Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mitsubishi Pajero Sport usado é um SUV raiz, mas caro de manter

Robusto e confortável, o Pajero Sport reúne competências suficientes para que poucos sintam falta do Pajero Full

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 abr 2024, 20h58 - Publicado em 13 abr 2024, 10h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Estrela do Salão de 2018, o Pajero Sport retornou ao mercado nacional no ano seguinte, importado da Tailândia. Baseado na picape L200 Triton, o SUV chegou carregado de bons atributos para disputar com Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4.

    A dica mais valiosa para quem deseja ter um Pajero Sport é justamente evitar os exemplares da primeira fornada, que chegaram em 2019 já como modelo 2020: são notórias pelo visual carregado, com enormes lanternas traseiras que avançam sobre o para-choque. Só valem a pena com um bom desconto.

    Comparativo Mitsubishi Pajero Sport x Toyota SW4
    Lanternas e lataria ficam expostas a batidas na traseira por conta do para–choque recuado. (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Melhor ficar com o modelo 2021 em diante, que traz faróis de led divididos em duas peças e um visual mais contemporâneo, com barras paralelas na grade e um para-choque mais saliente.

    O modelo 2021 também marcou a chegada da versão HPE-S, acima da HPE, com quadro de instrumentos digital e central multimídia com tela de 8”. Mas ambas transportam sete pessoas com relativa agilidade, graças ao 2.4 turbo diesel de 190 cv e 43,9 kgfm.

    Mitsubishi Pajero Sport 2021 (3)
    No modelo 2021, a Mitsubishi reposicionou refletores para diminuir as lanternas do Pajero Sport, e tornou o para-choque mais proeminente para proteger melhor a tampa do porta-malas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Mesmo pesando 2 toneladas, o Pajero Sport tem disposição para acelerar de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos, com médias de consumo de 8,5 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada. É mais lento e gasta um pouco mais que os principais concorrentes, mas o câmbio automático de oito marchas (que permite trocas sequenciais por meio de borboletas no volante) é suave e silencioso.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Não se engane pelo seletor eletrônico de tração: ele traz modos 4×2, 4×4, 4×4 com diferencial central bloqueado e 4×4 com reduzida. O diferencial central com o bloqueio desligado permite o uso permanente da tração 4×4 mesmo em pisos de maior aderência, melhorando a estabilidade em dias de chuva.

    Pajero sport
    Em 2020 o Mitsubishi Pajero Sport ganhou o facelift que é utilizado até hoje. (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    De fato, ele é o utilitário esportivo raiz com o melhor controle das suspensões: sua carroceria balança menos ao transpor qualquer tipo de terreno. Mérito da calibração e dos controles de tração e estabilidade. Seu único porém é a anacrônica direção hidráulica, bem mais pesada. Ele também oferece piloto automático adaptativo, alerta de pontos cegos, sistema de frenagem de emergência e os sete airbags.

    Continua após a publicidade

    O conforto é garantido pelos 2,8 metros entre os eixos, bancos macios, ar-condicionado bizona, central multimídia e teto solar. O porta-malas leva 255 litros, mas, com a última fileira rebatida, chega a 971 litros de capacidade.

    Mitsubishi Pajero Sport 2021 (4)
    Console central está mais estreito, mas central multimídia da versão HPE-S é maior (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O encerramento da produção do Pajero Full fez com que as atenções do mercado se voltassem ao Pajero Sport. Ele encareceu a ponto de rivalizar em preço com modelos de marcas como Land Rover e Volvo, o que acabou por valorizar também os usados.

    Problemas e defeitos do Pajero Sport

    Motor: o motor 4N15 apresenta um problema crônico de rachaduras no coletor do escapamento, o que faz o motor perder potência e entrar em modo de segurança.

    Turbo: evite unidades que sofreram alterações no módulo de gerenciamento do motor para alterar a pressão de funcionamento do turbocompressor, o que acarreta danos ao motor e à transmissão.

    Continua após a publicidade

    Filtro DPF: o filtro de particulados costuma saturar em uso urbano e sua regeneração depende de mão de obra especializada. para evitar o problema, alguns proprietários removem o filtro e realizam outras adaptações. Fuja dessas unidades.

    Transmissão automática: o câmbio Aisin AE80F é tão robusto que muitos proprietários se esquecem dos cuidados básicos: substituição do fluido a cada dois anos ou 100.000 km rodados. Verifique se opera sem trancos ou retenções desnecessárias.

    Pajero Sport HPE-S 2021 (13)
    Pajero Sport (Divulgação/Mitsubishi)

    Tração 4×4: como são três diferenciais, vale a pena conferir o estado deles antes de fechar negócio; limalha no óleo do diferencial traseiro é indício de que o bloqueio do diferencial central foi usado em pisos de elevada aderência.

    O que diz o proprietário do Pajero Sport

    Nome: Francisco Jabur
    Idade: 44 anos
    Profissão: engenheiro
    Cidade: Belo Horizonte (MG)

    Continua após a publicidade

    O que eu adoro: “ideal para famílias grandes: seguro, espaçoso e confortável. Muito valente em trechos fora de estrada: o sistema de tração 4×4 é um dos mais sofisticados do mercado.”

    O que eu odeio: “poderia andar um pouco mais e gastar um pouco menos: o câmbio de oito marchas tenta, mas não consegue fazer milagre. As peças de reposição também poderiam custar menos.”

    Quanto valem os Pajero Sport usados (tabela KBB)

    Modelo 2020 2021 2022 2023
    Sport HPE 2.4 230.911 273.125 275.721 305.488
    Sport HPE-S 2.4 265.287 290.573 328.350

    * Valores em reais calculados pela KBB Brasil para a compra pelo particular

    Preços das peças do Pajero Sport

    Preço das peças Original Paralelo
    Farol 7.757 6.200
    Jogo de amortecedores 4.378 2.300
    Par de discos dianteiro 3.702 1.649
    Jogo de partilhas dianteiro 765 227
    Para-choque dianteiro 2.928 1.500
    Continua após a publicidade

    Nós dissemos…

    Maio de 2019: “se você ainda não se convenceu pelos números, eu posso garantir: o Mitsubishi é bem melhor de dirigir. Claro que, usando meu colega Eduardo como exemplo, ninguém que se propõe a ter um utilitário desses espera comportamento de carro de passeio. Só que, além de bancos mais confortáveis, o estreante tem direção mais precisa e suspensão mais firme.”

    Pense também em um…

    Chevrolet Trailblazer Premier 2022
    O Chevrolet Trailblazer segue à venda apenas na versão Premier 4×4 com motor 2.8 turbodiesel (Divulgação/Chevrolet)

    Chevrolet Trailblazer: baseado na S10, ele também tem chassi de longarina, eixo traseiro rígido e tração 4×4 com reduzida. Em tempos de diesel caro, sua maior vantagem está na oferta na versão LTZ com motor a gasolina, um V6 3.0 com 33,5 kgfm a 3.200 rpm e 239 cv a 6.600 rpm. Traz controles de tração e estabilidade, ar digital, computador de bordo e piloto automático com comandos no volante.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.