Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Barato, Fiat Palio usado é líder de vendas; veja qualidades e defeitos

Fiat Palio saiu de linha há alguns anos, mas ainda é procurado por ser barato de comprar; custa entre R$ 30.000 e R$ 50.000

Por Felipe Bitu
Atualizado em 13 ago 2023, 11h50 - Publicado em 18 Maio 2023, 11h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 623_palio_01.jpg
    (Acervo QR/Quatro Rodas)

    Pedra no sapato do Volkswagen Gol, o Fiat Palio cresceu em tamanho e nas vendas até que conseguiu desbancar o rival em 2014 – apesar de os números serem de duas duas gerações somadas. Isso só reforçou seu bom valor de revenda e a alta liquidez entre os usados que perdura até hoje, 5 anos após ter saído de linha no Brasil.

    A segunda geração do Palio foi lançada no Brasil no final de 2011. Atualizada a partir de um monobloco mais forte e leve, ficou maior e mais seguro, apesar de ABS e airbag terem sido opcionais até o lançamento da linha 2013.

    Hatches compactos
    Visto de frente, o Palio lembra o irmão Punto (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    O tamanho favoreceu o espaço no banco traseiro, com 10 cm a mais para esticar as pernas. O acabamento do Fiat melhorou e o porta-malas também cresceu (de 275 para 280 litros).

    Fiat Palio 1.0
    Miolo do para-choque é parecido com o do Uno. Tampa é aberta pelo logotipo. (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Com uma direção rápida e suspensão mais firme, o Fiat Palio ganhou boa dirigibilidade sem abdicar do conforto, sua principal característica. A direção hidráulica é de série desde a básica Attractive, disponível tanto com o motor 1.0 Evo (75 cv) quanto com 1.4 Evo (88 cv).

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    O motor 1.6 16V E.torQ (117 cv) é exclusivo dos Palio Essence e Palio Sporting, ambas com câmbio automatizado Dualogic como opcional.

    Fiat Palio 1.0
    Palio estreou volante e sistema de som (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O Fiat Palio Attractive ainda tem computador de bordo, faróis com temporizador, abertura interna do porta-malas e do tanque e comando interno dos retrovisores. Entre os opcionais, ar-condicionado, vidros elétricos, rodas de liga, faróis de neblina, volante multifuncional, acionamento automático de faróis e limpadores de para-brisa e chave tipo canivete.

    Fiat Palio 1.0
    Espaço no interior aumento… (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Se você faz questão de segurança, comece pelo Palio Essence, que tem airbags laterais como opcional. Nela o ar-condicionado é de série, ao lado das rodas de liga aro 15, do banco do motorista com regulagem de altura e dos cromados no acabamento interno.

    Fiat Palio 1.0
    … em 10 cm. (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A versão Sporting é a mais adequada para quem aprecia uma tocada mais nervosa: rodas aro 16 com pneus 195/55, apêndices aerodinâmicos, faixas decorativas, saias laterais, faróis máscara negra e volante revestido de couro.

    Fiat Palio
    Fiat Palio Essence 1.6 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Para atender à legislação, a linha 2013 passou a contar com airbags dianteiros e os freios ABS, enquanto a Attractive recebeu um novo aplique de painel. Entre os opcionais, surgiu um novo rádio com streaming de áudio, que se conecta via Bluetooth para reproduzir as músicas armazenadas no celular, e o teto solar Sky Wind.

    Continua após a publicidade
    Fiat Palio
    Porta-malas do Palio comporta até 280 litros de bagagem (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Depois disso, o Fiat Palio teve poucas alterações até 2017, quando ganhou o mesmo painel do Grand Siena, com saídas de ar centrais horizontais. O hatch compacto deixaria de ser fabricado em novembro daquele mesmo ano, já ofuscado pelo lançamento do Fiat Argo cinco meses antes.

    Fiat Palio Sporting
    Fiat Palio Sporting (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Bem-equipado e fácil de manter, o Palio tem peças disponíveis em pronta entrega e há boa margem de negociação para descontos nas autorizadas, facilitando ainda mais sua manutenção. Os motores 1.0 e 1.4 Fire Evo continuam em produção até hoje para os Fiat Mobi, Strada e Fiorido, além do Peugeot Partner Rapid.

