 216 (rede) / 97,8 (índice de satisfação da pesquisa Os Eleitos) |
Reparabilidade | – |
Equipamentos | cinco airbags, ar-condicionado digital, direção elétrica, câmbio automático CVT, luzes DRL de led, piloto automático, multimídia com GPS, sensor crepuscular |
Amortecedores dianteiros | R$ 810 |
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Pastilhas de freio | R$ 252 |
Kit de embreagem | – |
Farol esquerdo | R$ 1.035 |
Para-choque dianteiro | R$ 631 |
Retrovisor esquerdo | R$ 304 |
TOTAL | R$ 3.032 |
10.000 km | R$ 249 |
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20.000 km | R$ 596 |
30.000 km | R$ 407 |
40.000 km | R$ 792 |
50.000 km | R$ 381 |
60.000 km | R$ 540 |
TOTAL | R$ 2.965 |
3° – Volkswagen Jetta Trendilne 1.4 TSI automático
Fabricado no Brasil, o Jetta ganhou uma excelente melhoria no último ano: o motor 1.4 turbo que também equipa o Golf. Com isso, o mais barato entre os três primeiros colocados na faixa até R$ 100.000 (R$ 87.390) ganhou também um desempenho à altura dos concorrentes, aliado a uma dinâmica ao volante que continua a ser a referência no segmento.
A seu favor ainda pesa um preço de seguro de R$ 2.275, um pouco menor que o do Corolla (R$ 2.469). E se o motor é moderno e turbinado e os custos de vida após a compra (seguro e revisões) são bons, por que ele não subiu ainda mais no pódio da categoria?
O problema está na cotação das peças, com preços tão altos quanto o de sedãs premium. O visual já sente o passar dos anos, e a cabine, apesar do ótimo acabamento, também não é das mais atuais – o Jetta ainda é baseado na plataforma PQ35, a mesma do Golf de sexta geração. Em compensação, o porta-malas é enorme: 510 litros.
Preço | R$ 87.390 |
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Desvalorização | 12,6% |
Seguro | R$ 2.275 |
Rede | 600 (rede) / 92,2 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos) |
Reparabilidade | – |
Equipamentos | quatro airbags, ar-condicionado, controles de estabilidade e tração, sensores de estacionamento, direção elétrica, câmbio automático de seis marchas |
Amortecedores dianteiros | R$ 2.524 |
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Pastilhas de freio | R$ 664 |
Kit de embreagem | – |
Farol esquerdo | R$ 2.809 |
Para-choque dianteiro | R$ 2.538 |
Retrovisor esquerdo | R$ 1.603 |
TOTAL | R$ 10.138 |
10.000 km | R$ 260 |
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20.000 km | R$ 260 |
30.000 km | R$ 846 |
40.000 km | R$ 370 |
50.000 km | R$ 370 |
60.000 km | R$ 846 |
TOTAL | R$ 2.952 |
Obs: o novo Honda Civic na versão EX 2.0 CVT (R$ 98.400) é um forte concorrente na categoria até R$ 100.000, mas tanto seu preço como o valor de peças e revisões não estavam disponíveis no fechamento da pesquisa Melhor Compra 2016.
MANUAL DO FUTURO PROPRIETÁRIO
Aprenda a ler as informações do Melhor Compra que fazem a diferença:
PREÇO – O valor utilizado como referência é sempre o que consta na tabela oficial divulgada pelo fabricante ou importador.
DESVALORIZAÇÃO – Calculada pela agência AutoInforme, a taxa indica quanto deprecia um modelo 0 km depois de 12 meses de uso.
SEGURO – A cotação é fornecida pela corretora on-line Segurar.com, que divulga o menor valor de cálculo entre as principais seguradoras do mercado. O perfil básico adotado é o de um homem casado, 35 anos, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, ambos em São Paulo.
REDE – Número de autorizadas/índice de satisfação da rede na pesquisa Os Eleitos 2015, da QUATRO RODAS, avaliada pelos donos dos 45 carros mais vendidos do país.
REPARABILIDADE – Pontuação calculada pelo Cesvi, que avalia o custo médio de reparação dos principais modelos vendidos. Quanto menor o índice, mais barato é o conserto.
EQUIPAMENTOS – Principais itens de série. Os itens airbag e ABS são obrigatórios por lei.
PEÇAS – Cesta com os componentes mais utilizados na manutenção do veículo. Os preços foram fornecidos pela C&F Consultoria Empresarial e montadoras.
REVISÕES – Valor das inspeções previstas no plano de manutenção pelo fabricante ou importador até os 60.000 km.