Guia de Usados: Ford New Fiesta
Destaque entre os hatches premium, ele oferece estilo, desempenho, segurança e muitos equipamentos
Inaugurada pelo VW Polo em 2003, a categoria dos hatches compactos premium sempre cativou pelo acabamento acima da média e bom nível de equipamentos. Até que a Ford chacoalhou o segmento no final de 2011 ao apresentar o New Fiesta.
Importado do México e com três anos de garantia, ele pegou carona na boa aceitação do New Fiesta Sedan: tinha as mesmas virtudes (dirigibilidade) e defeitos (espaço interno), mas era embalado pelo competente motor Sigma 1.6 16V flex (115/110 cv, álcool/gasolina).
Oferecido na versão única SE, o New Fiesta tinha três pacotes de opcionais: o básico trazia direção, ar, rodas de liga aro 15, som com Bluetooth e trio elétrico. Airbag e ABS só no pacote intermediário, que adicionava a central multimídia Sync, controle de estabilidade e auxílio para partida em rampas. O melhor estava no pacote mais caro: sete airbags, couro, rodas de aro 16, repetidores dos piscas nos retrovisores e leds diurnos no para-choque.
Reestilizado com a cara de Aston Martin, em 2013, ele virou nacional: a versão S oferecia motor Sigma 1.5 16V (111/107 cv), airbag duplo, rodas de aço com calotas, ABS, ar-condicionado, direção elétrica, som com MP3 e Bluetooth e trio elétrico. A intermediária SE ganhava rodas de liga e faróis de neblina, tendo como opcional o novo motor Sigma 1.6 16V (130/125 cv), vinculado à oferta do controle de estabilidade, auxílio para partida em rampas, ar digital, fechamento remoto dos vidros e volante multifuncional. Quem priorizava a segurança optava pela Titanium 1.6 16V, com pacote completo que tinha até couro e sete airbags. O único opcional era o câmbio PowerShift de seis marchas e dupla embreagem.
Potente, bem equipado e seguro, o New Fiesta ainda é fácil de manter: tem consumo moderado e peças de reposição fáceis de achar a preços acessíveis. Atenção no acabamento e nos problemas mecânicos recorrentes: muitos donos desistem de brigar com o pós-venda da Ford e anunciam seus carros ainda na garantia. Um dos motivos são as falhas no câmbio automatizado Powershift. Só recentemente a Ford admitiu problemas na transmissão e anunciou que fará reparos gratuitos mesmo para quem já perdeu a garantia.
NÓS DISSEMOS – OUTUBRO DE 2011
“O teto é baixo e o interior passa uma incômoda sensação de confinamento. Se o motorista tiver mais de 1,80 metro, fca difícil até para instalar uma cadeirinha infantil. O motor trabalha com suavidade e em silêncio. (…) Tudo conspira a favor de uma condução mais esportiva, com o motor girando mais alto.”
ONDE O BICHO PEGA
CÂMBIO POWERSHIFT
Revela ruídos e trepidações, que são eliminados com a reprogramação do módulo. Se persistir, devem ser feitas a troca do retentor e a limpeza da dupla embreagem, que patina quando está contaminada com óleo. Em casos extremos, só trocando o conjunto.
DIREÇÃO
Uma folga na caixa de direção causa barulhos e trepidações no volante. O ideal é solicitar a troca do conjunto em garantia, pois seu custo passa de R$ 4 000.
AMORTECEDORES TRASEIROS
Procure por indícios de vazamentos: não são raros os amortecedores que chegam ao fim de sua vida útil precocemente. Mesmo sendo itens de desgaste natural, nesse caso devem ser substituídos ainda em garantia.
PINTURA
São muitas as reclamações sobre a pintura, que descasca facilmente com o impacto de pequenas pedras e outros detritos, além do surgimento de bolhas.
BANCOS DIANTEIROS
Macia e fina demais, a espuma cede e o suporte do apoio lombar se rompe. Isso permite que as costas se apoiem diretamente sobre a estrutura metálica, provocando dores em viagens longas.
A VOZ DO DONO
Nome: José Eduardo Paravani Faillage
Idade: 27 anos
Profissão: publicitário
Cidade: São Manoel (SP)
O QUE EU ADORO
“O comportamento dinâmico é ótimo: o carro é muito bem assentado no chão, formando um ótimo conjunto com o desempenho do motor Sigma. E o pacote de itens de série se equipara ao de modelos superiores.”
O QUE EU ODEIO
“O pós-venda da rede autorizada deixa a desejar: são incapazes de sanar problemas como o desgaste prematuro da embreagem e falhas simples no acabamento interno.”
2012 | 2013 | 2014 | 2015 | |
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S 1.5 16V Manual | – | R$ 32.739 | R$ 36.722 | R$ 39.427 |
SE 1.6 16V Manual | R$ 32.976 | R$ 34.695 | R$ 37.784 | R$ 42.864 |
SE 1.6 16V Powershift | – | R$ 39.615 | R$ 41.041 | R$ 46.299 |
Titanium 1.6 16V Manual | – | R$ 43.803 | R$ 45.615 | R$ 50.672 |
Titanium 1.6 16V Powershift | – | R$ 47.715 | R$ 49.209 | R$ 51.318 |
Original | Paralelo | |
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Para-choque (dianteiro) | R$ 1.455 | R$ 500 |
Farol (cada um) | R$ 788 | R$ 340 |
Retrovisor (cada um) | R$ 788 | R$ 390 |
Disco de freio (par) | R$ 540 | R$ 280 |
Pastilhas de freio (jogo) | R$ 509 | R$ 250 |
Kit de embreagem (jogo) | R$ 805 | R$ 490 |
PENSE TAMBÉM NUM… PEUGEOT 208
Bonito e bem acabado como o Fiesta, o 208 oferece boa posição de dirigir, bancos confortáveis e tem como ar-condicionado digital bizona, teto solar panorâmico e cintos de segurança de três pontos para os cinco ocupantes. Mas fica devendo ESP e seu câmbio automático conta com apenas quatro marchas.