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Toyota RAV4 usado é opção de SUV híbrido mais barato que Corolla Cross

Eficiente e bem equipado, o RAV4 é o melhor Toyota vendido no Brasil e uma excelente opção no mercado de SUVs usados

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 jan 2025, 09h44 - Publicado em 25 jan 2025, 08h37
Automóvel RAV4 2020, da Toyota, durante teste feito pela Quatro Rodas.
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Precursor entre os SUVs compactos, o Toyota RAV4 já é um dos maiores sucessos na história da Toyota, com mais de 10 milhões de unidades produzidas. Apesar de ser líder mundial neste segmento, seu sucesso em nosso mercado foi discreto em razão do preço pouco competitivo.

Importada do Japão, a quinta geração do RAV4 aportou aqui em meados de 2019 em duas versões: S e SX. A versão S tem preço tentador no mercado de usados, ao redor dos R$ 162.000 para o 2019 – é mais barato que o Toyota Corolla Cross XR 2026, com motor 2.0 aspirado de 175 cv, que custa a partir de R$ 170.690.

Automóvel RAV4 2020, da Toyota, durante teste feito pela Quatro Rodas.
RAV4 perdeu espaço com a chegada do Corolla Cross (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Faça questão de ficar com o Toyota RAV4 SX, porém. Só esta versão traz o pacote de segurança Safety Sense (com piloto automático adaptativo, que todo Corolla Cross tem), teto solar panorâmico, carregador de celular por indução e borboletas para trocas de marcha no volante.

RAV4 2020

Mas, mesmo sem esses itens, a versão S apresenta sete airbags, controles de estabilidade e tração, faróis full-led, ar-condicionado bizona, rodas de 18”, bancos dianteiros com ajustes elétricos e ventilação, chave presencial/partida por botão, multimídia com tela touch de 7”, sensores de estacionamento e freio de estacionamento eletrônico. Somente a partir de meados de 2020, há possibilidade de parear os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, com a chegada das versões S Connect e SX Connect.

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Automóvel RAV4 2020, da Toyota, durante teste feito pela Quatro Rodas.

Baseado na plataforma TNGA, o RAV4 é um híbrido impulsionado por um motor a gasolina com quatro cilindros e 2,5 litros, que gera 178 cv. É assistido por três motores elétricos: um para cada roda dianteira e apenas um para o eixo traseiro. Esse conjunto mecânico gera potência combinada de 222 cv, proporcionando um rendimento inimaginável para um SUV de 1.730 kg.

RAV4 2020
As informações sobre o fluxo de energia consumida ou regenerada podem ser acompanhadas na tela da central multimídia (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Dirigindo com calma no modo Eco e orientado pelos gráficos no painel, é possível percorrer 17,3 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada. Optando pelo modo Sport, a resposta  melhora bastante: o RAV4 acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos. As retomadas de 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h são cumpridas em 5,2 e 6,2 segundos, respectivamente.

Mesmo sem ser um fora de estrada, o RAV4 é capaz de encarar pisos de baixa aderência: basta acionar a tecla Trail. Mas cuidado: a altura livre do solo é limitada. A suspensão é independente nas quatro rodas.

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RAV4 2020
(Christian Castanho/Quatro Rodas)
RAV4 2020
Em nova geração, o RAV4 oferece muito mais espaço na cabine, sobretudo para quem viaja atrás (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A bordo, há espaço para cinco adultos e ainda 580 litros no porta-malas. O acabamento interno segue o padrão Toyota: nada requintado, porém com materiais de boa qualidade e ótima qualidade de construção.

Com a chegada do Corolla Cross, a versão SX Connect tornou-se a única a ser importada, a partir do ano-modelo 2021. O modelo 2022 recebeu faróis remodelados e o pacote de segurança Safety Sense passou a contar com monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego traseiro e alerta de cintos traseiros não afivelados.

Problemas e defeitos do Toyota RAV4

RAV4 2020
Display central colorido é ladeado por instrumentos analógicos (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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Sistema híbrido – A primeira coisa a ser verificada em qualquer Toyota híbrido é o estado do filtro do sistema de refrigeração das baterias, que deve ser limpo a cada dois anos ou 32.000 km. A primeira avaliação geral
do sistema deve ser realizada aos cinco anos ou 75.000 km (o que ocorrer primeiro).

