O que é a Karvi a plataforma online no Brasil
De olho no tamanho do mercado brasileiro, na necessidade de clientes e concessionárias em terem à disposição novos canais digitais e, aliado a isso, a quarentena ocasionada pela pandemia de Covid-19 – que impulsionou o comércio online –, a Karvi promete facilitar a compra e venda de carros novos e seminovos no Brasil. A empresa, que tem foco na América Latina e iniciou suas operações no país em março em parceria com a AutoAvaliar, especialista em transações de automóveis usados, contou com um aporte de 4,5 milhões de dólares do fundo inglês Pelham Capital LTD, além de outros investimentos.
Para Matías Fernández Barrio, CEO e cofundador da Karvi, o maior desafio da companhia aqui é fazer com que a compra de um veículo volte a ser uma experiência feliz. “Queremos acabar com as angústias e frustrações das pessoas na hora de fazer uma transação”, afirma. De acordo com ele, o grande diferencial da plataforma é a transparência em todo o processo de compra e venda de carros. Afinal, a startup se compromete a entender o problema do cliente e resolvê-lo com a ajuda da tecnologia.
Como a Karvi funciona
Neste modelo de negócio as concessionárias ainda são as vendedoras. São elas que definem preços, concluem as transações e asseguram a qualidade do atendimento. A startup serve como ponte digital entre as lojas e o consumidor final que, ao acessar a plataforma, visualiza os modelos disponíveis para compra e seus respectivos preços, tudo em tempo real. “O cliente pode falar com a concessionária por WhatsApp e ligação telefônica. Tudo fica cadastrado e a Karvi dá andamento a cada caso. É como ter um concierge para a compra de carros”, explica Barrio.
Além disso, o consumidor encontra na plataforma materiais como reviews objetivos e imparciais sobre diferentes veículos, marcas e versões, relatórios completos e outros conteúdos criados para ajudar na tomada de decisão. “Feita a escolha, o cliente fica em contato com a concessionária e com a Karvi até o fechamento do negócio, podendo retirar o carro na loja ou recebê-lo em casa”, diz.
Atualmente, o foco da empresa é a Grande São Paulo, mas ela já está presente em 24 estados e conta com mais de mil concessionárias cadastradas, de um total de 3 800 lojas existentes no Brasil. “Para os próximos meses, estão previstos novos projetos. Por meio de parcerias pretendemos incluir programas de fidelidade, financiamento e seguros, garantia de devolução sem custo adicional em até sete dias para carros usados, ofertas ao público PCD e venda de carros direta”, ressalta o CEO.
Novos investimentos no Brasil
A Karvi tem origem argentina e o fato de as montadoras que atuam em ambos os países serem as mesmas facilitou a decisão de trazer a plataforma para o mercado brasileiro. A empresa prevê grandes investimentos no mercado local, com a oferta de novos serviços aos amantes de automóveis.
A expectativa é fazer com que a startup se torne referência para a compra e venda de carros no país, alcançando elevados índices de satisfação. “Queremos que a plataforma online seja relevante para os donos de concessionárias”, informa Fernández Barrio. E parece que esse casamento está dando certo: “fomos muito bem recebidos no país desde a primeira interação, sentido uma receptividade grande em todas as pontas. A perspectiva é completamente positiva”, conclui.