1º Toyota RAV4 S Hybrid – Com motor 2.5 auxiliado por dois elétricos, o RAV4 surpreende
Mais um Toyota, mais um híbrido. Nesta disputa em que o preço do carro não pesa para a definição do campeão, o RAV4 S Hybrid leva a melhor. Os 17,3 km/l urbano e os 15,3 km/l rodoviário são tão invejáveis quanto seu gasto com combustível ao longo de um ano (R$ 3.942). Isso com motor 2.5 de 178 cv.
Mesmo com o seguro mais caro (R$ 3.170) e a segunda revisão mais cara (só perde para os R$ 613 do Kia Sportage), o RAV4 saiu campeão.
Uma boa surpresa é o Hyundai New Tucson em segundo lugar. Seu seguro, de R$ 2.072, só não é mais barato que o do irmão ix35 (R$ 1.872), mas sua revisão é cerca de 35% mais barata (R$ 279).
E olha que o New Tucson é sucessor do ix35 e tem motor mais sofisticado, 1.6 com turbo e injeção direta que gera 177 cv.
Outra surpresa por aqui é o BMW X1. O SUV montado em Santa Catarina vem sendo vendido com três anos de revisões gratuitas.
Com seu 2.0 turbo de 184 cv garantindo boas médias de consumo, conseguiu driblar os elevados R$ 3.517 de seguro e desbancou o VW Tiguan R-Line, que também tem gratuidade nas primeiras revisões, mas não se classificou entre os seis menores custos.
O Kia Sportage usa o mesmo motor 2.0 de 167 cv do ix35, mas seu quinto lugar se deve mais à marca do que ao carro: tem a primeira revisão mais cara (R$ 613) e seguro sensivelmente mais caro (R$ 2.075).
Já o Chevrolet Equinox, com revisão entre as mais baratas mas custo de seguro e números de consumo apenas medianos, tem o mérito de ter desbancado o Jeep Compass flex, o Toyota SW4 diesel e o Volvo XC60 T5.
SUVs médios | 1o – Toyota RAV4 S Hybrid | 2o – Hyundai New Tucson GLS 1.6 T | 3o – Hyundai ix35 GL 2.0 AT | 4o – BMW X1 20i 2.0 AT | 5o – Kia Sportage EX 2.0 AT | 6o – Chevrolet Equinox Premier 2.0 4X4 |
Preço (em R$) | 176.990 | 144.990 | 110.990 | 199.950 | 148.990 | 162.990 |
Custo mensal (em R$) | 628 | 658 | 715 | 758 | 771 | 800 |
Revisão (em R$) | 427 | 279 | 431 | Gratuita | 613 | 344 |
Seguro (em R$) | 3.170 | 2.072 | 1.872 | 3.517 | 2.075 | 2.692 |
Consumo urbano (em km/l) | 17,3 | 11,1 | 9,5 | 10,9 | 8,3 | 9,2 |
Consumo rodoviário (em km/l) | 15,3 | 13,9 | 13,6 | 14,4 | 12,1 | 12,5 |
Gasto anual com combustível (em R$) | 3.942 | 5.554 | 6.283 | 5.581 | 6.566 | 6.568 |
Como selecionamos os carros para o Menor Custo de Uso
Entender previamente as preferências, os desejos e as necessidades da família é apenas uma das etapas que levam à decisão do novo carro que vai ocupar a garagem de casa.Já no campo estritamente racional é preciso fazer contas. É por isso que, de tempos em tempos, QUATRO RODAS publica o Menor Custo, um material especial com os modelos que pesam menos em seu bolso no primeiro ano de uso.
O passo inicial do Menor Custo 2020 foi filtrar os dez carros mais vendidos em 2019, considerando inicialmente o modelo e, em seguida, a versão em seis categorias: Hatches Compactos, Sedãs Compactos, Sedãs Médios, SUVs Compactos, SUVs Médios e Picapes Diesel
A fase seguinte elimina os quatro piores participantes no item Custo Mensal, obtido com base numa ampla análise de gastos no primeiro ano de uso que contempla os seguintes pontos:
Combustível | Manutenção | Seguro | Custo mensal | Preço de tabela |
Usamos as marcas de consumo obtidas em nossos testes, fazendo a média ponderada do uso (70% urbano, 30% rodoviário). O preço do combustível (R$ 4,375 o litro da gasolina comum e R$ 3,816 o litro do diesel S10) é o valor médio na cidade de São Paul, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo), no início de fevereiro. Calculamos o custo para rodar 15.000 km, distância média percorrida em um ano. | Despesas com as revisões recomendadas, previstas pelas fábricas para o primeiro ano ou 15.000 km. | O valor publicado refere-se à menor cotação dentre todas as obtidas pela TEx, fornecedora do Teleport, software de gestão e multicálculo para corretoras que contemplam as maiores seguradoras do Brasil. Perfil QUATRO RODAS: homem, casado, 35 anos, sem filhos. | Obtido pela soma das despesas durante um ano dividido por 12. | Os valores são os sugeridos pelas fábricas, coletados no início de fevereiro de 2020. |
Como valores de taxas de emplacamento, primeiro registro e IPVA diferem em cada estado do Brasil, o Menor Custo não contempla as despesas com documentação.
Então, se você está de olho num SUV médio, boa leitura – e, claro, boa compra!