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Guia de Usados: Ford New Fiesta

Destaque entre os hatches premium, ele oferece estilo, desempenho, segurança e muitos equipamentos

Por Felipe Bitu
Atualizado em 17 nov 2018, 17h32 - Publicado em 19 ago 2015, 15h07

New Fiesta Hatch modelo 2012 da Ford, testado pela revista Quatro Rodas

Inaugurada pelo VW Polo em 2003, a categoria dos hatches compactos premium sempre cativou pelo acabamento acima da média e bom nível de equipamentos. Até que a Ford chacoalhou o segmento no final de 2011 ao apresentar o New Fiesta.

Importado do México e com três anos de garantia, ele pegou carona na boa aceitação do New Fiesta Sedan: tinha as mesmas virtudes (dirigibilidade) e defeitos (espaço interno), mas era embalado pelo competente motor Sigma 1.6 16V flex (115/110 cv, álcool/gasolina).

Oferecido na versão única SE, o New Fiesta tinha três pacotes de opcionais: o básico trazia direção, ar, rodas de liga aro 15, som com Bluetooth e trio elétrico. Airbag e ABS só no pacote intermediário, que adicionava a central multimídia Sync, controle de estabilidade e auxílio para partida em rampas. O melhor estava no pacote mais caro: sete airbags, couro, rodas de aro 16, repetidores dos piscas nos retrovisores e leds diurnos no para-choque.

New Fiesta Hatch modelo 2012 da Ford, testado pela revista dscfsd Rodas

Reestilizado com a cara de Aston Martin, em 2013, ele virou nacional: a versão S oferecia motor Sigma 1.5 16V (111/107 cv), airbag duplo, rodas de aço com calotas, ABS, ar-condicionado, direção elétrica, som com MP3 e Bluetooth e trio elétrico. A intermediária SE ganhava rodas de liga e faróis de neblina, tendo como opcional o novo motor Sigma 1.6 16V (130/125 cv), vinculado à oferta do controle de estabilidade, auxílio para partida em rampas, ar digital, fechamento remoto dos vidros e volante multifuncional. Quem priorizava a segurança optava pela Titanium 1.6 16V, com pacote completo que tinha até couro e sete airbags. O único opcional era o câmbio PowerShift de seis marchas e dupla embreagem.

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Potente, bem equipado e seguro, o New Fiesta ainda é fácil de manter: tem consumo moderado e peças de reposição fáceis de achar a preços acessíveis. Atenção no acabamento e nos problemas mecânicos recorrentes: muitos donos desistem de brigar com o pós-venda da Ford e anunciam seus carros ainda na garantia. Um dos motivos são as falhas no câmbio automatizado Powershift. Só recentemente a Ford admitiu problemas na transmissão e anunciou que fará reparos gratuitos mesmo para quem já perdeu a garantia.

NÓS DISSEMOS – OUTUBRO DE 2011

“O teto é baixo e o interior passa uma incômoda sensação de confinamento. Se o motorista tiver mais de 1,80 metro, fca difícil até para instalar uma cadeirinha infantil. O motor trabalha com suavidade e em silêncio. (…) Tudo conspira a favor de uma condução mais esportiva, com o motor girando mais alto.”

ONDE O BICHO PEGA

powershift

CÂMBIO POWERSHIFT

Revela ruídos e trepidações, que são eliminados com a reprogramação do módulo. Se persistir, devem ser feitas a troca do retentor e a limpeza da dupla embreagem, que patina quando está contaminada com óleo. Em casos extremos, só trocando o conjunto.

DIREÇÃO

Uma folga na caixa de direção causa barulhos e trepidações no volante. O ideal é solicitar a troca do conjunto em garantia, pois seu custo passa de R$ 4 000.

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AMORTECEDORES TRASEIROS

Procure por indícios de vazamentos: não são raros os amortecedores que chegam ao fim de sua vida útil precocemente. Mesmo sendo itens de desgaste natural, nesse caso devem ser substituídos ainda em garantia.

PINTURA

São muitas as reclamações sobre a pintura, que descasca facilmente com o impacto de pequenas pedras e outros detritos, além do surgimento de bolhas.

BANCOS DIANTEIROS

Macia e fina demais, a espuma cede e o suporte do apoio lombar se rompe. Isso permite que as costas se apoiem diretamente sobre a estrutura metálica, provocando dores em viagens longas.

A VOZ DO DONO

Nome: José Eduardo Paravani Faillage

Idade: 27 anos

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Profissão: publicitário

Cidade: São Manoel (SP)

O QUE EU ADORO

“O comportamento dinâmico é ótimo: o carro é muito bem assentado no chão, formando um ótimo conjunto com o desempenho do motor Sigma. E o pacote de itens de série se equipara ao de modelos superiores.”

O QUE EU ODEIO

“O pós-venda da rede autorizada deixa a desejar: são incapazes de sanar problemas como o desgaste prematuro da embreagem e falhas simples no acabamento interno.”

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Preço médio dos usados (FIPE)
2012 2013 2014 2015
S 1.5 16V Manual R$ 32.739 R$ 36.722 R$ 39.427
SE 1.6 16V Manual R$ 32.976 R$ 34.695 R$ 37.784 R$ 42.864
SE 1.6 16V Powershift R$ 39.615 R$ 41.041 R$ 46.299
Titanium 1.6 16V Manual R$ 43.803 R$ 45.615 R$ 50.672
Titanium 1.6 16V Powershift R$ 47.715 R$ 49.209 R$ 51.318
Preço das peças
Original Paralelo
Para-choque (dianteiro) R$ 1.455 R$ 500
Farol (cada um) R$ 788 R$ 340
Retrovisor (cada um) R$ 788 R$ 390
Disco de freio (par) R$ 540 R$ 280
Pastilhas de freio (jogo) R$ 509 R$ 250
Kit de embreagem (jogo) R$ 805 R$ 490

PENSE TAMBÉM NUM…  PEUGEOT 208

Bonito e bem acabado como o Fiesta, o 208 oferece boa posição de dirigir, bancos confortáveis e tem como ar-condicionado digital bizona, teto solar panorâmico e cintos de segurança de três pontos para os cinco ocupantes. Mas fica devendo ESP e seu câmbio automático conta com apenas quatro marchas.

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