A Mitsubishi é conhecida pela valentia de seus utilitários. O Mitsubishi ASX, por sua vez, é um carro de passeio que roda confortavelmente por estradas de terra e até encara trilhas leves.
Belo e funcional, este SUV médio chegou ao Brasil em 2010, importado do Japão, e até conseguiu conquistar parte da clientela do Pajero TR4 (especificamente aqueles que rodam mais no asfalto) ao suprir suas principais carências – especialmente aquelas ligadas ao espaço.
O ASX tem dimensões de hatch médio (tem 4,36 m de comprimento e tem 2,67 m de entre-eixos), oferece espaço interno para cinco ocupantes, porta-malas de 409 litros, dirigibilidade dócil e confortável e bom pacote de segurança, que inclui sempre ABS e airbags frontais.
Uma semelhança com o TR4 é o alto consumo: seu 2.0 16V a gasolina com comandos variáveis e injeção direta rende 160 cv, mas é limitado pelo câmbio CVT, que compromete o desempenho com respostas lentas. Quem gosta de acelerar deve optar pelas versões com câmbio manual ou apelar para trocas nas borboletas do volante.
Vale a pena investir no Mitsubishi ASX AWD: com preço inicial de R$ 55.000, ele traz sete airbags (frontais, laterais, de cortina e um de joelhos), controles de tração e estabilidade, tração 4×4 seletiva, assistente de partida em subidas, sensores de ré, de chuva e de faróis, chave inteligente com partida do motor por aproximação, retrovisores rebatíveis, bancos de couro elétricos e ar digital. Teto panorâmico e faróis de xenônio são opcionais bem-vindos.
A versão 4×2 atrai pouco porque oferece menos itens de série por um valor próximo no mercado de usados, mas essa escolha pode garantir um carro mais novo.
Nacionalizado nos modelos 2012, o Mitsubishi ASX recebeu discretos retoques, roda aro 18 e revisão em motor e suspensão.
Em 2015, o ASX Outdoor aliou câmbio manual e o 4×4: além do visual (bagageiro no teto e apliques de plástico), ele agrada pela dirigibilidade mais suave devido às rodas menores (aro 16) e aos pneus de uso misto e perfil mais alto. Mas no ano seguinte o Outdoor passou a ter tração apenas dianteira e câmbio CVT.
Na linha 2017, a última reestilização garantiu a frente com novos frisos cromados na grade e que fazem uma espécie de ziguezague entre os faróis principais e os de neblina, junto com um novo para-choque com parte central preta.
Mas a única mudança na traseira surgiu apenas na linha 2018, quando ganhou um logotipo indicando que, tardiamente, o motor 2.0 passou a ser flex e com direito ao sistema de pré-aquecimento do etanol na partida a frio. Foi quando chegou aos 170 cv e 23 kgfm – com gasolina os valores são de 160 cv e 22 kgfm. O câmbio manual deixou de ser oferecido.
O Mitsubishi ASX saiu de linha em 2021. Mas, na verdade, o que aconteceu foi sua substituição pelo Outlander Sport que, na verdade, foi a terceira reestilização do ASX. Era o mesmo carro, com o mesmo motor, mas com frente e traseira renovados. Não deu muito certo, pois foi lançado em julho de 2020 e saiu de linha em dezembro de 2021.
O ASX desfruta da boa reputação dos carros japoneses, embora seu pós-venda deixe a desejar quando comparado aos rivais de Honda e Toyota. Por outro lado, a nacionalização melhorou a disponibilidade e o valor das peças de reposição e muitas delas são compartilhadas com o Mitsubishi Lancer. Vale pesquisar o preço de peças e serviços nas concessionárias, que quase sempre têm peças para pronta entrega e oferecem serviços de manutenção preventiva com preços fixos.
Problemas e defeitos do Mitsubishi ASX
Teto panorâmico – Os modelos 2010 e 2011 do ASX AWD foram convocados para recall de eventual aplicação de adesivo de fixação no teto panorâmico, por risco de descolamento do vidro.
Câmbio CVT – Assim como o Lancer, as primeiras unidades do ASX chegaram ao país sem o radiador do fluido da transmissão, provocando ruídos e falhas principalmente em altas rotações. Vale a pena certificar se o equipamento foi instalado no período de garantia.
