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VW Amarok usada dribla má fama com preço a partir de R$ 70.000

A primeira picape média da VW coleciona qualidades e defeitos, por isso sua compra requer pesquisa criteriosa antes de se bater o martelo

Por Alexandre Ule Ramos
Atualizado em 5 ago 2024, 07h55 - Publicado em 5 ago 2024, 07h00
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  • Nova Amarok V6 teste da Quatro rodas
    Não há mudanças no visual em relação ao modelo vendido antes (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Lançada em maio de 2010, a Volkswagen Amarok marcou a entrada da VW no segmento de picapes médias. Importada da Argentina, inicialmente contava apenas com câmbio manual de seis marchas e duas versões, Trendline e Highline.

    O motor era o quatro cilindros 2.0 biturbo diesel de 163 cv, sendo que apenas em 2011 a linha recebeu a adição de uma versão de entrada, com motor turbo de 122 cv.

    VW Amarok 2.0 TDI 2
    Na primeira fase, Amarok tinha visual mais discreto e apenas câmbio manual (Marco de Bari/Quatro Rodas)

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    Quando se fala em picapes médias a caçamba acaba tendo sua importância, tanto em termos de volume como de carga. Nesse quesito a Amarok vai bem, com 1.280 litros e 1.156 kg, respectivamente.

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    Apenas para efeito de comparação, a Ranger conta com 1.180 litros e 1.001 kg; a L200, 1.046 litros e 1.000 kg, e a S10, 1.061 litros e 1.049 kg. As medidas da caçamba, por sua vez, são de 1,50 m x 1,50 m x 0,55 m de altura.

    VW Amarok
    Volante tem ajuste de altura e profundidade desde os primeiros anos de produção (Marco de Bari)

    Para quem gosta de tecnologia, a Amarok pode decepcionar, pois não traz várias assistências ao condutor, que seriam normais num carro desse preço e segmento. Entre as “faltas” estão piloto automático adaptativo, sensor de ponto cego e frenagem autônoma, além da direção ser do tipo hidráulico e não elétrico e de oferecer só quatro airbags.

     

    amarok
    Vão livre do solo é um dos maiores do segmento, com 24 cm (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Ao longo dos anos, as mudanças ocorreram, mas foram bem pontuais, como o câmbio automático de oito marchas em 2012, além do aumento de potência para 180 cv; aumento de potência da versão de entrada para 140 cv em 2013; reestilização em novembro de 2016; motor V6 3.0 de 225 cv em fevereiro de 2018; e aumento de potência do motor V6 para 258 cv em 2020, sendo atualmente o mais potente da categoria.

    Amarok Extreme Black Style
    Capacidade de carga é a maior entre as rivais, com 1.105 kg (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Boa para uso urbano, embora grande e com peso acima de 2,3 toneladas, pode encarar estradas difíceis por conta do bom ângulo de ataque (28o) e de saída ( 23,6o), além dos 22,6 cm de vão livre da carroceria em relação ao solo.

    VW Amarok
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    As séries especiais foram muitas, começando em 2015 (Dark Label, 1.000 unidades), passando pela Ultimate (abril de 2016, baseada na Highline), Extreme (novembro de 2016, também na Highline) e outra vez Extreme, em julho de 2018. 

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    Por que falam tão mão da Amarok?

    Motor 2.0 TDI sofre com problemas crônicos
    Motor 2.0 TDI sofre com problemas crônicos (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Infelizmente, essa picape da VW sofre por causa de uma série de defeitos recorrentes e que acabam incomodando bastante os donos desses carros. A válvula EGR, de recirculação de gases do motor, a bomba de alta pressão e os bancos dianteiros estão entre os vilões.

    Por isso, não é raro ver a Amarok anunciada por valores abaixo da tabela: a maioria se cansou de brigar com a rede autorizada VW, quase sempre incapaz de solucionar as avarias. Isso, inclusive, abriu espaço para mecânicos que se especializaram na picape.

    Além disso, o motor diesel 2.0 biturbo com 163 cv foi um dos protagonistas do escândalo de manipulação de resultados de emissões de poluentes no mundo inteiro.

    O motor 2.0 biturbo deixou de ser oferecido no Brasil no início de 2022. Mas sua participação nas vendas já havia ficado muito limitada desde o lançamento das versões com motor V6 3.0 turbodiesel de 225 cv, em 2018. Hoje este motor entrega até 257 cv.

    Problemas e defeitos da VW Amarok

    Válvula EGR – O defeito na válvula recirculadora de gases do escape causa perda de potência, elevação de consumo e perda do fluido de refrigeração. Com isso, o superaquecimento é inevitável, podendo ocorrer grandes danos.

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    Correia dentada –  Sujeira acentua o desgaste desse componente, que resseca e pode apresentar rachaduras e até mesmo partir. Trocas periódicas, além de verificações em prazos menores, podem evitar ou reduzir o risco.

    Bomba de alta pressão – Algumas unidades apresentam desgaste prematuro, com produção de limalhas de ferro, que danificam o sistema de injeção, incluindo os (custosos) bicos injetores.

