Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Os Eleitos

Os Eleitos: proprietários elegem os melhores carros do Brasil em 2020

Pesquisa Os Eleitos 2020 revela como os consumidores avaliam as qualidades e os defeitos dos próprios carros

por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 dez 2020, 19h05 - Publicado em 18 dez 2020 16h01

20 anos de Os Eleitos

Q

 motorista pode escolher um carro por diferentes motivos: design, desempenho, segurança, preço. Mas é no dia a dia que ele vê se ficou satisfeito com a aquisição. É somente depois de usar o carro que o proprietário percebe características do veículo que nenhum vendedor, amigo entusiasta ou jornalista especializado pode antecipar, até porque cada motorista tem gostos, necessidades e níveis de exigência próprios. 

Foi pensando nisso que QUATRO RODAS criou o prêmio Os Eleitos, que aponta os melhores (e os piores) carros do mercado na opinião dos donos. 

Para isso, convidamos os motoristas a nos contar como eles avaliam seus carros sob diferentes aspectos relacionados ao desempenho, consumo, conforto, segurança, manutenção, custos e confiança na marca. 

A pesquisa é feita pela internet e, para garantir a lisura dos resultados, todo entrevistado deve informar o número do CPF e o código Renavam de seu automóvel. Todos os dados são checados e as respostas são analisadas pela Pesquisa e Inteligência de Mercado da Abril Mídia. 

Continua após a publicidade

 

COMO SE MEDE A SATISFAÇÃO DO DONO

Uma das razões que fazem Os Eleitos ser uma pesquisa diferente é seu critério de pontuação. Ele foi elaborado de modo que se possa comparar modelos de segmentos distintos, analisando sempre o que o proprietário esperava e o que ele obteve depois da compra. Com esse sistema, é possível analisar em igualdade de condições um veículo de segmento inferior contra um superior. Afinal, se um Civic entrega mais que um Ka Sedan, o dono do Honda vai esperar muito mais do seu carro.

Saiba como funciona o critério:
Índice acima de 100: o carro superou as expectativas
Índice em 100: satisfação corresponde exatamente à expectativa que o dono tinha antes da compra
Índice entre 100 e 80: expectativa foi razoavelmente atendida
Índice abaixo de 80: o proprietário está insatisfeito

Esta é a 20a edição do prêmio, que existe desde 2001. Este ano, selecionamos os 50 veículos mais vendidos do Brasil, incluindo automóveis e comerciais leves, para submeter ao crivo dos proprietários, os quais compareceram em peso. Ao todo, tivemos 3.246 entrevistas válidas, contendo respostas de motoristas de diferentes idades, gêneros e regiões do país.

Continua após a publicidade

Da amostra inicial de veículos, nem todos obtiveram o número mínimo de respostas considerado necessário pela pesquisa. Assim, reunimos aqui 35 finalistas, apresentados por segmento, por marca e também em um ranking geral do mercado. 

Além de avaliarem os modelos, os entrevistados também responderam perguntas sobre a assistência técnica das fábricas, o que resultou em um ranking de qualidade dos serviços prestados pelas redes autorizadas. Afinal, o atendimento de pós-venda também faz parte da experiência da posse do veículo. Acompanhe a seguir os resultados.

Publicidade

VW Up! e Polo são os hatches com os donos mais satisfeitos do Brasil

-
(Divulgação/Volkswagen)

Fora da eleição de 2019 porque não entrou na lista dos mais vendidos, um dos critérios para participar da pesquisa, o Up! retornou à lista como o campeão entre os hatches compactos. Além do desempenho, seus proprietários também elogiaram o espaço interno e o porta-malas. Mas criticaram os preços. 

Polo MSI automático custa quase o mesmo de um Gol
Polo MSI automático custa quase o mesmo de um Gol (Divulgação/Volkswagen)

Entre os hatches premium, quem levou foi o Volkswagen Polo, campeão de 2018 e terceiro colocado em 2019. O Polo volta a vencer e essa oscilação espelha como os donos se relacionam com ele: adorando alguns aspectos e detestando outros, como o acabamento interno e o nível de ruído.

CLIQUE PARA CONTINUAR LENDO E CONFERIR O RANKING DA CATEGORIA

Publicidade

Virtus e Civic brilham entre os sedãs

Volkswagen Virtus
Volkswagen Virtus (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Além de mais bem avaliado no conjunto, o Volkswagen Virtus ficou com as médias mais altas dos sedãs compactos em tamanho do porta-malas (107,7), quantidade de concessionárias (106,3) – que são 540 em todo o país – e acesso aos comandos (105,3). O VW conseguiu notas iguais ou acima de 100 em dez dos 23 itens avaliados pela pesquisa. Mas as pesadas críticas dos proprietários não permitiam uma média acima dos 100 pontos. 

Até a versão de entrada LX ganhou equipamentos
Até a versão de entrada LX ganhou equipamentos (Divulgação/Honda)

O Honda Civic chegou mais perto da nota 100. Destronado do primeiro lugar no ranking geral, onde esteve no ano passado e em mais quatro outras edições de Os Eleitos, o Civic conquistou o tetracampeonato este ano no segmento dos sedãs médios. Seus pontos negativos, de acordo com os proprietários, estão nos itens relacionados ao bolso do proprietário: preço de compra (81,7), custos de peças (88,7) e valor de seguro (92,9).

