Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Chevrolet Cobalt é sedã usado com tamanho de médio e preço de compacto

Com preços a partir de R$ 33.000, o Chevrolet Cobalt é uma das escolhas mais racionais para famílias em busca de espaço de sobra

Por Felipe Bitu
28 abr 2023, 14h00
Chevrolet Cobalt LTZ 2012 01
Só a versão topo de linha LTZ trazia faróis de neblina (Marco de Bari/Quatro Rodas)

O Chevrolet Cobalt foi a resposta da GM para o nicho de sedãs baratos e espaçosos, como Renault Logan e Nissan Versa. Simples e funcionais, eles foram, por muito tempo, objeto de desejo de quem queria um carro para a família e não ligava para um belo design ou acabamento esmerado. Isso pode ser uma qualidade ainda hoje, no mercado de carros usados.

O exemplo de casa salta aos olhos: o Cobalt oferece mais espaço a ocupantes e bagagem que o qualquer outro sedã vendido pela Chevrolet no Brasil nas últimas décadas, ainda que não seja refinado. Seu interior é repleto de plástico, que, verdade seja dita, é de boa qualidade e com encaixes bem-feitos.

Chevrolet Cobalt LTZ 2012 02

Rodando, nota-se que a suspensão é bem acertada e oferece um ótimo compromisso entre conforto e estabilidade. O capricho na execução do projeto aparece no competente isolamento acústico e no câmbio manual, acionado por cabos, que proporcionam engates suaves e precisos.

Chevrolet Cobalt 1.8 Elite
Volante multifunção e velocímetro digital (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Quando se trata da primeira fase do sedã, vendida entre 2011 e 2015, a versão mais procurada é a LTZ: tem espelhos e vidros traseiros elétricos, computador de bordo, rodas de liga, faróis de neblina e USB com Bluetooth. Se a grana estiver curta, prefira a intermediária LT: é a partir dela que ABS e airbag duplo estão presentes como itens de série.

Continua após a publicidade
Chevrolet Cobalt 1.8 Elite
No porta-malas cabem 563 litros de bagagem (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Ambas são impulsionadas pelo Econo.Flex 1.4 de 102/97 cv: seu rendimento é só mediano. Quem anda carregado pode levar o Econo.Flex 1.8: ele é um pouco mais potente (108/106 cv), mas seu torque de 17,1 kgfm é bem superior aos 13 kgfm do 1.4.

Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 automático

Há a opção do câmbio automático de seis marchas: bem escalonado, é o mesmo do Cruze e ajuda a reduzir o consumo e o nível de ruído. Atenção ao Cobalt LS: era a versão favorita das locadoras por oferecer um mínimo de conforto (ar e direção), mas sem ABS e airbag até 2014. É identificada pela ausência dos vidros dianteiros elétricos e maçanetas e espelhos sem pintura.

Chevrolet Cobalt 1.8 Elite
As lanternas invadem a tampa do porta-malas (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A reestilização de meia-vida do Cobalt aconteceu em dezembro de 2015, para o modelo 2016. Ganhou dianteira inspirada no Malibu da época, com os faróis de dupla parábola e o capô com vincos em V. Na traseira, as lanternas envolventes passaram a invadir a tampa do porta-malas. Por dentro, as laterais das portas foram redesenhadas e ficaram mais bonitas e funcionais, mas as maiores mudanças estão nos equipamentos.

Na linha 2016, ele perdeu a mais simples LS e ganhou uma mais sofisticada Elite. Desde a versão de entrada LT passou a ter ar-condicionado, trio elétrico, chave canivete com controle remoto e bancos e volante com regulagem de altura.

Chevrolet Cobalt 1.8 Elite
A dianteira foi inspirada no Chevrolet Malibu 2016 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Só nos Chevrolet Cobalt LTZ e Elite estão presentes sensor de estacionamento, piloto automático, computador de bordo, central multimídia MyLink (de segunda geração) e sistema de assistência remota OnStar (com serviços de emergência, segurança, navegação e concierge).

Continua após a publicidade
Cobalt LTZ 2017
Motor 1.8 8V flex de 111 cv (Divulgação/Chevrolet)

Mudanças mecânicas surgiram apenas em agosto de 2016, com o lançamento da linha 2017. Foi quando a direção hidráulica foi trocada pela elétrica e o câmbio manual passou a ter seis marchas tanto com o motor 1.4 quanto com o 1.8, que passou a gerar 111 cv com etanol e 106 cv com gasolina.

Chevrolet Cobalt
Central multimídia MyLink só apareceu no Cobalt em 2014, mas não tinha Android Auto ou Apple Carplay ainda (Marco de Bari)

Vale frisar que a partir da linha 2017 o Chevrolet Cobalt 1.4 passou a ser vendido apenas para frotistas e mesmo assim respondeu por um terço das vendas do sedã até sair de linha, no final de 2019. Apesar de ser muito maior, o Cobalt saiu de cena para dar espaço para o Chevrolet Onix Plus, mais moderno.

