Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Audi Q3

SUV adota visual mais emocional e motorização mais racional na linha 2016

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 9 nov 2016, 14h34 - Publicado em 3 jul 2015, 20h14
impressoes

A Audi mudou seu utilitário esportivo de entrada no mercado brasileiro. Com linhas mais robustas, a linha 2016 do Q3 chega às concessionárias da marca das quatro argolas com cinco versões, três opções de motorização e preços que variam entre R$ 127.190 e R$ 190.190 (veja aqui os detalhes das configurações oferecidas).

Por fora, é possível reparar em alterações pensadas para, de acordo com a própria Audi, passar ao público uma sensação de aumento de largura – mas as dimensões são rigorosamente as mesmas do modelo anterior! Esse efeito é obtido graças, por exemplo, ao novo para-choque dianteiro, com design horizontal, e não mais vertical. Os faróis de bi-xenônio também estão mais modernos, com sistema de iluminação que permitiu a retirada dos faróis de neblina.

audi-q3-1.jpeg

Se o exterior provoca uma sensação mais emocional à primeira vista, com um conjunto mais harmônico, é sob o capô que residem as maiores novidades. De modo racional, a Audi introduziu o motor 1.4 TFSI, de 150 cv, como opção de entrada do renovado Q3. Tal configuração é ideal para quem quer um SUV premium mas não pretende gastar muito nem fazer uso offroad.

Continua após a publicidade

Na cidade, esta versão vai bem. O câmbio S-tronic faz com que o motorista tenha pouco trabalho e a presença de tração dianteira (e não integral) não traz qualquer tipo de prejuízo. O desempenho é satisfatório, com uma leve necessidade de pisar mais fundo nos arranques e nas retomadas para que o veículo desenvolva seu potencial. Em trechos rodoviários, o Q3 1.4 também não faz feio, mas não é tão agradável quanto seu irmão mais parrudo.

audi-q3-3.jpeg

Sim, o Q3 2.0 (180 cv, 10 cv a mais do que o 2015) é bem divertido em qualquer circunstância. Não lhe falta fôlego e, mesmo em velocidades mais elevadas, a sensação é de que você está dirigindo sobre um tapete, sem ruídos ou tremedeira, com suspensão ajustada no ponto certo para o dia a dia – o comportamento é bom inclusive ao transpor pequenos buracos. Neste caso, é possível até encarar alguma atividade fora da estrada, tendo em vista que o sistema quattro se faz presente – e, na versão de acabamento Ambiente, o Audi Drive Select, que oferece quatro modos de condução, também agrega valor ao conjunto.

Se a condução é certeira, a experiência a bordo é, digamos, correta. Nada de luxo, é bom que se frise, mas há itens que fazem diferença, como o ajuste elétrico para o banco do motorista (de série a partir da versão 1.4 Ambiente), revestimento em couro sintético de boa qualidade e borboletas para troca de marchas no volante. Para os passageiros, há bom espaço atrás e na frente. Além disso, o porta-malas é inteligente: a abertura e o fechamento são elétricos, com direito a ângulo de abertura personalizável.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.