CLIQUE PARA CONTINUAR LENDO E CONFERIR O RANKING DE TODA A CATEGORIA

Publicidade

Citroën C4 Cactus é campeão entre os SUVs compactos

,As versões 1.6 aspirada e turbo são quase iguais no visual
,As versões 1.6 aspirada e turbo são quase iguais no visual (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O C4 Cactus teve notas altas em porta-malas (108,7), arranque (106,8) e espaço interno (105,7), que fizeram dele o campeão da categoria. O que mais surpreendeu, porém, foi sua pontuação em preço de compra (98,2), a melhor de toda a pesquisa.

Seus proprietários estão tão satisfeitos que a maioria considera seu preço justo (100 indica que o quesito está dentro das expectativas). Nem mesmo o custo de peças do Citroën foi considerado abusivo, uma vez que recebeu nota (92,8). A pior média que ele recebeu se deve ao tamanho da rede (88,6), com 110 concessionárias.

CLIQUE PARA CONTINUAR LENDO E CONFERIR O RANKING DA CATEGORIA

Publicidade

Ford Ranger lidera a satisfação entre as picapes médias

Gostou da grade? É inspirada na F-150 vendida nos Estados Unidos
Gostou da grade? É inspirada na F-150 vendida nos Estados Unidos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Das cinco picapes que ficaram entre os modelos mais vendidos, apenas duas alcançaram o número de respostas mínimo, com relevância estatística para a pesquisa. Isso não quer dizer que o enfrentamento foi apenas entre as duas, Ranger e Toro.

A Ranger pontuou 110,9, no espaço da caçamba; 107,1, no acesso aos comandos; e 105,0, no design. Enquanto suas menores notas foram em preço de compra (87,9) e custo de peças (91,6).

CLIQUE PARA CONTINUAR LENDO

Publicidade

Ford Ranger tem os proprietários mais satisfeitos do ano!

-
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em 20 anos de Os Eleitos, esta é a primeira vez que uma picape se consagra com a maior pontuação. Com média final de 100,5, a Ranger ficou à frente do SUV Citroën C4 Cactus, segundo colocado com nota 100,1, e do sedã médio Honda Civic, em terceiro com nota 99,9, que foi o campeão de 2019.

Não é de hoje que a Ranger vinha ensaiando a melhor campanha. Ano passado, ela terminou em quarto lugar, ficando à frente de sua rival histórica, a Chevrolet S10, que na ocasião chegou em oitavo no ranking geral, e agora ficou de fora por não ter atingido o número mínimo de respostas requerido pela pesquisa.

CLIQUE PARA CONTINUAR LENDO

Publicidade

Toyota tem o melhor serviço de pós-venda, de acordo com os proprietários

-
(Indio San/Quatro Rodas)

Mesmo sem satisfazer plenamente as expectativas de seus clientes, a Toyota foi a que mais se aproximou desse objetivo. Ela conseguiu as melhores notas do grupo em cinco dos oito aspectos analisados pela pesquisa. E mesmo nos três restantes, em que não foi a melhor, ela ficou acima da média do mercado.

Ela venceu em pontualidade (99,6), prazo de realização do serviço (98,9), qualidade de atendimento (97,2), transparência no relacionamento (95,6) e qualidade dos trabalhos executados (95,0).

CLIQUE PARA CONTINUAR LENDO E CONFERIR O RANKING COMPLETO 

Publicidade

Os grandes campeões de Os Eleitos

Ranking dos campeões

  • Honda Civic – 5
  • Honda Fit – 4
  • VW Golf – 2
  • Chevrolet Cruze Sport61
  • Fiat 500 – 1
  • Ford Fiesta – 1
  • Ford Ranger – 1
  • Hyundai i30 – 1
  • Renault Scénic – 1
  • Renault Clio Sedan – 1
  • Renault Clio hatch – 1
  • Toyota Corolla – 1
  • Toyota Etios Sedan – 1
  • VW Virtus – 1

Retrospectiva histórica

2001: Renault Scénic

2002: Renault Clio Sedan

2003: Renault Clio Hatch

2004: Honda Fit

2005: Honda Fit

Continua após a publicidade

2006: Honda Fit

2007: Honda Fit

2008: Honda Civic

2009: Toyota Corolla

2010: Honda Civic

Continua após a publicidade

2011: Hyundai i30

2012: Fiat 500

2013: Chevrolet Cruze Sport6 e Honda Civic

2014: Ford Fiesta e VW Golf

2015: Toyota Etios Sedan

Continua após a publicidade

2016: VW Golf

2017: Honda Civic

2018: VW Virtus

2019: Honda Civic

Campeonato de marcas

Honda – 9 títulos

Continua após a publicidade

Renault –3 títulos

VW3 títulos

Ford2 títulos

Toyota –2 títulos

Chevrolet –1 título

Continua após a publicidade

Fiat1 título

Hyundai – 1 título

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.