Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Após escândalo, Nissan assume controle acionário da Mitsubishi

Compra foi acelerada pela situação delicada da Mitsubishi, que assumiu ter fraudado números de consumo no Japão

Por Redação
Atualizado em 9 nov 2016, 14h57 - Publicado em 12 Maio 2016, 14h08
Painel do Lancer Sportback Ralliart, da Mitsubishi

Menos de um mês após a divulgação do escândalo em que assumiu fraudar testes de consumo no Japão, a Mitsubishi Motors teve 34% de suas ações adquiridas pela Nissan, num negócio de US$ 2,2 bilhões. Na prática, a Nissan (presidida pelo brasileiro Carlos Ghosn) torna-se a principal acionista da empresa, historicamente ligada ao grupo Mitsubshi, um dos maiores conglomerados industriais e financeiros do planeta.

A polêmica do consumo foi descoberta pela própria Nissan, para quem a Mitsubishi fabricava microcarros destinados ao mercado japonês. A queda acentuada no valor das ações da Mitsubishi deu mais impulso ao processo de compra, que já era alvo de boatos antes mesmo da crise. Com isso, a Mitsubishi pode voltar a ter uma injeção de capital para novos investimentos e correções, a exemplo do que houve com a própria Nissan em 1999, quando a Renault tornou-se sua principal acionista, formando a aliança Renault-Nissan, hoje o quarto maior produtor de automóveis do mundo.

Segundo o CEO Ghosn, a nova aliança deve envolver compartilhamento de plataformas, fornecedores, manufatura e pesquisa tecnológica, numa estratégia para redução de custos que deve manter a identidade própria da linha Mitsubishi. “Nós não vamos mudar a Mitsubishi. A Mitsubishi é que vai mudar por si própria. E nós vamos ajudá-los a fazer isso”.

O negócio também confirma as previsões de que o número de fabricantes japoneses deve diminuir nos próximos anos. Analistas acreditam que, no futuro, o processo de fusão concentre as marcas em apenas três: Toyota, Honda e Nissan, o que significaria a absorção de nomes como Suzuki, Mazda, Subaru e Daihatsu.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.