Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

VW T-Cross 1.4 TSI usado anda muito, gasta pouco e parte dos R$ 100.000

Eficiência e nível de equipamentos superior são as maiores virtudes do Volkswagen T-Cross, que vale mais com motor 1.4 TSI do Jetta e do Tiguan

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 abr 2024, 19h00
t-cross
Na versão Highline, T-Cross tem grade preta com frisos e detalhes cromados  (Pedro Danthas/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O Volkswagen T-Cross é um fenômeno de vendas, mesmo para os padrões da popularíssima VW. Apresentado em 2019, o SUV conquistou o público em razão de motores eficientes e de um nível de equipamentos só visto em categorias superiores.

Se o bolso permitir, vá direto para a versão topo de linha Highline, a única com o motor 250 TSI, 1.4 turbo flex de 150 cv. O destaque está no torque de 25,5 kgfm a 1.500 rpm, perfeitamente casado ao câmbio automático AQ250-6F de seis velocidades.

Volkswagen T-Cross tem aumento de preços de 2
Volkswagen T-Cross (Pedro Danthas/Quatro Rodas)

Se no Jetta e no Tiguan o motor 250 TSI era apenas adequado, no T-Cross ele dá um show de eficiência: percorre 12,3 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. E tudo isso mantendo a agilidade: seus 1.292 kg vão de 0 a 100 km/h em 9,7 s.

T-CROSS
Só a versão Highline tem interior estilizado, banco de vinil e quadro de instrumentos digital (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A Highline também se destaca pelo visual externo, com cromados e frisos nas janelas. Também conta com detalhes exclusivos no painel e já vem de série com bancos revestidos com imitação de couro, chave presencial e botão de partida.

Motor VW T-Cross
Motor 1.4 TSI gera 150 cv (Pedro Danthas/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O pacote Tech & Beats conta com faróis full-led, park assist e sistema de som Beats com subwoofer. Os mais completos contam com teto solar Sky View e painel digital. Sensação, o Active Info Display tornou-se item de série em 2020 a partir da versão Comfortline, junto com a multimídia com tela de 8”.

Volkswagen T-Cross foi o SUV mais vendido de fevereiro
Volkswagen T-Cross Comfortline (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Intermediário na linha, o Volkswagen T-Cross Comfortline perde bancos revestidos de “couro”, rodas aro 17 e o motor 250 TSI. Em seu lugar surge o 200 TSI, um três-cilindros 1.0 turbo flex que também pertence à família EA-211. São 115/128 cv e bons 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm, com câmbio automático de seis marchas. Acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 s e faz 11,7 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada.

T-Cross
Os T-Cross mais recentes já têm a central VW Play (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A versão de entrada 200 TSI traz seis airbags, piloto automático, freios a disco nas quatro rodas, controles de tração e estabilidade, assistente de saída em rampas, luzes diurnas de led, faróis de neblina com luz de curva (cornering light) e saídas de ar-condicionado para o banco traseiro.

Continua após a publicidade
T-Cross
Porta-malas do T-Cross (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Nem todos sabem, mas o T-Cross teve uma versão de entrada com câmbio manual de seis marchas nos modelos 2020 e 2021: vai de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e faz 13,8 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada. Pode até não ter mercado, mas os engates e o escalonamento do câmbio MQ200-6F arrancam sorrisos de qualquer um que goste de trocar marchas.

T-Cross
T-Cross tem bom espaço traseiro graças aos 2,65 m de entre-eixos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Virtudes não faltaram ao T-Cross para conquistar o mercado: o entre-eixos longo, de 2,65 metros, oferece espaço de sobra para quatro adultos e sua mecânica não é novidade para reparadores independentes. Um de seus únicos pontos fracos é o porta-malas, com apenas 373 litros.

Problemas e defeitos do VW T-Cross

Volkswagen T-Cross Comfortline 200 TSI
Versão Comfortline traz acabamento bicolor e bancos parcialmente em couro de série, além de teto solar panorâmico opcional (Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

Cabeçote – Nos dois a correia dentada e seu tensor devem ser trocados após 120.000 km ou quatro anos e meio. Apesar de simples, o procedimento é trabalhoso e não sai por menos de R$ 2.000.

Bomba d’água – Tanto no 200 TSI quanto no 250 TSI pode ocorrer uma falha na junta de vedação. Aproveite para verificar o estado da correia Poli-V que a aciona.

Remapeamento – Os motores TSI são famosos pelos ganhos de rendimento com alterações no gerenciamento eletrônico. O problema é que quase sempre isso encurta a vida útil do motor e da transmissão.

Suspensão – Na suspensão dianteira, verifique o estado geral de buchas, batentes e das bieletas que ligam a barra estabilizadora às bandejas. Na suspensão traseira, confira a integridade do eixo.

Teto solar – Não é comum infiltrações. Verifique o funcionamento do sistema, que deve ser sem estalos ou ruídos.

Continua após a publicidade

Freio – São comuns as queixas de pedal duro, causadas por falha no sistema de assistência a vácuo. O problema pode estar no sensor do hidrovácuo, na bomba de vácuo, na mangueira que liga a bomba ao hidrovácuo ou em um fusível queimado.

O que dizem os proprietários do Volkswagen T-Cross

Nome: Rafael Caldeira
Idade: 43 anos
Profissão: funcionário público
Cidade: Limeira (SP)

O que eu adoro:

“O rendimento do conjunto mecânico é excelente: sempre acima de 10 km/l na cidade e quase 15 km/l na estrada. O nível de conforto também agrada: é bem equipado e espaçoso mesmo para pessoas grandes.”

O que eu odeio:

“O nível de ruído é elevado. O problema é o excesso de plásticos rígidos no interior e das suspensões, que apresentam rangidos incompatíveis com a qualidade do projeto.”

Preço dos VW T-Cross usados

Seminovos T-Cross df

Continua após a publicidade

* Valores em reais calculados pela KBB Brasil para a compra pelo particular

Preço das peças

Peças T-Cross
(Reprodução/Quatro Rodas)

Nós dissemos

QR_720 COMPARATIVO VW TCROSS
(Reprodução/Quatro Rodas)

Abril de 2019  “O T-Cross acelerou de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e […] nas nossas medições de consumo, o T-Cross também terminou com os melhores números: 12,3 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. A explicação para isso está no fato de que, apesar de pequeno, o motor do T-Cross tem recursos que os motores dos concorrentes não têm, como turbo e injeção direta de combustível […].”

Pense também em um…

Creta
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Hyundai Creta  É o mais indicado. Priorize os modelos 2022 em diante, já com o estilo polêmico e motor Kappa II, um três-cilindros 1.0 turbo flex com injeção direta. Só não espere o mesmo rendimento: são 17,5 kgfm a 1.500 rpm e 120 cv a 6.000 rpm para impulsionar 1.270 kg. Isso resulta em 0 a 100 km/h em 11,2 segundos, mas as médias de consumo são de 11,5 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.