Nissan March usado tem versões 1.6 que andam muito e têm consumo de 1.0
Equipado e bom de dirigir, o Nissan March tem versões 1.0 e 1.6, e até opção de câmbio automático CVT por menos de R$ 60.000 e ainda é barato e fácil de manter

Para quem procura um seminovo de entrada, o Nissan March é uma boa – e nem sempre óbvia – opção. Primeiro carro popular de origem japonesa, ele chegou ao Brasil em meados de 2011, já como modelo 2012. Era importado do México e beneficiou-se da isenção do imposto de importação, o que lhe garantiu ótimo custo-benefício.
De estilo singular, ele seguia a cartilha dos japoneses: é confiável e fácil de manter. Especialmente porque, nos primeiros anos, seu motor 1.0 era o velho Renault 1.0 16V de 74 cv, que era usado no Clio desde 2001. Ou seja: peças e mão-de-obra para este motor não faltam.

Se por um lado ficava devendo bloco de alumínio e comando variável, por outro casou bem com o preciso câmbio: ia muito bem nas ladeiras e saídas de semáforo, mesmo exigindo constantes trocas por causa das relações de marcha curtas.
O Nissan March 1.0 S é o mais procurado dos primeiros anos de produção. Traz de série direção elétrica, ar-condicionado, airbags dianteiros, computador de bordo, trio elétrico e regulagem de altura para coluna de direção e banco do motorista. Freio ABS, nem como opcional.
Nissan March SR 1.6 16V era um foguetinho
A versão S, assim como as SV e SR, estavam disponíveis também com o motor 1.6 16V, que gerava 111 cv e 15,1 kgfm, e câmbio manual de cinco marchas. Pequeno e leve (925 kg), o March 1.6 é capaz de chegar aos 100 km/h em apenas 9,4 segundos.
O Nissan March é fácil de estacionar e gostoso de dirigir: a direção comunicativa de peso certo combina com a suspensão, que é firme e, nos carros importados, tinha batidas secas ao enfrentar as lombadas das ruas brasileiras. Só o interior decepciona: acabamento com plásticos rígidos e falta de isolamento acústico, que permitia ouvir a água batendo nas caixas de roda durante uma chuva.
O espaço interno é aceitável para quatro e o porta-malas de 265 litros é apenas suficiente: é um carro tipicamente urbano. Quem viaja muito deve considerar a versão 1.6 S: o motor Nissan HR16DE de 111 cv tem duplo comando de válvulas, de ótimo desempenho e consumo contido. Na versão SR, o freio ABS é opcional.


Tudo mudou com a produção nacional, em 2014: o March foi reestilizado e ganhou conteúdo de compacto premium, com direção elétrica e ABS de série em todas as versões. Destaque para a versão 1.6 SL, com ar digital, câmera de ré, rodas de aro 16 e central multimídia com tela sensível ao toque de 5,8 polegadas. A suspensão ainda ficou mais adequada às condições brasileiras.
No ano seguinte, o motor Renault de quatro cilindros foi trocado por um três-cilindros 1.0 12V da própria Nissan, que gerava 77 cv e torque máximo de 10 kgfm abastecido com etanol ou gasolina, e ainda dispensava o tanquinho de partida a frio.

O incômodo ruído em primeira marcha (parecido até com o som emitido quando o veículo anda em marcha-a-ré) , antigo problema do March, desapareceu no novo modelo. Em relação ao câmbio, a quinta marcha foi alongada em nome da economia de combustível, principalmente em velocidade de cruzeiro.
Em 2011, registramos 7,9 e 10,9 km/l com etanol, na cidade e na estrada. As médias subiram para 8,4 e 11,7 km/l nas mesmas condições com o March SL 1.6 renovado. Com esse resultado, o carro foi melhor até que o March anterior, equipado com motor 1.0, que fez 8,3 km/l e 11,2 km/l, na cidade e estrada.

Em 2016, o Nissan March passou a atender a uma demanda recente dos compradores de carros pequenos: o câmbio automático. No caso, o mesmo câmbio automático CVT usado até hoje nos Nissan Kicks e Versa, mas em versão sem marchas definidas. Estava disponível para as versçoes SV e SL. Para ir de 0 a 100 km/h, ele leva 11,1 segundos.
A lista de equipamentos de série do March SL CVT merece elogios: ar digital automático, direção, vidros, travas e retrovisores elétricos, volante multifuncional, faróis de neblina, ajustes de altura do banco do motorista, alarme, além dos obrigatórios freios ABS e airbags frontais.
Completando o pacote, há a central multimídia Nissan Multi-App. O sistema com tela de 6,2 polegadas oferece entradas USB/AUX, Bluetooth, navegador GPS, câmera de ré e acesso à Internet com conexão WiFi pela plataforma Android, que permite ainda o download de aplicativos compatíveis.