Câmbio CVT – O fluido do câmbio deve ser inspecionado a cada 48.000 km. O intervalo para substituição do fluido depende muito das condições de uso, mas não deve ultrapassar os 96.000 km ou quatro anos
(o que ocorrer primeiro). De qualquer forma, é recomendada após a aquisição de um modelo usado.

Suspensão – Relativamente pesado, o RAV4 pode sofrer desgaste acentuado em buchas, batentes, bieletas e terminais de direção. A suspensão dianteira foi alvo de recall nas unidades produzidas entre 25/09/2019 e 25/10/2019 (chassis JTMDW3FVKD043110 a JTMDW3FVLD526895).

Válvula EGR – Funcionamento irregular do motor, perda de potência e aumento no consumo podem estar relacionados a uma falha da válvula EGR, responsável pela recirculação dos gases de escape. A válvula pode
travar aberta ou fechada: o melhor é substituí-la.

Infiltração – Os drenos das portas podem ficar obstruídos com o tempo devido ao acúmulo de poeira e outras impurezas. Quando isso ocorre, pode haver acúmulo de água nas portas, podendo ocasionar mofo e oxidação. O problema é facilmente solucionado com a desobstrução dos drenos.

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RAV4 2020
O porta-malas tem volume de 580 litros (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Desempenho e consumo do Toyota RAV4 HEV (Teste QUATRO RODAS)

Aceleração
0 a 100 km/h: 8,7 s
0 a 1.000 m: 29,4 s – 181,8 km/h

Retomada (D)
40 a 80 km/h: 4,6 s
60 a 100 km/h: 5,2 s
80 a 120 km/h: 6,2 s

Frenagens
60/80/120 km/h – 0 m: 14,3/25,2/58,9 m

Consumo
Urbano: 17,3 km/l
Rodoviário: 15,3 km/l

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A voz do dono

Nome:Leandro Antônio Amorim
Idade: 47 anos
Profissão: empresário
Cidade: Petrópolis (RJ).

 O que eu adoro: 

“É o familiar perfeito: espaço para cinco, porta-malas generoso, confortável. Consumo de carrinho popular e grande reserva de potência para ultrapassagens.”

O que eu odeio: 

“O acerto da suspensão poderia ser um pouco mais firme: oscila muito em desníveis na estrada. Além disso, a versão plug–in demorou muito para chegar ao mercado.”

Preço dos Toyota RAV4 usados* (KBB)

RAV4 USADOS
(Reprodução/Quatro Rodas)

Preço das peças do Toyota RAV4

RAV4 PEças
(Reprodução/Quatro Rodas)

Ficha Técnica – Toyota RAV4 SX

  • Preço: R$ 179.900
  • Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 2.487 cm3, 16V, 87,5 x 103,4 mm, 14,0:1, 178 cv a 5.700 rpm, 22,5 mkgf a 3.600 rpm e elétrico com 120 cv e 20,6 mkgf, potência combinada, 222 cv
  • Câmbio: CVT planetário, 6 marchas, tração integral sob demanda
  • Suspensão: McPherson (diant.)/braços sobrepostos (tras.)
  • Freios: disco ventilado (diant.) e sólido (tras.)
  • Direção: elétrica
  • Rodas e pneus: liga leve, 225/60 R18
  • Dimensões: comprimento, 460 cm; largura, 185,5 cm; altura, 168,5 cm; entre-eixos, 269 cm; altura livre do solo, 18 cm; peso, 1.730 kg; tanque, 55 l; porta-malas, 580 l

Nós dissemos

Automóvel RAV4 2020, da Toyota, durante teste feito pela Quatro Rodas.
(Reprodução/Quatro Rodas)

Agosto de 2019 “Dirija de modo pacato, pautado pelos gráficos que indicam no painel a hora de diminuir a pressão sobre o acelerador e obtenha números de consumo urbano em torno de 17,3 km/l (…). Mas alterne do modo Eco para o Sport e note o RAV assumindo outra postura. As arrancadas e retomadas letárgicas se transformam em alta performance […]”.

Pense também em um

XC60
(Divulgação/Quatro Rodas)

Volvo XC60 T8 usado Se destaca pela versão híbrida T8: seu motor de 2 litros com turbo e compressor gera 320 cv e é auxiliado por um motor elétrico de 87 cv no eixo traseiro. A potência combinada de 407 cv o leva de 0 a 100 km/h em 5,9 s, percorrendo 18,8 km/l na cidade e 16,8 km/l na estrada. Seu maior trunfo é o fato de ser um híbrido plug-in.
A autonomia elétrica é de cerca de 45 km.

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