Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Mini Countryman S E é SUV que anda como Golf GTI e faz até 20,8 km/l

Na linha 2021, Mini Countryman híbrido ganha versão mais completa e traz versatililidade e condução econômica sem perder a vocação esportiva

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 mar 2021, 07h00
Mini Countryman S E é SUV que anda como Golf GTI e faz até 20,8 km/l
Na linha 2021, Mini Countryman híbrido ganha versão mais completa, mas sem perder versatilidade e vocação esportiva (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Mini Cooper Countryman é conhecido pelos amantes da marca como o SUV dos Minis. E a fama é justificável graças ao fato de compartilhar a plataforma UKL2 com os irmãos BMW X1 e X2 proporcionando dimensões consideráveis, próprias de um SUV. Pelo jeito, a receita agrada o público, já que o Countryman é responsável por 35% das vendas da Mini no país.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

A novidade para a linha 2021 é a chegada de uma nova versão híbrida, a SE All4 Top, que vem se juntar à SE All4 como a mais completa entre as duas versões sustentáveis.

O Countryman híbrido começou a ser vendido em versão única no fim de 2018 e, segundo a marca, teve uma aceitação surpreendente. Tanto que a expectativa é de que as versões híbridas representem 70% do mix.

Para a linha 2021, além da nova versão, a família inteira recebeu uma pequena reestilização, com algumas mudanças de design. Os destaques estão nos para-choques redesenhados e na nova grade dianteira. Há ainda um novo desenho dos faróis, que agora são direcionais e de led, mas o que chama a atenção são as lanternas traseiras com a bandeira do Reino Unido.

Continua após a publicidade
Mini Countryman S E é SUV que anda como Golf GTI e faz até 20,8 km/l
Lanternas traseiras de led formam o desenho da bandeira britânica (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O ponto de partida para a mecânica é o mesmo motor 1.5 da versão de entrada (Countryman de R$ 199.990), mas há ainda o impulso extra de um motor elétrico de 88 cv. Juntos, eles entregam 224 cv de potência e 39 kgfm de torque.

É com esse conjunto, aliado a um câmbio automático de seis marchas, que o Countryman híbrido se mostrou vigoroso, acelerando da imobilidade a 100 km/h em 6,7 segundos – isso no modo Sport. Entre os modos de condução, o Sport é o mais nervoso, tornando as acelerações e retomadas mais vigorosas graças às mudanças nas respostas do acelerador e do câmbio. É exatamente o mesmo tempo do falecido VW Golf GTI.

Mini Countryman 2021
O motor a combustão é o 1.5 de 3 cil. e 136 cv (Fernando Pires/Quatro Rodas)

No console central, por meio de botões, é possível escolher entre três modos: Green (econômico), Mid (intermediário) e Sport (esportivo). É possível também definir como quer utilizar os dois motores.

Continua após a publicidade

Nas opções Auto e Drive, o sistema escolhe a melhor estratégia, enquanto os Max e Drive privilegiam a condução elétrica, e o Battery economiza a carga das baterias cuidando não só da tração, mas também da regeneração pelos freios e do uso de energia pelo ar-condicionado.

Mini Countryman S E é SUV que anda como Golf GTI e faz até 20,8 km/l
A ergonomia é ótima e os bancos, bem ajustados ao corpo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em nosso teste, medimos o consumo nos diferentes modos e, como esperado, seu melhor rendimento foi conseguido nas opção Auto e Drive: 20,8 km/l na cidade, e 16,9 km/l na estrada. Ao compararmos com o seu rival imediato, que é o Volvo XC40 Hybrid, o sueco se mostra mais econômico, no entanto, com as médias de 24,6 km/l e 22,3 km/l, respectivamente.

O dono de um Mini, porém, não precisa ser dependente do motor 1.5 e se quiser pode passar um longo período sem entrar em um posto de combustível. Isso porque o modo 100% elétrico tem autonomia de 57 km, segundo a fábrica, que informa também que ele pode alcançar até 125 km/h de velocidade nesse modo, sem acionar o motor a combustão.

Mini Countryman 2021
Modelo é plug-in e permite o carregamento em até 8 horas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

É na condução apenas com eletricidade que ocorre uma das melhores vantagens de um híbrido ou elétrico: o torque é entregue de forma instantânea – proporcionando uma direção mais divertida.

Só me lembrei que o motor 1.5 existia ao entrar na rodovia e pisar um pouco mais no acelerador. Ainda assim, a recordação se deveu à vibração do motor, porque o silêncio na cabine continuou praticamente o mesmo, graças ao bom isolamento acústico.

No interior, o destaque vai para o acabamento esmerado do painel, com plásticos de boa qualidade e macios ao toque. A central com tela de 8,8” tem interface intuitiva e boa conectividade com Apple CarPlay, mas fica devendo a compatibilidade com Android Auto.

Mini Countryman S E é SUV que anda como Golf GTI e faz até 20,8 km/l
O painel é digital e acompanha a posição de ajuste do volante (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Há ainda o sistema de som Harman Kardon com 12 alto-falantes, que contribui ainda mais para a agradável vida a bordo. Cabem quatro pessoas na cabine. Mas, com 4,3 m de comprimento e 2,7 m de entre-eixos, o Countryman é menor que o XC40 – que é 12,8 cm mais comprido e apenas 3 cm maior no entre-eixos.

Continua após a publicidade
Mini Countryman S E é SUV que anda como Golf GTI e faz até 20,8 km/l
A central de 8,8” ganhou novo design e acabamento em black piano (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Countryman custa apenas R$ 40 a mais que o sueco – que sai por R$ 264.950. Mas o Volvo também é um pouco mais potente (com 262 cv e torque ligeiramente maior, de 43,3 kgfm – também instantâneo).

É possível dizer que são modelos com propostas bem distintas, mas se você não precisa de tanto espaço interno e se encanta pelo conceito de design da marca britânica é válido cogitar o Mini Cooper ecológico.

Veredicto

O Countryman SE traz a versatilidade da esportividade aliada aos benefícios que só a eletricidade pode proporcionar.

Teste

Aceleração
0 a 100 km/h: 6,7 s
0 a 1.000 m: 28,3 s – 173 km/h
Velocidade máxima: 197 km/h*

Continua após a publicidade

Retomadas
D 40 a 80 km/h: 3,2 s
D 60 a 100 km/h: 4 s
D 80 a 120 km/h: 4,8 s

Frenagens
60/80/120 km/h a 14,7/25,9/59,9 m

Consumo
Urbano: 20,8 km/l
Rodoviário: 16,9 km/l

Preço
R$ 264.990

* Dado de fábrica

Ficha técnica

Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 3 cilindros, 12V, turbo, injeção direta, 1.499 cm³; 136 cv a 4.400 rpm, 22,4 kgfm a 1.300 rpm; motor elétrico, 88 cv e 16,8 kgfm; potência combinada: 224 cv; torque combinado: 39,2 kgfm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração integral
Suspensão: duplo A (dianteira) / multilink (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteira), disco sólido (traseira)
Direção: elétrica
Dimensões: comprimento, 429,7 cm; altura, 155,9 cm; largura, 182,2 cm; entre-eixos, 267 cm; peso, 1.715 kg;
tanque, 36 l; porta-malas, 405 l

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Mini Countryman S E é SUV que anda como Golf GTI e faz até 20,8 km/l

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.