Cuidado com a versão básica, que encalha nas lojas mesmo com preços atraentes: ela não oferece a direção elétrica que virou pré-requisito para quem procura o March. A maioria das peças é encontrada para pronta entrega nas autorizadas, onde sempre é possível negociar um bom desconto.
Defasado e mais apertado que outros hatches compactos vendidos no Brasil, o Nissan March teve sua produção em Resende encerrada em setembro de 2020 e até hoje não teve um substituto.
Problemas e defeitos do Nissan March

Recall – Verifique se já foi feito o recall dos March produzidos de julho de 2011 a setembro de 2014, por uma falha nos airbags decorrente da montagem incorreta do gerador de gases do sistema.
Vidros laterais – Eles sofrem com vibrações devido ao tipo de canaleta usada nas portas, sem acabamento aveludado. O ideal é tentar fazer ajustes ou mesmo substituí-las, pois o problema quase sempre evolui para infiltrações de poeira.
Ruídos internos – Veja se a tampa do porta-malas não apresenta defeitos. Com o tempo, ela apresenta ruídos causados por folgas de fixação. O mesmo ocorre no tampão do portamalas: a aplicação de fita antirruído ajuda a amenizar o problema.
Correia dentada – Atenção com o estado da correia no motor 1.0 16V: seu rompimento causa atropelamento das válvulas, exigindo retífica do cabeçote. Vale investir na troca: custa só R$ 350.
Rolamentos – A falta de isolamento acústico tem suas vantagens: facilita a identificação de rolamentos de roda danificados, que produzem ruídos estranhos e contínuos em alta velocidade.
A VOZ DO DONO
Nome: Reginaldo Vitullo
Idade: 67 anos
Profissão: agrimensor
Cidade: São Paulo (SP)
O QUE EU ADORO – “Visual moderno, mecânica confiável e muita agilidade no trânsito. É um carro para quem gosta de dirigir: tem comandos amigáveis e estabilidade acima da média, especialmente em altas velocidades.”
O QUE EU ODEIO – “Painel sem marcador de temperatura é pecado mortal. O câmbio é barulhento, o reservatório da partida a frio está em local ruim e o espaço é limitado: leva cinco só em percursos curtos.”
Quanto vale um Nissan March usado
2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | |
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1.0 16V | R$ 29.906 | R$ 30.814 | R$ 32.794 | – | – | – | – | – | – |
1.0 12V | – | – | – | – | R$ 37.658 | R$38.221 | – | – | – |
S 1.0 16V | R$ 30.172 | R$ 32.858 | R$ 30.467 | – | – | – | – | – | – |
S 1.0 12V | – | – | – | R$ 40.624 | R$ 39.183 | R$ 45.171 | R$ 44.001 | R$ 44.697 | – |
S 1.6 16V | R$ 32.459 | R$ 35.296 | R$ 37.963 | R$ 38.997 | R$ 47.883 | R$ 45.619 | R$ 50.640 | – | – |
SV 1.0 16V | – | – | R$ 30.231 | – | – | – | – | – | – |
SV 1.0 12V | – | – | – | R$ 38.950 | R$ 42.263 | R$ 44.600 | R$ 45.587 | R$ 47.314 | R$ 51.688 |
SV 1.6 16V | R$ 32.436 | R$ 35.151 | R$ 36.685 | R$ 40.822 | R$ 45.224 | R$ 47.005 | R$ 50.020 | R$ 53.297 | R$ 57.974 |
SV 1.6 16V CVT | – | – | – | – | R$ 45.640 | R$ 56.236 | R$ 57.045 | R$ 58.768 | R$ 63.188 |
SR 1.6 16V | R$ 32.180 | R$ 34.934 | R$ 37.694 | – | – | – | – | – | – |
SL 1.6 16V | – | – | R$ 34.606 | R$ 49.670 | R$ 47.558 | R$ 49.997 | – | – | – |
SL 1.6 16V CVT | – | – | – | – | R$ 51.141 | R$ 59.289 | R$ 58.514 | R$ 60.639 | R$ 69.029 |
NÓS DISSEMOS…
Outubro de 2011 – “O destaque é o airbag duplo de série em todas as versões. (…) O March é um Nissan genuíno: não encanta, mas conquista. Por dentro e por fora, nada se destaca, mas o conjunto é convincente. (…) Com calibragem mais firme de molas e amortecedores, a suspensão transmite segurança sem deixar o conforto de lado.”
Nissan March 1.6 SL CVT | |
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Preço: | R$ 58.990 |
Motor: | flex, diant., transv., 4 cil., 1.598 cm3, 16V, 111 cv a 5.600 rpm, 15,1 mkgf a 4.000 rpm |
Câmbio: | automático CVT (continuamente variável), tração dianteira |
Suspensão: | McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.) |
Freios: | discos ventilados (diant.) e tambor (tras.) |
Rodas e pneus: | liga leve, 185/55 R16 |
Dimensões: | comprimento, 382,7 cm; largura, 167,5 cm; altura, 152,8; entre-eixos, 245 cm; peso, 999 kg; porta-malas, 265 l; tanque de combustível, 41 l |
Nissan March 1.6 SL CVT | |
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ACELERAÇÃO | |
0 a 100 km/h: | 11,1 s |
0 a 1000 m: | 32,6 s / 157,9 km/h |
VELOCIDADE MÁXIMA: | n/d |
RETOMADAS | |
De 40 a 80 km/h: | 4,8 s |
De 60 a 100 km/h: | 6,3 s |
De 80 a 120 km/h: | 7,8 s |
FRENAGENS | |
60/80/120 a 0 km/h: | 16,6/28,1/63,5 s |
CONSUMO | |
Urbano: | 11,7 km/l |
Rodoviário: | 15,8 km/l |