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Hyundai Creta usado é SUV automático mais barato que HB20

Além da valorizada garantia de fábrica de cinco anos, essa geração segue no catálogo mesmo depois do lançamento da sucessora

Por Da Redação
21 jul 2024, 17h22
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  • Coube ao Hyundai Creta colocar montadora coreana no mapa  no segmento dos SUVs compactos e tem alguns argumentos fortes, como bom espaço interno, garantia cinco anos e revisões baratas.

     

    Lançado em dezembro de 2016, já como modelo 2017, o Hyundai Creta é baseado na plataforma do antigo Elantra de quinta geração (2010-2015) e tem 4,27 metros de comprimento, 2,59 metros de entre-eixos, 1,78 metro de largura e 1,63 metro de altura.

    Creta Prestige 2;0
    Creta Prestige 2;0 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Em sua primeira geração, o Hyundai Creta foi fabricado no Brasil com apenas dois motores, o 1.6 16V Gamma de 130 cv e o 2.0 Nu, de 166 cv, encontrados nas versões Attitude 1.6, Pulse 1.6, Pulse 2.0, Sport 2.0 e Prestige 2.0.

    Há opção de câmbio manual ou automático de seis marchas nas versões 1.6, mas os Creta 2.0 sempre têm câmbio automático de seis marchas.

    Versão Prestige oferece interior bicolor, couro, multimídia e volante multifuncional
    Versão Prestige oferecia interior bicolor, couro, multimídia e volante multifuncional (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O pacote de equipamentos trazia desde rodas de aro 16, airbag duplo, ABS, ar-condicionado, conjunto elétrico e som com USB (Attitude), passando por ESP, faróis de neblina, assistente de partida em rampa e sensor traseiro (Pulse) e chegava a botão de partida, ar digital, sensor de acendimento dos faróis, bancos com ventilação e multimídia com tela de 7 polegadas (Prestige).

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    Bancos dianteiros possuem sistema de ventilação
    Bancos dianteiros possuem sistema de ventilação (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Ao longo do tempo, as maiores mudanças foram ocorrendo com as versões mais baratas do Creta, como o lançamento das versões Pulse Plus em agosto de 2018, Smart 1.6 AT em novembro de 2018, Action 1.6 em maio de 2020, Limited 1.6 em julho de 2020 e Smart Plus em agosto de 2020. A Pulse 2.0 foi substituída pela Sport 2.0 em novembro de 2017.

    Cabine tem boa ergonomia, inclusive para quem viaja atrás
    Cabine tem boa ergonomia, inclusive para quem viaja atrás (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Para a linha 2020, o Hyundai Creta passou por uma leve atualização visual com mudanças nos faróis, grade e lanterna traseira de led na Prestige. Passou a seguir o design da versão fabricada na Índia. 

    Vantagens e desvantagens do Hyundai Creta usado

    Porta do Creta é igual ao do velho Tucson
    (Pedro Bicudo/Hyundai)
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    Entre os principais pontos positivos do Hyundai Creta estão o porta-malas, com 431 litros de capacidade, as revisões tabeladas e a já citada garantia, o que se traduz na maior facilidade de se encontrar carros revisados e em bom estado entre os usados à venda, já que para manter a garantia é imprescindível que o proprietário faça as revisões na rede autorizada.

    Porta-malas carrega até 431 litros de bagagem
    Porta-malas carrega até 431 litros de bagagem (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Entre as maiores críticas estão o consumo, nos carros equipados com motor 2.0, e o desempenho: fraco em ambos motores, 1.6 e 2.0 litros, principalmente nos dias de hoje em que o rendimento dos novos modelos melhorou de forma geral. O Creta é um modelo com poucos defeitos graves, mas os que existem são insistentes.

    A versão 1.6 traz painel preto, bancos em tecido, rádio simples com Bluetooth, ar-condicionado manual e quadro de instrumentos mais simples
    Rádio simples é pecado do Creta Pulse 2.0 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Com tudo isso, na hora de procurar uma unidade entre as inúmeras seminovas disponíveis no mercado, fique atento às revisões. E sem dúvida opte por um carro que esteja na garantia, pois isso se traduz em um modelo mais conservado e, na hora da revenda, mais valorizado e com maior liquidez também. Além disso, foi um dos melhores carros em termos de durabilidade que passou pelo teste de Longa Duração.

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    CRETA ACTION
    Hyundai Creta Action 1.6 segue em produção no Brasil em 2024 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    E se serve de alento, essa primeira fase do Hyundai Creta continua à venda na versão Action 1.6. É uma garantia de que peças não faltam. Além disso, todos os Creta da primeira fase custam menos que o Hyundai HB20 novo mais barato com câmbio automático – o HB20 Comfort Plus 1.0T AT, de R$ 109.490.

