Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Conheça o designer por trás de Ford EcoSport, Troller T4 e outros

João Marcos Ramos atuou como designer por 10 anos na VW e 20 anos na Ford e acumula autorias de modelos brasileiros icônicos

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 jan 2021, 02h21 - Publicado em 12 jan 2021, 02h00
João Marcos Ramos
O designer foi responsável pelo desenvolvimento do Ford EcoSport de segunda geração (João Marcos/Acervo pessoal)

Você provavelmente já andou em algum carro que o designer brasileiro João Marcos Ramos, 54 anos, teve participação. Isso porque João ajudou no desenvolvimento, ainda no início da carreira, da família Gol de segunda geração e isso inclui Parati e Saveiro.

Além disso, ele atuou nos últimos 20 anos como chefe de design da Ford e, portanto, é a assinatura dele de estilo dos últimos carros nacionais da marca americana.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Já que ele faz parte da nossa vida, sem a gente saber, é justo conhecer um pouco mais da trajetória deste profissional que, com pouco mais de 30 anos de carreira, já deixou seu legado no design automotivo.

Designer Ford – João Marcos
João entre os colegas da GM, no centro de design em 1989 (João Marcos/Acervo pessoal)

Falando em legado, Ramos acredita que a predileção por carros é algo inato, isso devido ao seu encantamento pelo mundo automotivo ter começado bem cedo. “Quando tinha apenas

4 anos de idade, meu pai comprou um Ford Galaxie 500 azul-claro e minha fascinação pelo modelo era enorme, e eu já pressentia que era com carros que iria trabalhar”, conta João Marcos, entre risos.

O pressentimento dele estava certo, mas, no momento de decidir a profissão, considerou que a maneira mais natural de entrar para a indústria automotiva seria pela engenharia, e aos 18 anos começou a fazer o curso na FEI.

Continua após a publicidade

Porém, antes de acabar o primeiro ano da graduação, percebeu que a sua principal aptidão não era projetar, e sim criar. Foi então que resolveu cursar desenho industrial e, logo depois, conseguiu um estágio no estúdio de design da General Motors.

Designer Ford – João Marcos
Em 1999, na VW, acompanhava a produção do Fox. E teve o seu desenho do interior escolhido para o modelo (João Marcos/Acervo pessoal)

“Foi na GM que realmente iniciei minha carreira como designer automotivo, pois o centro de design da marca era avançado e tive a oportunidade de conhecer todas as etapas de desenvolvimento”, afirma.

 

Em seguida, Ramos trabalhou na Honda criando novos modelos de motos para a marca, mas sua aventura pelo universo das duas rodas durou pouco, apenas oito meses, pois foi convidado a integrar o time de design da Volkswagen.

Designer Ford – João Marcos
João com o time de design da Ford, formado em 2001, logo após sua contratação (João Marcos/Acervo pessoal)

“Nessa primeira fase da minha vida profissional, aprendi com grandes nomes da área de design, entre eles, Luiz Veiga e Gerson Barone, e graças a eles pude descobrir as minhas habilidades.”

Ao todo ficou nove anos e meio na VW e nesse período ganhou até o apelido de Jonny Highlight, pois tornou-se um especialista em superfícies e isso o ajudou inclusive no desenvolvimento da família Gol.

Continua após a publicidade

O seu ciclo na marca alemã se encerrou em 1999, após receber um convite da Ford para chefiar o futuro departamento de design e montar um estúdio da marca. “Com o fim da Autolatina, a VW saiu fortalecida e a Ford precisava se reconstruir, e foi nesse cenário que eu cheguei”, relata.

Designer Ford – João Marcos
O designer com um dos seus principais projetos: o EcoSport de segunda geração (Acervo/Ford)

 

Uma das principais metas do executivo era montar o centro de design da Ford no Brasil e sua intenção era construí-lo dentro da fábrica de São Bernardo (SP), porém, com a construção da unidade em Camaçari (BA), teve de realizar o seu projeto por lá.

“Depois que o estúdio estava pronto, tínhamos algumas dificuldades, como transportar o modelo em clay (que é argila) em um caminhão frigorífico de São Bernardo até Camaçari a 60 km/h. Não foi uma tarefa fácil.”

Ford EcoSport
EcoSport foi o primeiro projeto global da Ford concebido no Brasil (Marco de Bari/Quatro Rodas)

 

O EcoSport de segunda geração (2012) foi um dos projetos que João, como gerente da área de design, comandou junto com o executivo Ehab Kaoud, da idealização ao lançamento.

“Lembro bem que não era para ter o vidro antes da coluna A por custo, e nós do design brigamos para mantê-lo, além de apostar na cara mais agressiva e na manutenção do estepe.”

Continua após a publicidade
Ford EcoSport Freestyle 1.6 16V
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Outro projeto do qual João fala com brilho nos olhos foi o Troller. “Logo após o lançamento do Eco, mergulhei de cabeça na reestilização do Troller apresentada em 2014.” O designer relata que, pelo fato de a marca Troller ter origem brasileira, trabalhou com muito prazer na execução do projeto – que ainda carrega o mesmo DNA do primeiro modelo lançado em 1999.

Troller T4
O brasileiro Troller é considerado o “sucessor espiritual” do americano Ford Bronco (Acervo/Quatro Rodas)

Em 2015, João foi transferido para atuar na matriz americana e em 2019 encerrou a sua jornada por lá. “Foram exatos 19 anos e meio trabalhando em uma empresa que sempre sonhei em atuar e tendo a certeza de que cada minuto valeu a pena”, encerra João Marcos.

Ele retornou ao Brasil e por aqui, direto de São José dos Campos (SP), atua como consultor de projetos automotivos encomendados por uma companhia inglesa.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa 739

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.