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Ford New Fiesta ainda é usado interessante – se comprado na versão certa

Destaque entre os hatches premium, ele oferece estilo, desempenho, segurança e muitos equipamentos

Por Felipe Bitu
Atualizado em 3 fev 2025, 09h11 - Publicado em 3 fev 2025, 07h00
New Fiesta Hatch modelo 2012 da Ford, testado pela revista Quatro Rodas
Frente sem o bocão Aston Martin durou até 2013 (Acervo/Quatro Rodas)

Inaugurada pelo VW Polo em 2003, a categoria dos hatches compactos premium sempre cativou pelo acabamento acima da média e bom nível de equipamentos. Até que a Ford chacoalhou o segmento no final de 2011 ao apresentar o New Fiesta.

Importado do México e com três anos de garantia, ele pegou carona na boa aceitação do New Fiesta Sedan: tinha as mesmas virtudes (dirigibilidade) e defeitos (espaço interno), mas era embalado pelo competente motor Sigma 1.6 16V flex (115/110 cv, álcool/gasolina).

New Fiesta Hatch modelo 2012 da Ford, testado pela revista dscfsd Rodas

Oferecido na versão única SE, o New Fiesta tinha três pacotes de opcionais: o básico trazia direção, ar, rodas de liga aro 15, som com Bluetooth e trio elétrico. Airbag e ABS só no pacote intermediário, que adicionava a central multimídia Sync, controle de estabilidade e auxílio para partida em rampas. O melhor estava no pacote mais caro: sete airbags, couro, rodas de aro 16, repetidores dos piscas nos retrovisores e leds diurnos no para-choque.

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A reestilização foi o marco para o início da produção nacional do hatch, em 2013. Agora o Ford Fiesta tinha cara de Aston Martin e versões mais simples, baratas e com motor mais fraco.

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Ford New Fiesta
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Mais básico, o Ford Fiesta S tinha o motor Sigma 1.5 16V (111/107 cv), airbag duplo, rodas de aço com calotas, ABS, ar-condicionado, direção elétrica, som com MP3 e Bluetooth e trio elétrico.

Agora a versão SE era intermediária e ganhava rodas de liga e faróis de neblina, tendo como opcional o novo motor Sigma Ti-VCT 1.6 16V (130/125 cv), vinculado à oferta do controle de estabilidade, auxílio para partida em rampas, ar digital, fechamento remoto dos vidros e volante multifuncional.

Ford Fiesta 1.0 EcoBoost
Ford Fiesta 1.0 EcoBoost (Marco de Bari/Quatro Rodas)
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Quem priorizava a segurança optava pelo Fiesta Titanium 1.6 16V, com pacote completo que tinha até couro e sete airbags. O único opcional era o câmbio PowerShift de seis marchas e dupla embreagem, que se tornou um problemão no mercado de usados: há lojas e concessionárias que se negam a aceitar carros com este câmbio.

Ford Fiesta 1.0 EcoBoost
Ford Fiesta 1.0 EcoBoost (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Ainda existiu o raro Fiesta com motor 1.0 EcoBoost, turbo com injeção direta e que não foi oferecido em outros carros no Brasil. Só queimava gasolina para gerar 125 cv e torque de 17,5 kgfm. Foi oferecido entre 2016 e 2018 como opção para as versões SE, para a nova intermediária SEL e para a topo de linha Titanium Plus.

fiesta
No Fiesta a central SYNC 3 só está disponível a partir da versão SEL (Ford/Divulgação)

A produção do Ford Fiesta no Brasil durou até 2019, quando a Ford decidiu fechar a fábrica de São Bernardo do Campo (SP). No ano anterior, teve menos de 15.000 unidades emplacadas, uma fração do que o Ford Ka vendia, e uma nova geração já estava à venda na Europa.

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Bancos do Fiesta ganharam novas capas
(Ford/Divulgação)

Potente, bem equipado e seguro, o New Fiesta ainda é fácil de manter: tem consumo moderado e peças de reposição fáceis de achar a preços acessíveis. Atenção no acabamento e nos problemas mecânicos recorrentes. Um ponto de atenção é que a rede de concessionárias Ford encolheu depois que a empresa deixou de fabricar no Brasil, então vale ficar atento à assistência próxima da sua casa.

