Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Oldsmobile Toronado: o muscle car iconoclasta

Com tração dianteira e dirigibilidade surpreendente, o cupê subverteu o regime da tração traseira

Por Felipe Bitu
Atualizado em 16 out 2020, 23h36 - Publicado em 13 Maio 2016, 21h11

Oldsmobile Toronado

O mundo nunca mais foi o mesmo após os anos 60, uma época de transformações sociais propícia ao acolhimento das novas ideias. Em Detroit, a General Motors surpreendia a indústria com o Toronado, primeiro automóvel moderno de grande porte a utilizar a tração dianteira. A divisão responsável pelo desenvolvimento do enorme cupê foi a Oldsmobile, conhecida então pela engenharia de vanguarda. Foi ela que estreou nos EUA a transmissão automática (1940), o motor V8 com válvulas no cabeçote (1949) e o turbo (1962). As vantagens da tração dianteira já eram conhecidas nos modelos europeus, mas faltava provar que era adequada aos automóveis americanos, que eram grandes, pesados e potentes.

Oldsmobile Toronado

Ainda como projeto XP874, ele contou com a participação do célebre piloto Bobby Unser, garoto-propaganda do comercial de estreia, em 1966. Sua dirigibilidade excepcional foi colocada à prova no mesmo ano na tradicional Pikes Peak, onde Bobby ficou a poucos segundos do recorde da prova.O segredo do Toronado era a distribuição de peso: 60% estavam sobre o eixo dianteiro, concentrados em um trem de força compacto e superdimensionado. O coletor de admissão era rebaixado para que o filtro de ar ficasse entre as bancadas do V8 de 7 litros e a suspensão dianteira utilizava barras de torção, para ocupar o menor espaço possível no cofre.

Oldsmobile Toronado

Continua após a publicidade

Mais de sete anos foram gastos no aperfeiçoamento do câmbio automático, com direto a uma suspensão voltada à performance, notavelmente firme para a época. Os 385 cv levavam o cupê aos 96 km/h em apenas 7,5 segundos, atingindo 215 km/h. Só o freio a tambor destoava: era incapaz de conter o peso do Toronado – por isso os discos ventilados passaram a ser oferecidos como opcional já em 1967.

O estilo seguia a tendência da época: fastback, com um longo capô, cabine recuada e teto em queda suave sobre o terceiro volume. Com 5,36 metros (3,02 de entre-eixos), os balanços dianteiro e traseiro eram longos, mas não comprometiam o conjunto.

A estrutura monobloco e a ausência do túnel central resultavam num aproveitamento de espaço nunca antes visto num carro do seu porte: o assoalho todo plano oferecia ótimo conforto para seis e o baixo nível de ruído era resultado do subchassi longitudinal, que isolava vibrações de motor e suspensão.

Oldsmobile Toronado

Continua após a publicidade

Seus requintes tecnológicos foram empregados em outros GM, como Cadillac Eldorado e Buick Riviera, abrindo caminho para a tração dianteira em automóveis de qualquer tamanho e peso. Até hoje é considerado o mais radical de todos os modelos fabricados pela Oldsmobile, mesmo após ela cair na vala comum dos carros americanos nos anos 70. O prestígio da marca sobreviveu a cinco gerações, mas foi incapaz de impedir o encerramento de sua carreira em 1993.

Ficha Técnica – Oldsmobile Toronado 1967
Motor: 8 cilindros em V de 7 litros
Potência: 385 cv a 5.500 rpm
Câmbio: automático de 3 marchas, tração dianteira
Carroceria: cupê 3+3
Dimensões: comprimento, 536 cm; largura, 199 cm; altura, 134 cm; entre-eixos, 302 cm; peso, 2 120 kg
Desempenho: 0 a 96 km/h em 7,5 segundos; velocidade máxima, 215 km/h
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.