Kia Grand Carnival x Chrysler Town Country: a briga por 7 lugares
Kia Grand Carnival mede forças com a veterana Chrysler Town & Country, referência entre as minivans de sete lugares
Todo modelo mais recente tem obrigação de superar os rivais há mais tempo no mercado. A razão para isso é óbvia: o projeto que chega depois pode se valer dos acertos e dos erros dos antecessores. A minivan Kia Grand Carnival ilustra bem essa situação, diante da Chrysler Town & Country, veterana que é a referência do segmento.
A vantagem mais evidente está no design. A Carnival tem estilo mais atual, com dianteira baixa e faróis menores. De lado, a área envidraçada menor fez com que ela perdesse o visual de pão de fôrma típico das minivans. No que diz respeito à construção, a Kia também é superior, com sua suspensão traseira multilink, enquanto a Chrysler ainda usa eixo de torção.
A diferença de idade entre as duas é grande. A Carnival foi lançada em 2015. A Town & Country é de 2008 e deve ser substituída no mercado brasileiro pela recém-lançada Pacifica. Neste comparativo, no entanto, nem sempre a vida da Carnival foi moleza, como você pode acompanhar a seguir.
Por dentro, há diferenças que podem ser creditadas às idades dos projetos. Um exemplo disso é o design dos painéis. A Town & Country tem linhas verticais, com áreas delimitadas para motorista, console e passageiro. A Carnival adota um perfil horizontal que é a tendência atual.
Existem pontos, porém, em que as diferenças são determinadas pelo DNA das marcas. A Chrysler instalou a alavanca do câmbio no painel, junto ao volante, e liberou espaço entre os bancos dianteiros, onde existe um console deslizante, enquanto a Kia colocou o câmbio na posição tradicional. No acabamento, a Chrysler abusou dos cromados em contraste com o piano black da Kia.
No que diz respeito ao espaço interno, a Carnival garante vaga para oito pessoas, contra os sete lugares da Town & Country. A diferença acontece porque a van da Kia tem duas filas de três assentos, enquanto a Town & Country conta com dois assentos centrais e três traseiros.
Em compensação, a Town & Country oferece vantagem nas distâncias para ombros e pernas dos ocupantes – e isso ocorre não só pelo fato de ter um posto a menos, mas também porque sua cabine é ligeiramente maior.
Até aqui a Kia tem ligeira vantagem na disputa por conta da sua concepção mais moderna. Mas a Chrysler ameaça com seu conteúdo. As duas vêm com faróis de xenônio, seis airbags, central multimídia com GPS, DVD, câmera de ré e abertura elétrica do porta-malas.
Mas quando se compara a lista de itens exclusivos, a Town & Country se mostra mais completa. Apesar de levar menos ocupantes, a vida deles é mais fácil: ela oferece bancos dobráveis e rebatíveis em todas as posições (exceto a do motorista), sendo que na terceira fila a movimentação é elétrica, enquanto a rival conta com rebatimento apenas na terceira fila e sem assistência.
Além disso, a Chrysler traz vidros traseiros basculantes, retrovisores com desembaçador, duas telas de DVD na traseira (com leitor de Blue-Ray e fones de ouvido sem fio), sensores de chuva, luz de pressão dos pneus e pedais com ajuste elétrico de altura.
Seus cintos são de três pontos em todas as posições, enquanto os da Carnival são subabdominais na terceira fila. E seu sistema de som conta com nove alto-falantes e um subwoofer, contra quatro alto-falantes de dois tweeteres da rival. Os destaques da Carnival são sistema de detecção de pontos cegos e teto solar.
Na pista de testes, as duas apresentaram rendimento idêntico. Elas aceleram e frearam nos mesmos tempos e espaços. A variação, quando houve, foi mínima. E conquistaram as mesmas médias de 7 km/l e 9 km/l, em consumo urbano e rodoviário, respectivamente.
A Town & Country tem motor 13 cv a mais, mas isso não resultou em superioridade. Ela tem motor V6 3.6 de 285 cv e a Carnival vem com um V6 3.3 de 270 cv. Ambas contam com câmbio automático de seis marchas.
No dia a dia, a Carnival avança mais algumas casas em relação à rival, apresentando comportamento dinâmico mais equilibrado e ágil. Sua direção é mais leve e sua suspensão, mais firme e eficiente.
Tirando proveito da modernidade de seu projeto, a Kia vence o confronto. Mas não só por isso. Além de ter oito lugares, ela custa menos (R$ 244.900, contra R$ 269.900) e tem garantia de fábrica mais longa (cinco anos contra três).
Avaliação do editor
Motor e Câmbio: O motor da Town & Country é maior e gera mais torque e potência. Mas, na prática, as duas apresentaram o mesmo rendimento.