Chevrolet Prisma
Câmbio automático de seis marchas já é conhecido por alguns problemas e conserto custa caro (Marco de Bari)
Continua após a publicidade

A manutenção do Chevrolet Cobalt é facilitada por uma rede de quase 600 autorizadas, mas alguns reparos (como o do câmbio automático) são caros. A maioria das peças é encontrada a pronta entrega e as concessionárias sempre aceitam conceder um desconto se você pechinchar.

Defeitos mais comuns do Chevrolet Cobalt

  • Câmbio: a transmissão automática de seis marchas é robusta e confiável, mas pode apresentar problemas, como a demora para engate das marchas após a seleção na alavanca, especialmente o da ré. O conserto pede uma mão de obra especializada e quase sempre fica acima dos R$ 5 000.
  • Arrefecimento: nos motores 1.4, preste atenção na conservação da mangueira superior do radiador, no lado esquerdo do coletor de escapamento. Se houver estufamento ou rachaduras, o componente deve ser substituído, conserto que custa em torno de R$ 100.
  • Embreagem: De acionamento hidráulico, pode deixar o pedal mais duro, por desgaste precoce do atuador, que custa R$ 190. As concessionárias costumam substituir o conjunto em garantia.
  • Recall 1: O suporte do pedal de freio dos carros fabricadas de maio de 2013 a junho de 2013 foi afetado por falha na solda de fixação. O chamado envolve os chassis de DB323045 a DB335478 e de EB104832 a EB111963.
  • Recall 2: Unidades produzidas de junho de 2014 a julho de 2014 apresentaram parafusos fora de especificação na fixação de motor e câmbio. Os veículos têm chassi de FB105045 a FB121919.
  • Recall 3: Uma falha de vedação da porca que fixa a bomba de combustível atingiu os sedãs montados entre fevereiro de 2011 e outubro de 2013. Os números de chassi vão de DB323045 a DB335478 e de EB104832 a EB111963.

O que dizem os donos do Chevrolet Cobalt?

  • Nome: Elisandra Soares
  • Idade: 38 anos
  • Profissão: funcionária pública
  • Cidade: São Paulo (SP)

O que eu adoro: “ele é gostoso de dirigir, não dá dor de cabeça na manutenção, tem um acabamento interno caprichado e é bem equipado. É um carro feito para curtir a estrada em família: cabem todos e mais um pouco”

O que eu odeio: “o consumo de combustível é elevado. Poderia ser mais econômico se tivesse um motor mais atual. E também poderia ser mais bonito: quem disse que carro bom tem que ser feio?”

Continua após a publicidade
Preço médio dos Chevrolet Cobalt usados em 2023 (KBB)
Modelo 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019
LS 1.4 R$ 33.035 R$ 36.322 R$ 39.992
R$ 40.983
 –
LT 1.4 R$ 37.608 R$ 36.322 R$ 43.488
R$ 44.273
R$ 50.398
R$ 52.645
R$ 55.234
R$ 58.272
LTZ 1.4 R$ 39.668 R$ 40.542 R$ 44.035
R$ 47.132
 –
LT 1.8 R$ 39.985
R$ 42.982
R$ 46.605
 –
LTZ 1.8 R$ 42.771
R$ 44.876
R$ 45.414
 –
R$ 58.015
LT 1.8 automático R$ 42.452 R$ 45.517
R$ 49.584
R$ 56.572
LTZ 1.8 automático R$ 44.249 R$ 46.573
R$ 46.792
R$ 55.653
R$ 61.331
R$ 63.074
R$ 65.065
Elite 1.8 automático
R$ 49.747
R$ 56.834
R$ 59.210
R$ 67.022
R$ 70.416
Preço das peças do Chevrolet Cobalt
Peças Original Paralelo
Para-choque (dianteiro) R$ 744 R$ 850
Farol (cada um) R$ 760 R$ 700
Retrovisor (cada um) R$ 727 R$ 660
Discos de freio (par) R$ 580 R$ 260
Pastilhas de freio (jogo) R$ 180 R$ 300
Kit de embreagem R$ 592 R$ 750
Amortecedores (os quatro) R$ 1 342 R$ 1 100

NÓS DISSEMOS

Novembro de 2011: “com entre-eixos de 2,62 metros (…) tem uma cabine muito espaçosa. Na dianteira e na traseira, os ocupantes viajam com conforto: os dados divulgados pela GM indicam que o Cobalt tem as medidas internas (para pernas, ombros e cabeça) muito próximas das do folgado e espaçoso Renault Logan”

PENSE TAMBÉM EM UM…

Toyota Etios Sedã

Toyota Etios Sedã 2012

Mesmo menor, ele reserva espaço para três adultos no banco traseiro e um porta-malas de ótimos 562 litros. Pesando 150 kg a menos, seu motor 1.5 16V (92/97 cv) apresenta rendimento superior em desempenho e consumo, e a dirigibilidade é favorecida pela direção precisa e suspensão bem acertada.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.