Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Toyota Fielder ainda tem fama de robusta e confiável por R$ 30.000

Espaçosa, econômica e confortável, a perua derivada do Corolla ainda desfruta de boa fama no mercado graças a sua robustez e confiabilidade

Por Felipe Bitu
9 jan 2024, 00h01
A Fielder foi produzida no Brasil de 2004 a 2008
A Fielder foi produzida no Brasil de 2004 a 2008 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Esta é a segunda vez que a Toyota Fielder é abordada nesta seção: a primeira foi em dezembro de 2007, quando muitas ainda estavam na garantia de três anos. Agora falamos de uma perua que deixou de ser produzida há quase 16 anos e cuja grande maioria se encontra com centenas de milhares de quilômetros rodados.

Vale lembrar que ela compartilha com o Toyota Corolla a fama de robustez e confiabilidade, amparada por uma rede autorizada conhecida pela qualidade do atendimento e dos serviços prestados, mesmo após a garantia.

O porta-malas, de 411 litros, é menor que o do sedã
O porta-malas, de 411 litros, é menor que o do sedã (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A grande oferta de peças (originais ou paralelas) e a relativa simplicidade mecânica colaboram para que ela também seja muito bem avaliada por oficinas independentes. Por isso é muito comum encontrar uma Fielder em ótimo estado, mesmo após vários anos de bons serviços prestados.

Compartilhe essa matéria via:

Medindo 8 cm a menos que o sedã, ela traz o mesmo espaço interno, capaz de acomodar três adultos no confortável banco traseiro reclinável. Os 26 litros a menos no porta-malas (411 litros) são compensados pela praticidade da grande tampa traseira.

Continua após a publicidade
Toyota Fielder
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Os 26 litros a menos no porta-malas (411 litros) são compensados pela praticidade da grande tampa traseira.

Entre a linha 2005 e 2007, a Fielder só tinha uma versão (sem nome) e um opcional, o câmbio automático de quatro marchas, que casava bem com o motor 1.8 com comando variável de 136 cv.

Toyota Fielder
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Oferecia ar, airbags frontais, ABS, rodas de liga, CD player e trio elétrico, mas pecava pela falta de computador de bordo e piloto automático. Em 2006, os faróis de neblina passaram a ser de série.

Continua após a publicidade

Exclusiva para o modelo 2007, a esportivada Fielder S (450 unidades) vinha na cor preta, com defletores dianteiro e traseiro, saias laterais e itens pintados na cor cinza.

Toyota Fielder
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

A linha 2008 trouxe o motor flex (136 cv com gasolina ou álcool) e a versão SE-G, com computador de bordo, limpador automático, couro e ar digital. A antiga versão viraria XEi.

Seja qual for o modelo, o fato é que a quase extinção das peruas fez com que muitos se tornassem fãs da Fielder, o que facilita a vida de quem procura um veículo familiar barato, com a manutenção em dia e apto a rodar por mais uns bons anos.

Problemas e defeitos da Toyota Fielder

Toyota Fielder
(Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Cabeçote – O motor 1ZZFE não utiliza tuchos hidráulicos e, por isso, a folga das válvulas deve ser verificada a cada 20.000 km, com ajuste obrigatório aos 60.000 km. Fumaça no escapamento indica falha nos retentores de válvula.

Câmbio – O desgaste das juntas tripoides provoca vibração nas rodas dianteiras mesmo após o balanceamento. O ideal é substituir o semieixo completo.

Suspensão – É um de seus pontos fortes e, por isso, quase sempre negligenciado: amortecedores com vazamentos e coifas rasgadas não são bom sinal. Ruídos anormais podem ser provocados pelo desgaste de buchas e batentes.

Para-lama – A maioria perdeu o acabamento interno original, de plástico frágil, que se rompe facilmente. Sua presença é um sinal de zelo do proprietário, pois evita o acúmulo de detritos e o barulho em alta velocidade.

Câmbio automático – O fluido deve ser checado aos 40.000 km, além da troca do filtro e da limpeza dos ímãs que retêm a limalha. Abra o olho, pois o custo de reparo total da caixa pode superar os R$ 6.000.

Continua após a publicidade

Megarrecall Takata – Veja se o veículo pesquisado tem o airbag do passageiro que pode lançar fragmentos ao se abrir.

Fielder 2004
Fielder 2004 (Divulgação/Toyota)

Opinião do dono

Nome: Ana Carolina Parisi Absalonsen
Idade: 35 anos
Profissão: médica veterinária
Cidade: São Bernardo do Campo (SP)

O que eu adoro: “a posição de dirigir alta agrada muito: grande visibilidade para um carro de passeio. O motor é excelente: forte, potente, robusto e muito econômico. O acabamento interno é simples, mas de boa qualidade.”

O que eu odeio: “a suspensão poderia ser um pouco mais alta: tanto o assoalho quanto a traseira raspam facilmente com apenas quatro ocupantes. E a direção esterça pouco, exigindo muitas manobras em garagens.”

Continua após a publicidade
559_fielder_abre.jpeg
(Acervo/Quatro Rodas)

Quanto valem as Toyota Fielder usadas (KBB)

Modelo 2005 2006  2007 2008
Fielder XEI 1.8 16V flex manual R$ 32.181 R$ 32.000 R$ 34.995
R$ 38.500
Fielder XEI 1.8 16V flex aut.
R$ 33.900
R$ 36.000
R$ 39.000
R$ 39.900
Fielder SEG 1.8 16V flex aut.
R$ 45.900
Fielder S 1.8 16V gasolina manual R$ 38.750
Fielder S 1.8 16V gasolina aut.
R$ 39.000

Preço das peças da Toyota Fielder

Original Paralelo
Para-choque (dianteiro) R$ 791 R$ 300
Farol (cada um) R$ 1.076 R$ 250
Discos de freio (par) R$ 570 R$ 300
Pastilhas de freio (jogo) R$ 315 R$ 280
Amortecedores (quatro) R$ 1.740 R$ 1.500
Embreagem R$ 1.528 R$ 980

 

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.