Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Ford Fiesta S 1.5 x Ford Ka SE Plus 1.5

Apenas R$ 1.900 separam o Fiesta S 1.5 (versão de entrada) do Ka SE Plus 1.5 (intermediária). Qual deles vale mais?

Por Redação
Atualizado em 23 nov 2016, 18h09 - Publicado em 12 dez 2014, 14h21
Ford Fiesta S x Ford Ka SE Plus
Ford Fiesta S 1.5 x Ford Ka SE Plus 1.5 ()

Eu não vou falar mal do Fiesta. A pesquisa Os Eleitos, realizada por QUATRO RODAS, revelou que os donos andam felizes com ele. O hatch estreou no ranking com uma vitória, dividindo com o Golf o título de campeão do ano. Entre as principais qualidades apontadas pelos proprietários estão espaço no porta- malas, arranque do motor e design.

O Ka bebe da mesma fonte nos dois últimos quesitos. Em primeiro lugar, compartilha a grade frontal inspirada nos Aston Martin. É o mesmo traço encontrado no Fusion, sedã mais luxuoso da empresa. E isso coloca a Ford numa onda virtuosa quando o assunto é estilo. Quem não quer um modelo de entrada com jeitão de carro chique? Mas a pasteurização do visual, aliada a uma contenção de custos, deixou os hatches muito parecidos. Eles dividem a plataforma, o conjunto mecânico e a eletrônica. Até algumas especificações técnicas são iguais, como a capacidade do tanque de combustível (51 litros). Ambos têm direção com assistência elétrica e sistema de partida a frio sem tanquinho.

Ford Fiesta S 1.5 x Ford Ka SE Plus 1.5

No entanto, é do Ka uma vantagem inusitada: o espaço no banco traseiro. Se isso era um problema nas duas gerações anteriores, o pequeno se redimiu. São 87 cm de espaço para as pernas, enquanto o Fiesta dispõe de 79 cm. Passageiros altos também se acomodarão melhor no compacto: 96 cm, ante 85. Por fim, o Ka tem 134 cm de largura interna na parte traseira, 9 cm a mais que o irmão “maior”.

Continua após a publicidade

Agora repare nas fotos do interior. Ao desenhar esta página, alguns na redação tiveram dificuldades em identificar o painel de cada um. Isso é um bom sinal para quem escolhe o Ka, teoricamente um veículo de categoria inferior à do Fiesta. A posição de dirigir é muito parecida – e agradável em ambos. No entanto, os assentos do carro maior oferecem mais conforto. Mas só o recém-lançado vem com porta-garrafas e função um-toque no vidro elétrico do motorista.

Ford Ka SE Plus 1.5
KA SE Plus tem detalhes em dois tons, comando do som no volante, painel digital e computador de bordo ()

Nas fotos você vê a SEL, topo de linha do Ka, que tem plásticos duros nas portas e no painel, mas se diferencia do Fiesta S por vir com apliques de cromo fosqueado nas molduras do som e em algumas peças internas, como o miolo do volante e os aros das saídas de ar – são recursos que o Ka SE Plus também tem. Porém, só o Fiesta possui ajuste de altura e profundidade na coluna de direção e de altura para o banco do condutor.

Continua após a publicidade
Ford Fiesta S 1.5
Mais simples, nada de volante com botões ou pintura de cromo fosco na cabine. Porta USB fica no meio do rádio ()

O motor Sigma 1.5 é a cereja do bolo, responsável por um dos pontos mais elogiados. Mas a vantagem pende para o lado do carro menor, que usa e abusa dos 110/105 cv do propulsor. Mais leve, o Ka aproveitou a diferença de peso para se sobressair em desempenho. Levamos para a pista o Ka SEL, que tem 1 034 kg, 74 kg a menos que o Fiesta (1 108 kg). Na prova de 0 a 100 km/h, o Fiesta marcou 12,5 segundos, enquanto o Ka fez 11,4. Em consumo, foram 11,3 e 14,9 km/l nos ciclos urbano e rodoviário. O Ka registrou 11,9 e 15,3 km/l.

Você se lembra do Ka XR 1.6, a versão esportiva da primeira geração? Pois bem, o Ka 1.5 oferece um nível parecido de diversão ao volante. Ágil, é um carro gostoso e divertido de guiar. A direção direta e o comportamento obediente do Fiesta também animam, qualidades que se aliam ao ótimo ajuste de suspensão. No entanto, se você prefere o modelo mais caro e não abre mão de desempenho impactante, fique com as versões 1.6. Aliás, só essa motorização pode ser combinada com a transmissão automatizada Powershift. Outro detalhe: embora o motor seja o mesmo, a potência é de 111/107 cv, maior que os dados do Ka. Isso se dá por causa de diferenças nos sistemas de admissão de ar e escapamento dos modelos. Mas a calibração dos equipamentos é a mesma.

Continua após a publicidade

O Ka 1.5 SE Plus custa R$ 48.090, exatos R$ 1.900 a menos que o Fiesta básico. Eles se equivalem na lista de equipamentos. Um é mais divertido, mas o Fiesta parece custar mais, tem retrovisores elétricos de série (o outro é manual) e sai mais bonito na foto.

VEREDICTO

Quase R$ 50 000 por um Ka soa exagerado, mas se você procura diversão ao volante, não há muitas opções mais atraentes no mercado. É um carro moderno e detentor de um bom pacote de equipamentos. Mas é o Fiesta quem causa melhor impressão. Sem contar que os proprietários andam falando bem do modelo.

Ficha Técnica
Fiesta S 1.5 Ka SE Plus 1.5
FICHA TÉCNICA
Motor: 4 cilindros, 16V, 1.499 cm3, 111/107 cv a 5.500/6.500 rpm, 15/14,8 mkgf a 4.250 rpm 4 cilindros, 16V, 1.499 cm3, 110/105 cv a 5.500/6.500 rpm, 14,9/14,6 mkgf a 4.250 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, dianteira manual, 5 marchas, dianteira
Pneus: 195/55 R15 195/55 R15
TESTE (com gasolina)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,5 s 11,4 s
Retomada de 40 a 80 km/h: 8,8 s 7,9 s
Retomada de 60 a 100 km/h: 12,2 s 11,9 s
Retomada de 80 a 120 km/h: 23,0 s 19,7 s
Consumo urbano: 11,3 km/l 11,9 km/l
Consumo rodoviário: 14,9 km/l 15,3 km/l
Frenagem 120/80/60 km/h a 0: 67,4 / 28,9 / 16,8 m 68 / 27,7 / 16 m
Ruído a 80/120 km/h: 63,2 / 71,3 dBA 62,1 / 67,7 dBA
Ruído em PM/RPM máximo: 40,6 / 73,4 dBA 43,2 / 72,7 dBA
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.