Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Dez carros exóticos que usaram o motor a ar dos VW Fusca e Kombi

Famoso pelos modelos Fusca e Kombi, o motor de arrefecimento a ar da fabricante alemã também deu vida a esses curiosos projetos

Por Da Redação
2 dez 2020, 20h52

Trabalho Artesanal

.
(Reprdução/Internet)

Da austríaca Kohlruss Karosseriewerke, veio o Kohlruss VW, surgido no pós-guerra para uma Europa empobrecida. Usava chassi e mecânica do jipe VW Kübelwagen. Havia duas versões do motor boxer de quatro cilindros: 985 e 1.131 cm³. A carroceria era adaptada do modelo Steyr 50, tudo feito a mão.

Reprovado no Campo

.
(Reprodução/Internet)

Da união dos VW Tipo 1 e Tipo 2, a Volks da Austrália fez o Country Buggy em 1967, mas o projeto não obteve o sucesso desejado. Apesar de aprovado nos testes da matriz alemã, apresentou inúmeros problemas posteriormente e só durou um ano!

Luxo a Seu Tempo

.
(Reprodução/Internet)
Continua após a publicidade

O Type 34, ou Karmann-Ghia alemão, foi vendido em muitos países da Europa. Vinha com novo motor de 1.500 cm³ e design do italiano Sergio Sartorelli. Por muitos anos foi o VW mais rápido, luxuoso e caro, até ser substituído pelo VW-Porsche 914.

Caixa Postal

.
(Reprodução/Internet)

Desenvolvido em 1962 para os correios alemães, o VW Type 147 Kleinlieferwagen (apelido: Fridolin) tinha portas deslizantes e fácil acesso ao compartimento da correspondência. O motor? Um boxer com quatro cilindros e 1.192 cm³, de 34 cv.

Kombi Ancestral

.
(Reprodução/Internet)
Continua após a publicidade

O Plattenwagen foi feito pela Volks para transportar peças, dentro da fábrica, na Alemanha. Sua maior contribuição: servir de inspiração para o concessionário holandês Bernardus Marinus (Ben Pon) esboçar o desenho do que viria a ser a Kombi.

Utilidade Pública

.
(Reprodução/Internet)

O Basistransporter surgiu em 1973, como alternativa de utilitário simples, bom e barato. Seu chassi é próprio, mas o motor é o VW 1.600 do Fusca, posicionado na dianteira. A cabine e a caçamba eram feitas por uma empresa local independente.

Transformer 

.
(Reprodução/Internet)
Continua após a publicidade

O representante da VW nas Filipinas resolveu refazer o Country Buggy (aposentado na Austrália). Para isso, resgatou o estoque parado do carro e lhe adicionou novos componentes vindos da Alemanha. O modelo estreou em 1968, batizado de Sakbayan.

O Coisa

.
(Reprodução/Internet)

O Thing, um jipe militar da VW fabricado entre 1969 a 1983 (as vendas a civis cessaram em 1980), assumiu o posto deixado pelo Kübelwagen. A base era a do Fusca, assim como o motor a ar.

Toro Filipino

.
(Reprodução/Internet)
Continua após a publicidade

O esportivo Toro (não o da Fiat), da filipina DMG, ganhou motor 1.600 de 55 cv que, associado à carroceria de fibra de vidro, dava ao cupê maior agilidade. Apesar disso, só durou três anos, de 1979 a 1982.

Trabalha Feito Formiga

.
(Reprodução/Internet)

Achou algo familiar com o nosso Fusca? É outro Basistransporter alemão (Hormiga, no México). Proposta: utilitário bom e barato. Assim como o modelo de 1973 (acima), usa o motor 1.600 a ar montado na dianteira.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.