Melhor Revenda: os hatches usados mais valorizados de 2023
Premiação criada por QUATRO RODAS e KBB Brasil chega para indicar os modelos que mais preservam o seu investimento após a compra
Hatch subcompacto de acesso
1° – Renault Kwid: -13,71%
O subcompacto da Renault vive uma eterna luta com o rival da Fiat para ver qual é o carro mais barato do Brasil, muitas vezes por centenas de reais. A briga se estende na desvalorização, por décimos. Vendido em quatro versões, o Kwid depreciou 13,71% no ano, apenas 0,2% a menos que o Mobi, em um segmento que hoje só reúne os dois candidatos.
2º – Fiat Mobi: -13,91%
SEGMENTO: Fiat Mobi, Renault Kwid
HATCH COMPACTO DE ACESSO
1° – Fiat Argo: -18,07%
Vencedor da categoria Hatch Compacto de Referência em 2022, o Argo se destaca desta vez entre os hatches de acesso. Isso porque a Fiat segurou bem seu preço ao longo do ano e conseguiu superar dois rivais que deram adeus recentemente: o Renault Sandero (agora é tudo Stepway na linha de entrada da Renault) e o VW Gol, que foi o vencedor do ano passado.
2º – Renault Sandero: -19,51%
3º – VW Gol: -23,25%
SEGMENTO: Fiat Argo, Renault Sandero, VW Gol
Hatch compacto de referência
1° – Chevrolet Onix: -13,67%
Vencedor da categoria Hatch Compacto de Referência em 2022, o Argo se destaca desta vez entre os hatches de acesso. Isso porque a Fiat segurou bem seu preço ao longo do ano e conseguiu superar dois rivais que deram adeus recentemente: o Renault Sandero (agora é tudo Stepway na linha de entrada da Renault) e o VW Gol, que foi o vencedor do ano passado.
2º – VW Polo; -13,85%
3º – Hyundai HB20: -15,89%
SEGMENTO: Chevrolet Onix; Hyundai HB20; Peugeot 208; Renault Stepway; Toyota Yaris; VW Polo
Hatch Premium
1° – Mini Cooper: -6,36%
A chegada do Mini em 2021 com uma inédita versão de entrada deixou o hatch com custo/benefício interessante, que se refletiu na baixa desvalorização e em sua vitória aqui na categoria Hatch Premium. Importado em quatro versões, com direito à nervosa John Cooper Works, o modelo superou os rivais da Mercedes e da companheira de grupo BMW.
2º – Mercedes Classe A: -10,99%
3º – BMW Série 1: -15,01%
SEGMENTO: BMW Série 1; Mercedes-Benz Classe A; Mini Cooper
Conta certa
Em tempos de preços de carros zero-km cada vez mais instáveis e com reflexos diretos na tabela dos seminovos, saber quanto um veículo perde de valor tornou-se fundamental na hora de escolher um automóvel ou mesmo vendê-lo sem perder dinheiro. Por isso, o Prêmio Melhor Revenda 2023 chega à quarta edição no momento mais propício para ajudar o leitor a se atualizar e fazer o melhor negócio quando for comprar ou trocar de veículo.
Parceria da QUATRO RODAS com a Kelley Blue Book (KBB) Brasil, empresa especializada na avaliação e pesquisa de preços de automóveis, o Prêmio Melhor Revenda está na quarta edição e já se tornou uma referência quando o assunto é a desvalorização dos principais carros do mercado. A premiação tem como objetivo, além de ser um guia para o leitor, reconhecer os carros que mais preservam o investimento do dono.
Como funciona? O Melhor Revenda premia os automóveis de passeio e comerciais leves que tiveram a menor desvalorização no período de 12 meses. Para chegar a esse índice, os especialistas da KBB tomaram como base de cálculo o preço sugerido de fábrica de cada versão dos modelos participantes quando zero-km, em fevereiro de 2022. Esse número, então, foi comparado com o Preço de Troca KBB – que calcula os valores médios das negociações do veículo particular para um lojista (o chamado Consumer to Business) – de fevereiro deste ano. É feita uma média aritmética de todas as versões do carro para se chegar ao índice de desvalorização. As únicas versões que ficam de fora dessa média são as híbridas e elétricas, avaliadas em suas categorias específicas (um mesmo carro pode concorrer em mais de uma categoria).
A dança das categorias Na edição deste ano, foram analisados 141 modelos elegíveis distribuídos em 23 categorias. Importante ressaltar que as mudanças no mercado, a alteração da oferta e o crescimento (ou diminuição) de alguns segmentos impactaram diretamente a dinâmica do Melhor Revenda. Um exemplo é que as categorias de SUVs e de Híbridos cresceram em número de carros elegíveis. Já Hatches e Sedãs encolheram na oferta. Outras, como Subcompactos e Picapes Compactas, tiveram apenas dois competidores, cada uma. Segmentos com apenas um participante não entraram no prêmio.
Quem está apto a participar? Pelas regras do Melhor Revenda, foram considerados apenas os automóveis e comerciais leves vendidos em fevereiro de 2022 como zero-km e com preço sugerido de fábrica menor do que R$ 500.000. E que permaneceram à venda como zero-km nas listas oficiais das montadoras em fevereiro de 2023. O teto de preço só não foi aplicado nas categorias Híbrido e Elétrico, por conta do posicionamento desse segmento.
Modelos que passaram por reestilizações mais significativas, remodelações, novos motores ou que trocaram de geração ficaram de fora. Por isso, não estranhe a ausência de Honda HR-V, Jeep Compass, VW Polo ou Nissan Frontier, que passaram por grandes mudanças na linha 2022.
Da mesma forma, muitos veículos lançados no ano passado também não figuram nas categorias do Prêmio Melhor Revenda. É o caso de modelos como Citroën C3 e Fiat Fastback.
Confira agora todos os vencedores do Prêmio Melhor Revenda 2023. Veja quais os modelos que menos desvalorizaram após o último ano e como se comportou o carro que você tem ou pretende ter na garagem.