Dirigibilidade: A Carnival é mais ágil, estável e fácil de manobrar (em ruas e estradas), enquanto a concorrente privilegia o conforto.
Segurança: A Kia oferece detector de pontos cegos. Mas a Chrysler tem sensores de luz, chuva e pressão nos pneus, cintos de três pontos para todos e encostos de cabeça ativos.
Seu bolso: Com preço menor, garantia mais longa e maior rede de assistência, Carnival é a compra mais interessante.
Conteúdo: Entre os itens de conforto exclusivos, a Town & Country traz bancos rebatíveis elétricos na terceira fila e sistema de som e entretenimento, contra apenas o teto solar duplo da rival.
Vida a bordo: As duas tratam bem seus ocupantes. A Chrysler é ligeiramente mais espaçosa. Mas a Kia oferece oito lugares.
Qualidade: Neste aspecto, também há equilíbrio entre as rivais, que contam com materiais selecionados e acabamento bem cuidado.
Veredicto QUATRO RODAS
A Town & Country é mais bem equipada. Mas a Carnival leva a melhor porque tem oito lugares visual mais moderno, comportamento dinâmico mais equilibrado e melhor relação custo-benefício.
Teste de pista (com gasolina)
Grand Carnival | Town & Country | |
---|---|---|
ACELERAÇÃO | ||
de 0 a 100 km/h | 10s | 10s |
de 0 a 1.000 m | 31,1 s – 174 km/h | 31,2 s – 175,1 km/h |
VELOCIDADE MÁXIMA: | n/d | n/d |
RETOMADAS | ||
de 40 a 80 km/h | 4,6 s | 5,1 s |
de 60 a 100 km/h | 5,3 s | 5,2 s |
de 80 a 120 km/h | 8,8 s | 6,5 s |
FRENAGENS | ||
60 / 80 / 120 km/h a 0 | 16,4 / 28 / 68,9 m | 17,9 / 28,7 / 70 m |
CONSUMO | ||
Urbano | 7 km/l | 6,9 km/l |
Rodoviário | 9,2 km/l | 9,2 km/l |
RUÍDO INTERNO | ||
Neutro / RPM máximo | 39,8 / 64,7 dBA | 42 / 72,2 dBA |
80 / 120 km/h | 62,3 / 67,5 dBA | 62,4 / 68,1 dBA |
AFERIÇÃO | ||
Velocímetro real a 100 km/h | 97,7 km/h | 97,8 km/h |
Rotação do diferencial a 100 km/h em 5ª | 1.750 rpm | 1.500 rpm |
Volante | 3,4 voltas | 2,9 voltas |
SEU BOLSO | ||
Preço | R$ 244.900 | R$ 269.990 |
Garantia | 5 anos | 3 anos |
Grand Carnival | Town & Country | |
---|---|---|
Motor | gasolina, diant., long., V6., 24V, DOHC, VVT, 3.342 cm³, 92 x 83,8 mm, 10,6:1, 270 cv a 6.400 rpm, 32,4 mkgf a 5.300 rpm | gasolina, diant., long., V6., 24V, DOHC, VVT, 3.605 cm³, 96 x 83 mm, 10,2:1, 283 cv a 6.600 rpm, 35 mkgf a 4.4 000 rpm |
Câmbio | automático, seis marchas, tração dianteira | automático, seis marchas, tração dianteira |
Direção | hidráulica, 11,2 m (diâmetro de giro) | eletro-hidráulica, 12,1 m (diâmetro de giro) |
Suspensão | McPherson (diant.), multilink (tras.) | McPherson (diant.), eixo rígido (tras.) |
Freios | discos ventilados (diant.)/sólidos (tras.) | discos ventilados (diant.)/ sólidos (tras.) |
Pneus | 235/60 R18 | 225/65 R17 |
Peso | 2.115 kg | 2.110 kg |
Peso/potência | 7,8 kg/cv | 7,45 kg/cv |
Peso/torque | 66,5 kg/mkgf | 60,3 kg/mkgf |
Dimensões | comprimento, 511,5 cm; largura, 198,5 cm; altura, 175,5 cm; entre-eixos, 306 cm; tanque de combustível, 80 l | comprimento, 514 cm; largura, 200 cm; altura, 175 cm; entre-eixos, 308 cm; tanque de combustível, 76 l |
Equipamentos de série | ar-condicionado trizone, volante multifuncional, central multimídia, piloto automático, computador de bordo, faróis de xenônio, bancos de couro, seis airbags, ESP, teto solar, sensor de estacionamento (diant. e tras.) e detector de pontos cegos. | ar-condicionado trizone, volante multifuncional, central multimídia, piloto automático, computador de bordo, faróis de xenônio, bancos de couro, seis airbags, ESP, sensor de estacionamento (tras.), chuva, luz de pressão dos pneus. |