    Nova VW Amarok
    (Divulgação/Volkswagen)

    bancos dianteiros – Alvo de recall, esse problema atinge unidades fabricadas entre 2016 e 2018. Uma falha de fixação dos chicotes causa movimentação espontânea dos bancos. Verifique se o carro que deseja comprar passou pelo recall, que vai do chassi HA003452 ao HA041564.

    Filtro de partículas – Com o tempo, o filtro DPF fica saturado, impedindo o bom funcionamento do motor. A regeneração deve ser feita na rede autorizada ou em oficinas com maquinário apropriado.

    Freio ABS – Luz acesa no painel em geral indica falhas nos sensores de rotação das rodas, o que tambem afeta o ESP. É preciso substituir os sensores, reprogramar o sistema e apagar os códigos de avarias.

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    Recalls – Há três deles: um para reparar possível fissura na linha de combustível, outro para problemas de fixação das pinças de freio dianteiras e um terceiro, que envolve o deflagrador do airbag e o pré-tensionador do cinto – que aumentam o risco de lesões em caso de acidente.

    Valor de tabela das VW Amarok usadas (KBB Brasil)

    Modelo 2011 2012 2013 2014 2015 2017 2018 2019 2020 2021 2022
    Amarok 2.0 S 4X2 122 cv/140 cv R$ 73.220 R$ 72.330 R$ 79.900 R$ 84.805
    Amarok 2.0 S 4X4 122 cv/ 140 cv R$ 75.440 R$ 82.330
    R$ 83.000
    R$ 83.440 R$ 95.310 R$ 97.632 R$ 99.000
    Amarok SE 2.0 4X4 R$ 79.490 R$ 82.330 R$ 86.900 R$ 92.330 R$ 96.440 R$ 95.732 R$ 98.308 R$ 109.990 R$ 115.921
    Amarok Trendline 2.0 4×4 R$ 76.200 R$ 82.265 R$ 90.858 R$ 96.757
    R$ 98.963
    Amarok Trendline 2.0 AT 4×4 R$ 91.529 R$ 98.000 R$ 101.341 R$ 108.324 R$ 120.754
    Amarok Comfortline 2.0 AT 4×4
    R$ 127.010
    R$ 141.429 R$ 155.531
    R$ 168.943
    Amarok Highline 2.0 4×4
    R$ 80.872
    R$ 87.621 R$ 89.990 R$ 95.449 R$ 110.535 R$ 109.000
    Amarok Highline 2.0 AT 4×4
    R$ 92.330
    R$ 94.179 R$ 99.133 R$ 109.803 R$ 117.822 R$ 136.317
    R$ 153.449
    R$ 161.261 R$ 178.354
    Amarok Highline V6 3.0 AT 4×4
    R$ 151.220
    R$ 170.213
    R$ 193.330
    R$ 199.534
    Amarok Highline Extreme 2.0 AT 4×4
    R$ 131.529
    Amarok Highline Extreme V6 3.0 AT 4×4
    R$ 177.247 R$ 190.360 R$ 203.060
    R$ 219.397

    Preço das peças da VW Amarok

    Preço das peças VW AMAROK
    (Reprodução/Quatro Rodas)

    A VOZ DO DONO

    Nome: Marcio Araújo Silvestre e Silva
    Idade: 49 anos
    Profissão: comerciante
    Cidade: Belo Horizonte (MG)

    O que eu adoro

    “Roda como um carro de passeio, é muito confortável e transmite segurança. Mesmo com o passar dos anos, não fica velha em termos visuais e ainda chama atenção. O espaço interno é suficiente e a caçamba é muito boa.”

    O que eu odeio

    “Tem problemas insistentes. Na primeira viagem que fiz, tive uma pane elétrica. Depois o calvário que todo mundo passa, da válvula EGR, da correia e até mesmo de um farol que sempre tinha a lâmpada queimada.”

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    Desempenho e consumo da VW Amarok:

    Ficha Técnica: VW Amarok 2.0 Automática

    Nós dissemos

    Outubro de 2017  “A Volkswagen sempre foi conhecida pela dirigibilidade de seus modelos: direção precisa, freios comunicativos e respostas imediatas dos comandos sempre estiveram entre suas virtudes. E não foi diferente com a Amarok. Projetada e produzida pela VW, ela se destacou pela suavidade e silêncio do motor diesel 2.0 biturbo, com 163 cv e torque de 40,8 kgfm […] ”. 

    Pense também em um…

    Ford Ranger
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Ford Ranger usada – Nas versões mais novas, traz piloto automático adaptativo, sensor de ponto cego, frenagem autônoma e sensor de faixa. O motor DuraTorq tem 200 cv (2020) e 47,9 kgfm de torque a 1.750 rpm. Não chega aos valores da Amarok, mas isso não compromete o bom desempenho da picape. Entretanto, o fato de a Ford ter saído do país fez com que perdesse valor e liquidez.

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