Líder por 27 anos, o VW Gol se manteve no topo com a fama de robusto e confiável. Bastaram cinco recalls em três anos para perder a vaga para o Chevrolet Onix, que assumiu o posto em 2015 e só perdeu seu posto em 2020, já em sua segunda geração geração.
Mas o Chevrolet Onix usado em questão é da primeira geração, apresentada em 2013 e que hoje segue em produção apenas na Colômbia. Foi o maior sucesso da GM nos últimos anos. Como o Volkswagen Gol, ele não chegava a ser referência no segmento, mas reunia qualidades como estilo, conforto, rendimento e conteúdo acima da média.
Com a plataforma do Chevrolet Cobalt e o bom acerto da suspensão, elevou o nível da categoria: o Onix demonstra comportamento ágil e seguro sem comprometer o conforto.
Para um carro lançado há mais de dez anos, o acabamento exibe tecidos de boa qualidade e plásticos bem encaixados. Só não supera os Hyundai HB20 usados da mesma época.
Consumo do Chevrolet Onix
Mesmo defasados, os motores 1.0 (80/78 cv) e 1.4 (106/98 cv), que chegaram a ser atualizados para a linha 2017, tinham marcas satisfatórias de desempenho e consumo.
Enquanto o consumo do Chevrolet Onix 1.0 com gasolina chegou a 13 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada em nossos testes, o Onix 1.4 automático não ficou longe: fez 12,9 km/l e 15,9 km/l no circuito urbano e rodoviário, respectivamente.
Melhores versões do Chevrolet Onix
Todas as versões do Chevrolet Onix trazem ABS, airbags, direção hidráulica com regulagem de altura, painel digital e banco do motorista com ajuste de altura. Fuja dos básico LS dos primeiros anos, que tem só kit visibilidade (limpador e desembaçador) e ar-quente: nele, o ar-condicionado não há nem como opcional.
A versão mais procurada é a LT: alarme, maçanetas e espelhos pintados e travas e vidros (dianteiros) elétricos. De opcional, ar-condicionado e o aclamado MyLink, central com tela de 7 polegadas sensível ao toque.
O Onix 1.4 LT já vem com rodas de liga aro 15, e a top LTZ acrescenta ar, aro 15, vidro traseiro elétrico, MyLink, farol de neblina, espelho elétrico e computador de bordo.
A maior novidade do modelo 2014 foi o câmbio automático de seis marchas, o mesmo de Cobalt, Spin e do primeiro Cruze.
O Onix redefiniu os conceitos de robustez: na frota de Longa Duração, ele rodou 60.000 km sem problemas no motor, câmbio e suspensão. A carroceria mostrou solidez e se manteve livre de infiltrações de água e poeira.
A reestilização do Onix 2017 não comprometeu a aceitação dos usados da primeira fase. Mas a reestilização trouxe evoluções com os motores chamados SPE.4, com novos pistões, bielas e anéis, além de uma central eletrônica recalibrada.
Ainda teve a troca da troca da direção hidráulica pela elétrica e a redução da altura livre do solo, tudo pensando na redução de consumo, que chegou aos 18%, de acordo com a fabricante.
Por dentro, os puxadores internos da porta passaram para a posição convencional, aposentando a antiga alça em posição excessivamente baixa. Já a central multimídia MyLink trocou os comandos abaixo da tela por botões mais visíveis de volume, sintonia e seleção de faixas musicais e passou a ter Android Auto e Apple Carplay.
Essa mudança só não diz respeito ao Chevrolet Onix Joy, que manteve o visual da primeira fase do modelo até 2019. Quando o Chevrolet Onix ganhou nova geração, a primeira geração foi mantida como Chevrolet Joy e seguiu à venda até o final de 2021.
Atenção na rede autorizada, que continua impondo serviços desnecessários e muitas vezes não tem peças de reposição a pronta entrega.