    Continua após a publicidade
    Preço das peças do Fiat Palio
    Original Paralelo
    Para-choques dianteiro: R$ 661 R$ 950
    Farol (cada um): R$ 452 R$ 420
    Retrovisor (cada um): R$ 368 R$ 270
    Disco de freio (par): R$ 360 R$ 230
    Pastilhas de freio R$ 196 R$ 80

    Atenção na hora de comprar um Fiat Palio

    Carros originalmente emplacados em outros estados podem indicar que pertenciam a locadoras (e que têm menor valor de revenda). Se o preço estiver muito baixo, cheque a placa, que costuma ser do Paraná (AAA a BEZ), Minas Gerais (GKJ a HOK) e Tocantins (MVL a MXG).

    Quais os problemas do Fiat Palio?

    Fiat Palio - câmbio Dualogic

    Quanto custa um Fiat Palio?

    Fonte: KBB 2012 2013 2014 2015 2016 2017
    Attractive 1.0 EVO R$ 31.880 R$ 33.200
    R$ 35.345
    R$ 38.201
    R$ 40.675
    R$ 42.876
    Attractive 1.4 EVO R$ 34.472
    R$ 37.549
    R$ 38.933
    R$ 41.256
    R$ 43.541
    R$ 45.718
    Essence 1.6 16V E.torQ R$ 34.684
    R$ 37.017
    R$ 39.159
    R$ 42.091
    R$ 43.120
    R$ 47.034
    Essence 1.6 16V E.torQ Dualogic R$ 35.718
    R$ 38.123
    R$ 43.350
    R$ 44.786
    Sporting 1.6 16V E.torQ R$ 40.533
    R$ 42.343
    R$ 44.863
    R$ 47.734
    R$ 53.122
    R$ 54.431

    O que dizem os donos do Fiat Palio?

    Guia de Usados - Fiat Palio

    Continua após a publicidade

    “É um carro que cativa pela racionalidade: bem-equipado, muito confortável, com amplo espaço interno e um motor que anda bem, apesar de ser 1.0. Não tenho do que reclamar do Palio: o pós-venda é bom, mas os acessórios originais oferecidos pela rede autorizada são caros demais.” Stella Saggiorato, 23 anos, jornalista, São Bernardo do Campo (SP)

    O QUE EU ADORO

    “Além de bonito, surpreende pelo desempenho: nem parece que é 1.0. O acerto da suspensão é um dos pontos fortes, pois absorve bem as irregularidades sem comprometer a estabilidade.” Pedro Bittencourt, 19 anos, estagiário, Belo Horizonte (MG)

    O QUE EU ODEIO

    “Apesar do bom desempenho, o consumo do 1.6 16V E.torQ é alto. Os plásticos poderiam ser melhores: botões do ar e maçaneta do porta-luvas quebram com facilidade.” Arthur Amado, 28 anos, advogado, Recife (PE)

    NÓS DISSEMOS – Novembro de 2011

    “O Palio cresceu nas três direções (comprimento, altura e largura). Além disso, sua estrutura foi reforçada, com o emprego de aços de alta resistência, ao mesmo tempo que ficou 15% mais leve. E todos os sistemas (suspensão, direção e freios) foram ajustados para melhorar o comportamento dinâmico do carro. (…) Em comparação ao antigo, a única semelhança é a posição de dirigir. O espaço interno aumentou, os novos bancos apoiam melhor o corpo e a ergonomia foi aprimorada, com o deslocamento das saídas de ventilação para o alto do console, mas a postura do motorista em relação ao volante e aos pedais é idêntica.”

    Pense também em um Volkswagen Gol G5

    História do Gol

    Após cinco recalls nos três primeiros anos de produção, o Gol perdeu a fama de inquebrável e a preferência do mercado, pondo fim a um reinado de 27 anos na liderança de vendas. Ainda assim, ele manteve outras virtudes: dirigibilidade agradável, manutenção barata e liquidez de cheque ao portador. A maior parte foi equipada com ar-condicionado, roda de liga, vidros e travas elétricos, computador de bordo e rádio com Bluetooth, mas vale investir tempo para achar carros com airbags e ABS.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.