Mercedes Classe C usado é bom, mas pode decepcionar com a manutenção
O líder do segmento premium é um exemplo de conforto e eficiência, mas exige muita atenção na hora da compra
Maior e mais leve que seu antecessor, o Mercedes Classe C de quarta geração (W205) lidera o segmento em razão de suas virtudes: os 2,84 metros entre os eixos fazem dele uma ótima opção de sedã executivo e o porta-malas de 480 litros é bem adequado.
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Desde a apresentação, em 2014, a versão de maior sucesso é a C 180 com motor M274 1.6 e câmbio automático de sete marchas. Traz turbo e injeção direta, rende 156 cv e 25,5 kgfm e acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos.
Na C 180 o pacote Avantgarde traz bancos com imitação de couro, central multimídia com navegador integrado e tela de 7”, ar-condicionado bizona, faróis de led, sistema start-stop, sensor de chuva, monitor de pressão dos pneus, airbags frontais, laterais e de cortina, ESP e rodas de liga leve de 17 polegadas. Mais luxuoso, o pacote Exclusive acrescenta moldura do painel de madeira e relógio analógico.
Mais forte e potente, o C 200 Avantgarde usa um motor M264 2.0 de 184 cv e incorpora sistema de estacionamento automático, acionamento elétrico para banco do motorista e modo de condução Sport+.
O topo de linha era o C 250 Sport, que acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos, graças ao motor 2.0 recalibrado para 211 cv. É caracterizado pelo kit AMG com duas saídas de escapamento e rodas aro 18. Traz ainda faróis full-led, acabamento interno de madeira, suspensão esportiva e multimídia de 8,4”.
Todas as versões do Classe C foram nacionalizadas em 2016. As inovações mais importantes da linha 2017 foram o câmbio de nove marchas e as versões C 250 Avantgarde (211 cv) e C 300 Sport (245 cv).
Levemente reestilizado em 2019, o Classe C tornou-se o primeiro híbrido brasileiro com a apresentação do C 200 EQ Boost. Faz médias de 11,1 km/l de gasolina na cidade e 18,1 km/l na estrada, graças a um motor elétrico que auxilia o motor 1.5 de 183 cv.
E ainda acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos. A potência do C 300 Sport saltou para 258 cv no modelo 2020, com 37,7 kgfm de torque constantes entre 1.800 e 4.000 rpm. O C 180, por sua vez, recebeu o mesmo painel digital antes restrito aos irmãos.
Independentemente da versão, o Classe C é sempre uma ótima escolha. Só é preciso atenção especial com o histórico de manutenções: sua complexidade mecânica exige conhecimento e ferramental específico, disponível apenas nas concessionárias ou oficinas dedicadas à marca Mercedes. Um Classe C com preço muito abaixo do mercado pode facilmente estourar o orçamento de um comprador menos atento.
Defeitos do Mercedes-Benz Classe C
- Válvula termostática O motor M274 utiliza uma válvula termostática eletrônica que pode apresentar falhas de funcionamento em quilometragens mais elevadas. A substituição não sai por menos de R$ 3.500, peça e mão de obra.
- Bomba d’água A bomba d’água do M274 também tem acionamento eletrônico e não deve ser negligenciada. O componente pode ser encontrado no mercado de reposição por cerca de R$ 4.000.
- Câmbio 7G Tronic A transmissão 722.9 pode apresentar falhas após partidas a frio, retenção indevida de marchas, deslizamento excessivo e trancos. Requer mão de obra especializada para avaliação do módulo eletrônico ISM e componentes como placa eletrônica e corpo de válvulas.
- Suspensão O W205 não é um carro leve, o que resulta em menor vida útil de componentes como batentes, buchas e bieletas. Atenção especial ao estado dos amortecedores: se estiverem avariados, é melhor reconsiderar a compra ou pechinchar um grande desconto.
- Start-stop Não se esqueça de verificar a vida útil da bateria principal AGM e da bateria auxiliar do sistema start-stop: uma bateria auxiliar nova custa entre R$ 4.000 e R$ 6.000 e representa um grande impacto na manutenção de unidades que estejam fora do período de garantia.
A voz do dono
Nome: Marcio Barhun
Idade: 52anos
Profissão: Policial Civil
Cidade: Limeira (SP)
- O que eu adoro: “Espaço adequado para cinco adultos e porta-malas enorme. O turbo garante excelente rendimento, com bom desempenho e muita economia. Padrão de acabamento interno e pintura impecável.”
- O que eu odeio: “Pouca altura livre do solo. Instável em altas velocidades. Custo de manutenção elevado em revisões e peças. Faltam itens de série oferecidos por modelos de marcas mais populares.”
Preço médio dos usados do Mercedes-Benz Classe C de 4ª Geração
Preços das peças
Nós dissemos
Outubro de 2018 “A suspensão macia não transpira desempenho em um primeiro momento, mas pode surpreender quem busca uma dinâmica mais afiada. (…) continua não sendo o sedã mais equipado ou rápido do segmento, apesar de ser mais caro. Mas o modelo entrega uma sensação real de solidez, além do status ainda consagrado da marca alemã.”
Teste de pista Mercedes-Benz C 180 Avantgarde
- Aceleração 0 a 100 km/h: 9,4 s
- Aceleração 0 a 1.000 m: 30,4 s – 176,9 km/h
- Velocidade máxima: 223 km/h*
- Retomada de 40 a 80 km/h: 4,0 s
- Retomada de 60 a 100 km/h: 5,0 s
- Retomada de 80 a 120 km/h: 6,4 s
- Frenagens de 60/80/120 km/h – 0 m: 15,9/27,3/64,8 m
- Consumo urbano: 11,2 km/l
- Consumo rodoviário: 15,6 km/l
*Dado de fábrica
Ficha técnica – Mercedes-Benz C 180 Avantgarde
- Motor: flex, dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, turbo, 16V, 1.595 cm3; 83 x 73,7 mm, 10,3:1, 156 cv a 5.300 rpm, 25,5 mkgf a 1.200 rpm
- Câmbio: automático, 9 marchas, tração traseira
- Suspensão: duplo A (dianteira)/multibraço (traseira)
- Freios: disco ventilado (dianteira) / disco sólido (traseira)
- Direção: elétrica, diâmetro de giro 11,2 m
- Rodas e pneus: liga leve, 225/50 R17
- Dimensões: comprimento, 468,6 cm; larg. 181,0 cm; altura, 144,2 cm; entre-eixos, 284,0 cm; peso, 1.425 kg; tanque, 66l; porta-malas, 480 l
- Itens de série: sete airbags, faróis de leds, sistema de estacionamento automático, ar-condicionado digital com duas zonas
Pense também em um…
Audi A4 (B9) Maior espaço interno e melhor qualidade no acabamento interno quando comparado ao Classe C. O desempenho é sempre satisfatório, graças ao motor 2.0 TFSI com turbo e injeção direta, aliado ao câmbio S-Tronic de sete marchas. As versões mais caras trazem faróis full-led, detector de pedestres, head-up display e som Bang & Olufsen.
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