    Problemas e defeitos do Hyundai Creta

    Motor 2.0 16V do Creta é o mais forte: 166 cv e 20,5 mkgf com etanol
    Motor 2.0 16V do Creta tem 166 cv e 20,5 mkgf com etanol (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Barulho de válvulas: Não existe solução específica e o ruído chega sem avisar. Se está na garantia, a Hyundai até estuda uma tentativa de conserto, com troca de óleo e tuchos. Mas, se não estiver, a brincadeira pode sair cara e sem garantia de resultado.

    Marcador de combustível: Defeito que surge sem dar sinais e pode demandar a troca da boia e do próprio marcador.

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    Ar que não refrigera: Problemas no compressor do ar-condicionado podem fazer com que pare de funcionar. A solução é a troca. O porquê do defeito é um mistério que até hoje não foi esclarecido.

    Computador de bordo com controle de funções é item de série na Prestige
    Computador de bordo com controle de funções é item de série na Prestige (Pedro Bicudo/Quatro Rodas)

    Bateria insuficiente: A garantia da bateria é de um ano ou 20.000 km. Um dos sinais de problemas são trancos no câmbio automático, o que pode ser confundido com defeitos na transmissão.

    Evaporador: Essa peça faz parte do sistema de ar-condicionado e por causa de problemas de corrosão prematura ocorrem vazamentos.

    Faróis embaçados: Falha na vedação permite a entrada de água. A fábrica costuma lavar as mãos, com o perdão do trocadilho. Não tem nada com isso.

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    Plataforma do Elantra e motor flex 2.0 do ix35
    Hyundai Creta Prestige 2.0 (Pedro Bicudo/Quatro Rodas)

    O que dizem os proprietários do Hyundai Creta

    Nome: Dirce Dias de Figueiredo
    Idade: 38 anos
    Profissão: secretária
    Cidade: Belo Horizonte (MG)

    O que eu adoro:

    “É bem prático para o uso no dia a dia. Acho o acabamento bem bom para o valor do carro. Não sinto muito os buracos, acho que a altura em relação ao piso faz com que a gente acabe não se preocupando muito com o asfalto cada vez pior.”

    O que eu odeio:

    Os ruídos. Começou na direção, depois foi na suspensão e finalmente o motor começou a apresentar um barulho. Primeiramente era baixo, mas depois foi aumentando. Esse até hoje está lá.”

    Traseira tem linhas que remetem ao New Tucson
    Motor 1.6 dá conta do recado. Mas o 2.0 é o mais adequado (Pedro Bicudo/Hyundai)

    Preço médio dos Hyundai Creta (KBB Brasil)

    Versões 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023
    Creta Action 1.6 AT
    R$ 93.588
    R$ 98.012
    R$ 102.989
    Creta Attitude 1.6 MT
    R$ 74.450
    R$ 81.132
    R$ 83.845
    R$ 86.728
    R$ 90.585
    Creta Attitude 1.6 AT
    R$ 79.920
    R$ 83.320
    R$ 86.990
    R$ 90.120
    R$ 98.870
    Creta Pulse 1.6 MT
    R$ 78.941
    R$ 85.137
    Creta Pulse 1.6 AT
    R$ 82.842
    R$ 84.709
    Creta Smart 1.6 AT
    R$ 85.610
    R$ 90.125
    R$ 99.257
    Creta Pulse Plus 1.6 AT
    R$ 90.210
    R$ 90.706
    R$ 95.147
    Creta Pulse 2.0 AT
    R$ 85.540
    Creta Sport 2.0 AT
    R$ 90.401
    R$ 93.695
    Creta Prestige 2.0 AT R$ 88.487
    R$ 92.466
    R$ 96.877
    R$ 103.688
    R$ 108.942
    Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 Automático
    Painel do Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 Automático (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Desempenho e consumo do Hyundai Creta 1.6 (com gasolina)

    Ficha técnica – Hyundai Creta Pulse 1.6

    Ficha técnica – Hyundai Creta Prestige 2.0

    Desempenho e consumo do Hyundai Creta 2.0 (com gasolina)

    Preço das peças do Hyundai Creta

    pecas hyundai Creta
    (Reprodução/Quatro Rodas)

    Pense também em um…

    VW TCROSS
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    VW T-Cross usado: Não teve mudanças drásticas desde que foi lançado, ao contrário de Nissan Kicks, Chevrolet Tracker, Renault Duster, Honda HR-V… Enfim, baseado na plataforma do Polo, denominada MQB, o carro tem boa liquidez e revenda, em suas versões 200 TSI, Comfortline 200 TSI e Highline 250 TSI. O consumo é baixo em todas as motorizações.

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