Em sua quinta edição, o Prêmio Melhor Revenda é referência em apontar os modelos menos desvalorizados do mercado, para ajudar o leitor a fazer o melhor negócio quando for trocar ou comprar um veículo.
Confira a seguir os SUVs compactos, médios e grandes usados com a menor desvalorização no último ano. Os percentuais são calculados pela Kelley Blue Book (KBB), empresa especializada na avaliação e pesquisa de preços de veículos, e considera os preços iniciais de cada versão dos modelos vendidos zero-km em janeiro de 2023 com seu espectivo Preço de Troca KBB, em janeiro de 2024.
Esse índice da empresa calcula os valores médios das negociações do veículo particular para um lojista. Assim, chega-se aos índices de desvalorização que você confere a seguir.
SUVs compactos de acesso com melhor revenda
1° – Volkswagen Nivus: 25,3%
O Volkswagen Nivus conquista o tricampeonato no Melhor Revenda, e com folga diante dos demais competidores na categoria. Mais moderno e bem equipado entre os concorrentes, o SUV cupê carrega para o mercado outros bons atributos como o amplo espaço no porta-malas e o elogiado motor TSI. Ele mantém duas versões e pode ser reestilizado este ano.
2º – Renault Duster: 31,5%
3º – Peugeot 2008: 33,7%
SEGMENTO: Caoa Chery Tiggo 5X, Citroën C4 Cactus, Renault Duster, Peugeot 2008, Volkswagen Nivus
SUV compacto de referência com melhor revenda
1° – Honda HR-V: 19%
Ausente da premiação no ano passado por ter sido lançado fora do prazo estipulado nas regras, o Honda HR-V estreia já como campeão e com a segunda menor desvalorização entre todos os modelos desta edição. Com motores robustos e econômicos, o SUV também vai bem pelo espaço interno acima da média da categoria, comparável ao de SUVs médios.
2º – Volkswagen T-Cross: 26,1%
3º – Fiat Pulse: 26,3%
SEGMENTO: Chevrolet Tracker, Fiat Pulse, Fiat Fastback, Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade, Nissan Kicks, Suzuki Jimny Sierra, Volkswagen T-Cross
SUVs compactos premium com melhor revenda
1° – Audi Q3: 20,4%
Bicampeão na categoria, o Audi Q3 ganha pontos por ser montado nacionalmente em sistema SKD, mais especificamente em São José dos Pinhais (Paraná). Ele é oferecido em três versões diferentes, sendo uma na carroceria comum e duas na cupê, que ficaram mais equipadas com o passar do tempo e o fim da crise de componentes. A mecânica é a mesma para todos.
2º – Jaguar E-Pace: 22,2%
3º – Mercedes-AMG GLA 35: 29,9%
SUVs médio com melhor revenda
1° – Toyota Corolla Cross: 29%
A boa reputação da Toyota no mercado de novos e usados garante mais uma vitória ao Corolla Cross em sua categoria, mesmo que o SUV esteja sem mudanças significativas desde o seu lançamento no Brasil, em 2021. A mecânica sem relatos de problemas, ao contrário do Compass, e a oferta de versões híbridas, também colaboram para a vitória do modelo.
2º – Jeep Compass – 30,1%
3º – Peugeot 3008 – 33,9%
SEGMENTO: Caoa Chery Tiggo 7, Jeep Compass (flex/diesel), Mitsubishi Eclipse Cross, Peugeot 3008, Toyota Corolla Cross
SUVs médios premium com melhor revenda
1° – BMW X4: 26,8%
O BMW X4 segue como o carro mais potente feito no Brasil e líder da sua categoria no Melhor Revenda, conquistando o tricampeonato. Feito em Araquari (SC), ao lado de Série 3, X1 e X3, o modelo tem até 387 cv na versão mais cara. No segmento, a Mercedes-Benz segue como vice, mas agora com o GLC, e a JLR se mantém em terceiro, com o Range Rover Evoque.
2º – Mercedes-Benz GLC: 30%
3º – Range Rover Evoque: 31,9%
SEGMENTO: BMW X3, BMW X4, Mercedes-Benz GLC, Range Rover Evoque, Porsche Macan
SUVs grandes com melhor revenda
1° – Caoa Chery Tiggo 8: 33,9%
O Caoa Chery Tiggo 8 toma a liderança do Mitsubishi Pajero (que passa a terceiro colocado), apesar dos descontos promovidos em 2023, o que pode prejudicar o mercado de usados. Por outro lado, ele ganhou, no final de 2022, a atual e única versão Max Drive, que adiciona pacote de ADAS, como frenagem automática de emergência, ACC e alerta de saída de faixa.
2º – Jeep Commander: 35,8%
3º – Mitsubishi Pajero: 38,3%
SEGMENTO: Caoa Chery Tiggo 8, Chevrolet Trailblazer, Jeep Commander (flex/diesel), Mitsubishi Pajero Sport