Problemas e defeitos do Chevrolet Onix
Câmbio – Robusto e confiável, o câmbio automático de seis marchas pode apresentar problemas como a demora para engate das marchas após a seleção na alavanca, especialmente ré. O conserto exige mão de obra especializada e raramente fica abaixo dos R$ 5.000.
Direção hidráulica – Preste atenção em ruídos anormais ao esterçar o veículo: o problema é causado pela entrada de ar no sistema, que com o tempo acaba danificando a bomba hidráulica.
Embreagem – Apesar do acionamento hidráulico, o desgaste precoce do atuador acaba endurecendo o pedal: o componente custa em torno de R$ 250, mas as concessionárias costumam substituir o conjunto em garantia.
Recall 1 – Uma falha de vedação da porca que fixa a bomba de combustível atingiu os modelos 2013 e 2014, fabricados entre novembro de 2012 e dezembro de 2013. Os números de chassi vão de DG100001 a EG276280.
Recall 2 – Os modelos 2014 e 2015 sofreram problemas de fabricação no filtro de combustível envolvendo as unidades fabricadas entre outubro de 2013 e abril de 2014. Os chassis vão de EG200546 a FG117462.
A voz do dono
Nome: Brenda Rossi
Idade: 32 anos
Profissão: funcionária pública
Cidade: Floreal (SP)
O que eu adoro: “O rendimento é excelente: econômico e não perde potência com o ar-condicionado ligado. É robusto, espaçoso e a central multimídia MyLink interage bem com qualquer smartphone.”
O que eu odeio: “O ar-condicionado poderia ser mais potente e menos barulhento. E o custo das revisões é exorbitante: a rede sempre empurra serviços desnecessários, o que me fez abrir mão da garantia de três anos.”
Preço médio dos Chevrolet Onix usados (tabela KBB)
Modelo | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 |
Joy 1.0 8V |
–
|
–
|
– | – |
R$ 47.406
|
R$ 47.999 | R$ 50.529 | R$ 53.768 | R$ 59.618 |
LS 1.0 8V |
R$ 36.814
|
R$ 37.557
|
R$ 42.538 | R$ 45.646 |
–
|
– | – | – | – |
LT 1.0 8V |
R$ 38.356
|
R$ 39.176
|
R$ 43.974 | R$ 47.453 |
R$ 51.676
|
R$ 51.979 | R$ 54.195 | – | – |
LT 1.4 8V |
R$ 40.998
|
R$ 40.695
|
R$ 46.003 | R$ 48.905 |
R$ 55.466
|
R$ 57.270 | R$ 59.005 | – | – |
LT 1.4 8V AT | – |
R$ 46.567
|
R$ 49.250 | R$ 51.823 |
R$ 59.231
|
R$ 63.008 | R$ 64.561 | – | – |
LTZ 1.4 8V |
R$ 44.092
|
R$ 44.373
|
R$ 49.977 | R$ 53.839 | R$ 60.268 | R$ 63.548 |
R$ 66.351
|
– | – |
LTZ 1.4 8V AT | – | R$ 50.705 | R$ 54.888 | R$ 56.114 |
R$ 62.844
|
R$ 65.373 |
R$ 68.212
|
– | – |
Activ 1.4 8V AT | – | – | – | – | R$ 66.328 | R$ 68.487 |
R$ 62.690
|
– | – |
Advantage 1.4 8V AT | – | – | – | – | – | R$ 60.430 |
R$ 73.266
|
– | – |
Preço das peças do Chevrolet Onix
Original | Paralelo | |
---|---|---|
Para-choque (dianteiro) | R$ 1.364 | R$ 810 |
Farol (cada um) | R$ 1017 | R$ 750 |
Kit de embreagem | R$ 793 | R$ 500 |
Discos de freio (par) | R$ 416 | R$ 125 |
Pastilhas de freio (jogo) | R$ 217 | R$ 130 |
Amortecedores (os quatro) | R$ 1.421 | R$ 940 |