Suspensão – A calibração firme e o curso curto da suspensão cobra seu preço na vida útil de peças como buchas e batentes. Batidas secas e vazamentos são indícios claros de amortecedores sem ação.
Cabeçote – O motor pode apresentar ruídos anormais, vindos da corrente dos comandos de válvulas: óleo de especificação incorreta ou trocas fora do prazo determinado provocam o desgaste precoce desse componente.
Sistema 4×4 – Exige atenção no alinhamento da direção e suspensão da versão AWD, sob risco de desgaste excessivo dos pneus e comportamento dinâmico irregular. Cheque também se o óleo da caixa de transferência e o do diferencial traseiro foram substituídos.
Valor dos Mitsubishi ASX usados (KBB)
Modelo | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 |
4×2 manual | R$ 50.565 |
R$ 56.675
|
R$ 58.200 | R$ 64.554 | R$ 65.990 | R$ 66.134 | R$ 68.990 | – | – | – | – |
GLS | – |
–
|
– | – | – | – | – | – | – | R$ 94.489 | R$ 109.521 |
HPE | – |
–
|
– | – | – | – | – | – | – | R$ 101.920 | – |
HPE-S | – | – | – | – | – | – | – | – | – | R$ 107.540 | – |
4×2 CVT | R$ 52.220 |
R$ 58.970
|
R$ 59.940
|
R$ 63.240 | R$ 67.100 |
R$ 69.940
|
R$ 76.640
|
R$ 83.340 | R$ 86.690 | – | – |
AWD CVT |
R$ 54.730
|
R$ 60.304
|
R$ 63.400 | R$ 64.550 | R$ 70.120 | R$ 77.351 | R$ 88.687 | R$ 87.980 | R$ 102.592 | – | – |
OUTDOOR MT | – | – | – | – | – | R$ 76.315 | – | – | – | – | – |
OUTDOOR CVT | R$ 73.335 | R$ 81.120 | – | – | – | – |
Preço das peças do Mitsubishi ASX
Original | Paralelo | |
---|---|---|
Para-choque (dianteiro) | R$ 2.103 | R$ 750 |
Farol (cada um) | R$ 1.029 | R$ 1.600 |
Retrovisor (cada um) | R$ 1.034 | R$ 600 |
Discos de freio (par) | R$ 1.018 | R$ 370 |
Pastilhas de freio (jogo) | R$ 350 | R$ 260 |
Amortecedores (os quatro) | R$ 1.454 | R$ 1.500 |
O que diz o proprietário
Nome: Fábio Tabarelli
Idade: 39 anos
Profissão: empresário
Cidade: Guarulhos (SP)
O que eu adoro:“É muito versátil e ignora as condições da via graças à elevada altura do solo: as suspensões independentes nas quatro rodas garantem conforto e estabilidade, no asfalto ou fora dele.”
O que eu odeio:“A transmissão CVT é o ponto fraco do carro: tem reações muito lentas, apresenta aquecimento no uso intenso em altas velocidades e ainda compromete acelerações, retomadas e até o consumo.”
Teste de desempenho e consumo (com gasolina) – Mitsubishi ASX 2.0 16V CVT AWD
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,2 s
- Aceleração de 0 a 1.000 m: 33,7 s – 156,8 km/h
- Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 5,5 s
- Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 6,8 s
- Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 9,1 s
- Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 16,6 / 29,4 / 68,2 m
- Consumo urbano: 6,9 km/l
- Consumo rodoviário: 9,8 km/l
Ficha técnica – Mitsubishi ASX 2.0 16V CVT AWD
- Preço: R$ 128.490
- Motor: gas., diant., transv., 4 cil., 16V, 1.998 cm3, 160 cv a 6.000 rpm, 25,5 mkgf a 4.200 rpm
- Câmbio: automatico, 6 marchas, tração integral
- Suspensão: McPherson(diant.) / multilink (tras.)
- Freios: discos ventilados (diant.) / discos sólidos (tras.)
- Direção: elétrica
- Rodas e pneus: 225/55 R18
- Dimensões: comp., 436 cm; largura, 178 cm; altura, 163,5 cm; entre-eixos, 267 cm; peso, 1.480 kg; tanque, 60 l; porta-malas, 415 l