Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Que tal um Chevrolet Camaro usado pelo preço de um Jeep Compass?

Imbatível na relação custo/cilindrada, o muscle car da GM é o brinquedo certo para queimar gasolina e pneus pelo preço de um sedã médio novo

Por Felipe Bitu
Atualizado em 15 nov 2023, 20h54 - Publicado em 15 nov 2023, 20h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Símbolo de status, o Chevrolet Camaro de quinta geração chegou ao Brasil em 2010 por importação oficial da GM. Imbatível na relação custo/cilindrada, fez a alegria de todos que apreciam os V8 americanos. A única versão era a SS, com seu motorzão de 6,2 litros, 55,6 mkgf de torque e 406 cv.

    Adequado às limitações do século 21, este V8 desliga metade dos cilindros em situações de carga baixa, resultando em um consumo relativamente baixo: 6,2 km/l na cidade e 9,8 na estrada no nosso teste.

    O câmbio automático sequencial de seis velocidades transmite toda essa força para as rodas traseiras, deslocando os 1.790 kg do Camaro com grande facilidade: vai de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos (em primeira marcha) e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h.

    Um desempenho notável para um cupê que mede 4,83 metros. Para conter tamanha massa, há controles de estabilidade e de tração e freios a disco ventilado com pinças Brembo em enormes rodas de 20 polegadas.

    chevrolet camaro guia de usados (11)
    O ronco do motor V8 é música para os ouvidos do seu dono (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Mesmo com a suspensão macia, ele é bom de curva: a plataforma Zeta tem reações rápidas para o seu tamanho e um comportamento dinâmico previsível e obediente. Mérito da suspensão independente (McPherson na frente e multilink atrás).

    Compartilhe essa matéria via:

    Os bancos dianteiros acomodam muito bem dois ocupantes, mas a vocação familiar do Camaro é restrita: como quase todo cupê 2+2, o banco traseiro é próprio só para crianças pequenas e o porta-malas é limitado (320 litros).

    Continua após a publicidade

    Outros detalhes que agradam são o head up display (HDU), computador de bordo e rádio com disqueteira para seis discos, MP3 player, entrada USB, Bluetooth e nove alto-falantes.

    Camaro
    Espaço traseiro é limitado e porta-malas só tem 320 litros (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Além de leves retoques, o modelo 2014 recebeu a central multimídia MyLink com tela de 7 polegadas, comandos por voz, câmera de ré integrada e interface para smartphones.

    Mesmo sendo um brinquedo, é fácil encontrar um Camaro em bom estado: está amparado pela mão de obra qualificada da rede autorizada e desfruta de boa reputação nas oficinas independentes, em parte devido à grande oferta de peças – originais ou paralelas. O preço é outro atrativo: um 2011 custa cerca de R$ 180.000, o mesmo que um SUV médio como Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross.

    Por mais baixo que seja o valor, tenha cuidado com os veículos de importação independente: o modelo 2011 da versão LT com V6 3.6 tem problemas crônicos na corrente de acionamento dos comandos de válvulas e pouca oferta de peças, o que dificulta bastante a manutenção.

    Continua após a publicidade
    chevrolet camaro guia de usados (9)
    Motorzão de 6,2 litros rende 406 cv (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Problemas e defeitos do Chevrolet Camaro

    MOTOR O sistema Active Fuel Management (AFM) controla o desligamento automático dos cilindros e pode apresentar problemas na válvula solenoide ou nos tuchos hidráulicos. Em casos extremos o sistema é desativado por uma reprogramação do sistema de gerenciamento do motor.

    CÂMBIO Robusta, a caixa automática 6L80 pode apresentar funcionamento irregular, com trancos ou retenções desnecessárias. O problema é geralmente causado por fluido de transmissão velho, que danifica
    o câmbio devido ao superaquecimento.

    FREIOS Problema comum a todo carro automático pesado de bom desempenho é o desgaste acentuado dos freios. Verifique se o sistema está em ordem, pois uma revisão completa com discos e pastilhas novos pode chegar perto dos R$ 10.000.

    SUSPENSÃO O Camaro exige demais de itens como buchas e batentes. Cheque o estado geral da suspensão: se o diagnóstico não for positivo, negocie

    Continua após a publicidade

    um desconto de no mínimo R$ 15.000.

    AIRBAG Luz acesa após a manutenção ou o alinhamento da direção é sintoma de mal contato no chicote do airbag. O modelo 2012 foi alvo de recall nesse item.

    RECALLS Foram três ao todo, dos modelos 2011 a 2014, afetando chave de ignição, banco dianteiro e chicote do airbag.

    O que dizem os proprietários do Chevrolet Camaro

    Nome: Fernando Gianfrancesco
    Idade: 38 anos
    Profissão: empresário

    Continua após a publicidade

    Cidade: Tatuí (SP)

    O que eu adoro: “Sua dirigibilidade é perfeita: doses generosas de torque e potência aliadas a uma estabilidade irrepreensível. O consumo é baixo para um V8 de alta cilindrada e a visão periférica é excelente.”

    O que eu odeio: “Não é possível desligar totalmente os controles eletrônicos de tração e estabilidade, o que compromete boa parte da diversão. O sistema elétrico também é frágil e sujeito a panes diversas.”

    PREÇO MÉDIO DOS CHEVROLET CAMARO USADOS (KBB BRASIL)

    Modelo 2011 2012 2013 2014 2015
    Camaro SS V8 6.2 R$ 186.073 R$ 192.850 R$ 181.857 R$ 229.018 R$ 245.209
    Camaro SS Conversível V8 6.2
    R$ 253.307
    R$ 274.163

    PREÇO DAS PEÇAS DO CHEVROLET CAMARO

    Peças Original Paralelo
    Para-choque (dianteiro) R$ 9.596 R$ 2.800
    Farol completo (cada um) R$ 4.820 R$ 1.204
    Pastilhas de freio (par dianteiro) R$ 2.855 R$ 1.200
    Disco de freio (par dianteiro) R$ 228 R$ 130
    Amortecedores (os quatro) R$ 12.294 R$ 2.320
    Continua após a publicidade
    chevrolet camaro guia de usados (1)
    Reportagem em 2009 comparou os dois modelos (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    NÓS DISSEMOS

    Novembro de 2010 “O motor escolhido para a versão SS, a oferecida no Brasil, foi o V8 (L99) de 406 cv. Ele veio do Corvette, acompanhado do câmbio automático de seis marchas. Na pista, esse casamento pareceu harmonioso, uma vez que o Camaro andou bem sem beber demais. O tempo de 0 a 100 km/h foi de 5,6 s.”

    PENSE TAMBÉM EM UM…

    Ford Mustang 5º geração (2005-14) Eterno rival do Camaro, este Mustang só chegou ao Brasil via importação independente. O mais procurado é o GT, com seu V8 4.6 de 300 cv. Só fica atrás do Shelby GT500, que traz um V8 5.4 sobrealimentado para render 500 cv. Sua principal desvantagem frente ao Camaro é o arcaico e pesado eixo traseiro rígido.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.