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Volkswagen Gol G5 é carro usado barato, mas motor requer atenção

VW Gol foi líder de vendas por 27 anos seguidos e ainda é um dos carros usados mais vendidos do Brasil; veja valor, versões e defeitos

Por Redação
Atualizado em 26 dez 2023, 15h45 - Publicado em 26 dez 2023, 15h43
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  • Procurando um hatch compacto barato e não sabe por onde começar sua busca? Que tal experimentar aquele que foi o carro preferido pelos brasileiros por 27 anos consecutivos? A quinta geração do VW Gol justifica a fama conquistada pelos antecessores: é, até hoje, um verdadeiro cheque ao portador no mercado de carros usados.

    Baseado na plataforma PQ24 (Polo e Fox), o Gol G5 foi lançado em julho de 2008 e enfim adotou o motor na posição transversal, seja o 1.0 8V de 72/76 cv da versão de entrada ou o 1.6 8V de 101/104 cv.

    Melhores versões do VW Gol G5

    VW Gol G5
    Gol, modelo 2008 da Volkswagen, durante teste comparativo da revista Quatro Rodas. (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Mesmo com toda a inovação, manteve o acabamento espartano: trazia só a regulagem de altura para o banco do motorista e os cintos, para-choques pintados, faróis monoparábola e roda de aro 13 com calota. O acabamento, porém, era inédito: carroceria com vãos uniformes e interior com plásticos bem encaixados.

    VW Gol G5
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A partir do Gol Trend, que na verdade é um pacote opcional para os 1.0 e 1.6 (logo, não é considerado para o preço de tabela), é que agregava faróis biparábola, roda aro 14 com calota, chave canivete, conta-giros, porta-objetos e estofamento superior.

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    VW Gol G5
    Gol Power 1.6 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O Gol Power (só 1.6) adicionava direção hidráulica, roda aro 15 com calota, faróis de neblina, frisos laterais, detalhes cromados e kit visibilidade (limpador/desembaçador traseiro). Seus para-choques ainda tinham a base sem pintura, melhorando o aspecto visual do Gol.

    VW Gol G5
    Gol 1.0 Trend (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Nessa nova geração o Volkswagen Gol ainda oferecia opcionais como airbags dianteiros e freio ABS, mas a maior parte deles só foi equipada com ar, roda de liga, vidros e travas elétricas, computador de bordo I-System e rádio com Bluetooth.

    VW Gol G5
    Interior do Gol 1.0 Trend (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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    Nesta geração, o Gol deu seus tropeços: cinco recalls nos três primeiros anos de fabricação, com problemas como para-brisa trincado, servofreio inoperante, rolamento de roda com defeito e uma campanha para trocar o óleo e estender a garantia do motor. Isso porque a fabricante admitiu, em 2009, que o motor 1.0 VHT era abastecido com outra especificação de óleo ao sair da fábrica para melhorar seu rendimento, mas que acabou levando a um déficit na lubrificação de componentes do motor.

    Gol Power modelo 2011 da Volkswagen, durante teste comparativo da revista Quatro Rodas.
    Interior do Gol 1.6 Power l-Motion (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Problemas que acabaram sanados, mas que danificaram aquela aura de indestrutível do Gol. Algumas centenas de unidades do Gol G5 tiveram seus motores substituídos pela fábrica.

    O motor 1.6 8V de até 104 cv é confiável e robusto, mas requer atenção quanto a dois pontos. Um é que seu cabeçote costuma acumular borra do óleo do motor. Outro é quando o sistema de ignição: velas, bobina e cabos de vela precisam ser trocados com alguma constância e problema neles pode fazer a luz “EPC” acender no quadro de instrumentos do Gol.

    VW Gol G5
    Motor do Gol 1.0 VHT Total Flex deu dor de cabeça para a VW (Marco de Bari/Quatro Rodas)
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    Até a reestilização, em 2012, o Volkswagen Gol G5 mudou pouco. Veio o câmbio automatizado I-Motion em 2009, a série Seleção em 2010 (1.0, direção hidráulica, farol de neblina e roda exclusiva), a versão Rallye em 2011 (suspensão alta e visual aventureiro) e a opção por luz de emergência em frenagens bruscas e volante multifuncional em 2012.

    VW Gol G5 RALLYE
    Gol Rallye modelo 2010 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    O Volkswagen Gol teve mais três atualizações visuais até sair de linha em dezembro de 2022. Mas ele continua firme entre os usados, graças à dirigibilidade agradável, manutenção barata e liquidez inquestionável. Basta anunciar que vende.

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    Fique de olho

    Muito cuidado com os primeiros Gol G5 com o motor 1.0 VHT, que apresentou problemas de lubrificação. Em casos extremos, o bloco foi substituído por outro com numeração diferente ainda em garantia, mas sem a retificação obrigatória no documento do carro junto ao aos órgãos competentes. Portanto, cheque sempre a numeração.