Problemas e defeitos do Ford Fiesta

powershift

CÂMBIO POWERSHIFT – Revela ruídos e trepidações, que são eliminados com a reprogramação do módulo. Se persistir, devem ser feitas a troca do retentor e a limpeza da dupla embreagem, que patina quando está contaminada com óleo. Em casos extremos, só trocando o conjunto.

DIREÇÃO – Uma folga na caixa de direção causa barulhos e trepidações no volante. Seu custo passa de R$ 4.000.

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AMORTECEDORES TRASEIROS – Procure por indícios de vazamentos: não são raros os amortecedores que chegam ao fim de sua vida útil precocemente.

PINTURA – São muitas as reclamações sobre a pintura, que descasca facilmente com o impacto de pequenas pedras e outros detritos, além do surgimento de bolhas.

BANCOS DIANTEIROS – Macia e fina demais, a espuma cede e o suporte do apoio lombar se rompe. Isso permite que as costas se apoiem diretamente sobre a estrutura metálica, provocando dores em viagens longas.

fiesta
(Divulgação/Ford)

A VOZ DO DONO

Nome: José Eduardo Paravani Faillage
Profissão: publicitário
Cidade: São Manoel (SP)

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O QUE EU ADORO

“O comportamento dinâmico é ótimo: o carro é muito bem assentado no chão, formando um ótimo conjunto com o desempenho do motor Sigma. E o pacote de itens de série se equipara ao de modelos superiores.”

O QUE EU ODEIO

“O pós-venda da rede autorizada deixa a desejar: são incapazes de sanar problemas como o desgaste prematuro da embreagem e falhas simples no acabamento interno.”

Ford Fiesta
Lanternas do Fiesta ganharam uma nova disposição de luzes (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Preço médio dos Ford Fiesta usados
2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019
S 1.5 16V Manual R$ 32.739 R$ 37.964 R$ 42.304 R$ 46.237 R$ 57.687
SE 1.6 16V Manual R$ 31.158 R$ 33.511 R$ 35.658 R$ 44.890 R$ 48.911 R$ 54.212 R$ 54.022 R$ 57.675
SE 1.6 16V Powershift R$ 38.817 R$ 40.915 R$ 46.543 R$ 50.766 R$ 51.111 R$ 57.874
SE 1.0 12V Powershift R$ 49.234
SEL 1.0 12V Powershift R$ 50.212 R$ 52.693 R$ 60.378 R$ 57.966
Titanium 1.6 16V Manual R$ 37.174 R$ 45.552 R$ 50.283 R$ 54.665 R$ 56.846
Titanium 1.6 16V Powershift R$ 38.816 R$ 44.897 R$ 49.477 R$ 50.212 R$ 58.769 R$ 60.888
Titanium Plus 1.0 12V Powershift R$ 59.058 R$ 60.704
Preço das peças
Original Paralelo
Para-choque (dianteiro) R$ 1.455 R$ 500
Farol (cada um) R$ 788 R$ 340
Retrovisor (cada um) R$ 788 R$ 390
Disco de freio (par) R$ 540 R$ 280
Pastilhas de freio (jogo) R$ 509 R$ 250
Kit de embreagem (jogo) R$ 805 R$ 490

NÓS DISSEMOS – OUTUBRO DE 2011

“O teto é baixo e o interior passa uma incômoda sensação de confinamento. Se o motorista tiver mais de 1,80 metro, fca difícil até para instalar uma cadeirinha infantil. O motor trabalha com suavidade e em silêncio. (…) Tudo conspira a favor de uma condução mais esportiva, com o motor girando mais alto.”

PENSE TAMBÉM NUM…  PEUGEOT 208

Bonito e bem acabado como o Fiesta, o 208 oferece boa posição de dirigir, bancos confortáveis e tem como ar-condicionado digital bizona, teto solar panorâmico e cintos de segurança de três pontos para os cinco ocupantes. Mas fica devendo ESP e seu câmbio automático conta com apenas quatro marchas.

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