Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Uma viagem no tempo ao volante de doze Mustangs

Do início visceral à perda de identidade, passando pela recuperação do prestígio no novo século, relembre as cinco décadas do Mustang a partir do ponto de vista do motorista

Por Anaís Motta
Atualizado em 9 nov 2016, 14h40 - Publicado em 8 set 2015, 20h49
classicos

Desde que o primeiro Mustang nasceu, em 1964, muita coisa mudou em sua composição. Injeção eletrônica, turbo, freios ABS, controles de establidade e tração, centrais de infotainment… até mesmo a suspensão com eixo rígido na traseira, característica marcante – para o bem e para o mal – da história do modelo, foi aposentada na geração mais recente. Uma coisa, porém, não mudou e provavelmente nunca irá mudar: para domar esse cavalo puro-sangue, é preciso assumir as rédeas ao volante.

1964O primeiro Mustang foi sensação mundial. O modelo se estabeleceu com um clássico nariz alongado e cabine estreita que, mais tarde, se tornariam assinatura característica do veículo. O interior tinha seu próprio apelo, e o volante de 16 polegadas (foto da abertura da matéria), icônico, era composto por um aro que simulava madeira e três barras de alumínio.

1967

1441720633829.jpeg?1441828202

Amadurecido, o novo Mustang ganharia novos recursos que o deixariam mais funcional e conveniente. O volante com sete ajustes permitia que o motorista escolhesse a posição mais confortável para dirigir sem que sua aparência ou praticidade fossem prejudicadas. Um novo sistema de direção assistida também tornou-se disponível naquele ano.

Continua após a publicidade

19681441720218402.jpeg?1441828201Segurança se tornou prioridade, e uma coluna de direção retrátil foi adicionada ao Mustang para minimizar os riscos de lesão em caso de acidente. Para reforçar este recurso, o volante foi redesenhado com um estilo bem conservador (quase incoerente com o espírito esportivo do carro) e ganhou um centro maior e almofadado. A buzina, antes localizada na parte central, foi colocada na parte inferior, e agora tinha o formato de um semicírculo de metal.

19741441720246950.jpeg?1441828201Com o lançamento da segunda geração do Mustang, o design passou a ser pensado de forma contemporânea, um tanto austero. O volante de três raios foi substituído pelo de dois, feito de couro. O novo modelo da Ford também permitia aos consumidores escolher entre os volantes de 15 ou de 16 polegadas (que, na época, eram padrões).

19791441720279462.jpeg?1441828201Aqui, o Mustang da geração chamada de Fox era introduzido. As inspirações europeias foram adotadas no design exterior e interior do automóvel. O volante de dois raios da geração passada era substituído por um de quatro, que mais tarde também equiparia outros modelos da Ford. O carro foi o primeiro a ter controle das setas e dos faróis localizado na coluna de direção, o que inspirou o desenvolvimento de outros comandos no volante existentes até hoje.

Continua após a publicidade

19841441720317058.jpeg?1441828201Uma variável de alta performance do Mustang era apresentada, o Special Vehicle Operations (SVO) Mustang. Além de produzir motores turbo de quatro cilindros em larga escala, a operação da montadora também atualizou o design do volante do modelo, que agora tinha três raios, diâmetro menor e aro mais largo. O logo da Ford e a sigla “SVO” foram gravados no couro da parte central do volante.

19901441720353516.jpeg?1441828201O airbag se tornava item de série para o Mustang. Como era localizado no centro do volante, o equipamento (ainda bastante volumoso na época) tomou o lugar pertencente à buzina, que agora era acionada a partir de dois botões facilmente acessíveis aos polegares do motorista. Os demais controles também foram reposicionados e colocados em uma posição mais ergonômica.

19941441720397631.jpeg?1441828201O lançamento da quarta geração do Mustang também homenageava o modelo de 1964, que completava 30 anos. A buzina voltava a ser localizada no centro, no mesmo espaço ocupado pelo airbag, assim como é até hoje. Gradualmente, o Mustang recuperava sua identidade perdida ao longo dos anos, numa tendência que iria culminar na próxima geração.

Continua após a publicidade

20051441720433862.jpeg?1441828202A inspiração no design nos modelos fabricados entre 1965 e 1967 foi assumida de corpo e alma. A quinta geração do Mustang era equipada com volante de couro de três raios e estilo retrô, que estavam disponíveis em dois revestimentos: o de uretano, de série, e o de alumínio, opcional.

2010

1441720474379.jpeg?1441828202

Por causa dos comandos de voz, telefone e áudio no volante, muitos botões foram adicionados. O emblema localizado no centro do aro, antes de acrílico, agora era feito de alumínio de alta qualidade – muito mais bonito. Os raios do volante, também em alumínio e couro, imitavam o revestimento do painel do carro, e a costura do aro de cor contrastante estava disponível por um preço adicional.

Continua após a publicidade

20131441720504018.jpeg?1441828202O volante sofreu pequenas alterações para se adequar às novas tecnologias do Mustang. Foram incluídos botões com setas e um “ok” para controlar ações do painel do veículo ou da tela do GPS, por exemplo. Já as versões Boss 302 e Shelby GT500 ganharam volantes com revestimento inspirado em corridas.

20151441720533822.jpeg?1441828202Para comemorar o 50º aniversário do Mustang, um volante totalmente redesenhado, equipado com mais controles do que nunca, passa a ter papel importante no design interior do veículo. Cerca de 20 botões podem ser encontrados: os da esquerda acionam controles de direção e da tela do painel; os da direita, por sua vez, comandam ações de áudio, voz, telefone, bluetooth e rádio. A versão com transmissão automática passou a ser equipada com paddle shifters pela primeira vez. O volante é o menor já fabricado pela montadora e mede apenas 14 polegadas de diâmetro. O aro tem revestimento de couro, e os aros que partem do centro são feitos de alumínio.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.