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    Problemas e defeitos do Volkswagen Gol G5

    Gol Power modelo 2011 da Volkswagen, durante teste comparativo da revista Quatro Rodas.
    Câmbio do Gol 1.6 Power l-Motion (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Câmbio I-Motion – Atenção especial ao estado de peças como disco de embreagem e atuadores hidráulicos do câmbio. Apesar dos trancos serem normais, o sistema deve funcionar bem, com trocas no tempo correto e sem falhas, pois o reparo pode ser caro.

    Infiltração – Falhas no alinhamento e solda do monobloco provocaram infiltração de pó e água nas primeiras unidades produzidas. Fique atento ao cheiro de mofo, indício claro de umidade causada pela água que pode entrar até mesmo por trincas no para-brisa.

    Ar-condicionado – Se não estiver gelando, verifique a mangueira do gás refrigerante perto do painel dianteiro, facilmente danificada em pequenas colisões. A troca da mangueira e a recarga do gás custam em torno de 300 reais.

    Rolamentos – Ruídos estranhos e contínuos nas rodas traseiras em alta velocidade merecem atenção redobrada: o risco de travamento e queda de roda motivou um recall para substituição desses componentes.

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    I-System – Acione todos os dispositivos do computador de bordo em busca de falhas na visualização dos caracteres: a tela de cristal líquido é bem sensível ao calor, o que pode tornar sua leitura quase impossível.

    VW Gol G5
    Quadro de instrumentos I-System (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Preços dos Volkswagen Gol G5 usados (KBB)

    Versão do Gol G5 2008 2009 2010 2011 2012
    Gol 1.0
    R$ 24.591
    R$ 25.965 R$ 26.565 R$ 27.735 R$ 31.920
    Gol 1.6 R$ 26.953 R$ 29.914 R$ 31.577 R$ 32.481
    Gol 1.6 I-motion R$ 29.725 R$ 32.367 R$ 33.223
    Gol 1.6 Rallye R$ 34.335 R$ 36.027
    Gol 1.6 Power
    R$ 26.751
    R$ 28.870 R$ 29.647 R$ 30.687 R$ 34.167
    Gol 1.6 Power I-motion
     –
    R$ 30.583
    R$ 32.811 R$ 34.287
    VW Gol G5
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O que dizem os donos de VW Gol G5

    “O melhor do Gol é o motor: anda bem, é econômico e sua manutenção não pesa no bolso. Já o acabamento é muito simples, poderia ser bem melhor. Apesar do bom espaço interno, sua ergonomia é mais adequada a motoristas de estatura elevada: o banco é muito baixo e o volante, muito alto.” Aimée Mellero Masci, 22 anos, estudante, Santo André (SP)

    O QUE EU ADORO

    “É econômico, confiável e fácil de manter: mecânica simples com peças baratas e sempre disponíveis. Destaque para a visibilidade e a dirigibilidade: estou muito satisfeita.” Marluce Loes, 61 anos, aposentada, Uberaba (MG)

    VW Gol G5
    Porta-malas do Gol Power 1.6 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O QUE EU ODEIO

    “O consumo é alto e a frente raspa em valeta ou saída de garagem. Mas o problema maior são as panes elétricas intermitentes: a rede autorizada é incapaz de saná-las.” André Saraiva, 39 anos, administrador de empresas, Caxias do Sul (RS)

    Nós dissemos em Julho de 2008

    Reportagem 2008 - terceira geração
    O chamado Gol G5 tinha plataforma do Polo, novo design e mais equipamentos (Reprodução/Quatro Rodas)

    “O motor EA-111 1.0 é o mesmo do Geração 4 (agora na posição transversal), mas a versão 1.6 trocou o motor AP600 pelo EA-111 (mais evoluído) de Golf, Polo e Fox. (…) Os engenheiros da Volkswagen puseram coxins de motor feitos de alumínio. As vibrações do antigo Gol, que faziam lembrar um carro a diesel, ficam no passado. (…) O novo modelo resgata todos os valores que faziam o Gol dos anos 80 ser um carro gostoso de dirigir. (…) A suspensão é justinha sem ser dura, tão boa quanto a do Polo e talvez melhor que a do Fiesta. O novo câmbio é uma delícia, de engates certeiros e facílimos, uma homenagem ao Gol pioneiro.”

    Pense também em um… Hyundai HB20 usado

    hb20
    Hyundai HB20 (Divulgação/Hyundai)

    O maior rival do Gol é o Fiat Palio, mas seu brilho foi ofuscado pela chegada do HB20 no fim de 2012: bonito e moderno, ele chacoalhou o mercado, disposto a aguardar até três meses de espera pelo coreano. Robusto e bem-construído, ele resistiu ao teste de Longa Duração, apresentando baixo custo de manutenção e bom atendimento da rede. Tem garantia de cinco anos e seu acabamento é de boa qualidade e a dirigibilidade da versão 1.6 16V guarda um trunfo sobre o Gol: uma autêntica transmissão automática convencional, que tem apenas quatro marchas, mas trabalha sem os trancos do I-Motion.

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