Ford New Fiesta ainda é usado interessante – se comprado na versão certa
Destaque entre os hatches premium, ele oferece estilo, desempenho, segurança e muitos equipamentos

Inaugurada pelo VW Polo em 2003, a categoria dos hatches compactos premium sempre cativou pelo acabamento acima da média e bom nível de equipamentos. Até que a Ford chacoalhou o segmento no final de 2011 ao apresentar o New Fiesta.
Importado do México e com três anos de garantia, ele pegou carona na boa aceitação do New Fiesta Sedan: tinha as mesmas virtudes (dirigibilidade) e defeitos (espaço interno), mas era embalado pelo competente motor Sigma 1.6 16V flex (115/110 cv, álcool/gasolina).
Oferecido na versão única SE, o New Fiesta tinha três pacotes de opcionais: o básico trazia direção, ar, rodas de liga aro 15, som com Bluetooth e trio elétrico. Airbag e ABS só no pacote intermediário, que adicionava a central multimídia Sync, controle de estabilidade e auxílio para partida em rampas. O melhor estava no pacote mais caro: sete airbags, couro, rodas de aro 16, repetidores dos piscas nos retrovisores e leds diurnos no para-choque.
A reestilização foi o marco para o início da produção nacional do hatch, em 2013. Agora o Ford Fiesta tinha cara de Aston Martin e versões mais simples, baratas e com motor mais fraco.

Mais básico, o Ford Fiesta S tinha o motor Sigma 1.5 16V (111/107 cv), airbag duplo, rodas de aço com calotas, ABS, ar-condicionado, direção elétrica, som com MP3 e Bluetooth e trio elétrico.
Agora a versão SE era intermediária e ganhava rodas de liga e faróis de neblina, tendo como opcional o novo motor Sigma Ti-VCT 1.6 16V (130/125 cv), vinculado à oferta do controle de estabilidade, auxílio para partida em rampas, ar digital, fechamento remoto dos vidros e volante multifuncional.

Quem priorizava a segurança optava pelo Fiesta Titanium 1.6 16V, com pacote completo que tinha até couro e sete airbags. O único opcional era o câmbio PowerShift de seis marchas e dupla embreagem, que se tornou um problemão no mercado de usados: há lojas e concessionárias que se negam a aceitar carros com este câmbio.

Ainda existiu o raro Fiesta com motor 1.0 EcoBoost, turbo com injeção direta e que não foi oferecido em outros carros no Brasil. Só queimava gasolina para gerar 125 cv e torque de 17,5 kgfm. Foi oferecido entre 2016 e 2018 como opção para as versões SE, para a nova intermediária SEL e para a topo de linha Titanium Plus.

A produção do Ford Fiesta no Brasil durou até 2019, quando a Ford decidiu fechar a fábrica de São Bernardo do Campo (SP). No ano anterior, teve menos de 15.000 unidades emplacadas, uma fração do que o Ford Ka vendia, e uma nova geração já estava à venda na Europa.

Potente, bem equipado e seguro, o New Fiesta ainda é fácil de manter: tem consumo moderado e peças de reposição fáceis de achar a preços acessíveis. Atenção no acabamento e nos problemas mecânicos recorrentes. Um ponto de atenção é que a rede de concessionárias Ford encolheu depois que a empresa deixou de fabricar no Brasil, então vale ficar atento à assistência próxima da sua casa.
Problemas e defeitos do Ford Fiesta
CÂMBIO POWERSHIFT – Revela ruídos e trepidações, que são eliminados com a reprogramação do módulo. Se persistir, devem ser feitas a troca do retentor e a limpeza da dupla embreagem, que patina quando está contaminada com óleo. Em casos extremos, só trocando o conjunto.
DIREÇÃO – Uma folga na caixa de direção causa barulhos e trepidações no volante. Seu custo passa de R$ 4.000.
AMORTECEDORES TRASEIROS – Procure por indícios de vazamentos: não são raros os amortecedores que chegam ao fim de sua vida útil precocemente.
PINTURA – São muitas as reclamações sobre a pintura, que descasca facilmente com o impacto de pequenas pedras e outros detritos, além do surgimento de bolhas.
BANCOS DIANTEIROS – Macia e fina demais, a espuma cede e o suporte do apoio lombar se rompe. Isso permite que as costas se apoiem diretamente sobre a estrutura metálica, provocando dores em viagens longas.

A VOZ DO DONO
Nome: José Eduardo Paravani Faillage
Profissão: publicitário
Cidade: São Manoel (SP)
O QUE EU ADORO
“O comportamento dinâmico é ótimo: o carro é muito bem assentado no chão, formando um ótimo conjunto com o desempenho do motor Sigma. E o pacote de itens de série se equipara ao de modelos superiores.”
O QUE EU ODEIO
“O pós-venda da rede autorizada deixa a desejar: são incapazes de sanar problemas como o desgaste prematuro da embreagem e falhas simples no acabamento interno.”

2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | |
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S 1.5 16V Manual | – | R$ 32.739 | R$ 37.964 | R$ 42.304 | R$ 46.237 | R$ 57.687 | – | – |
SE 1.6 16V Manual | R$ 31.158 | R$ 33.511 | R$ 35.658 | R$ 44.890 | R$ 48.911 | R$ 54.212 | R$ 54.022 | R$ 57.675 |
SE 1.6 16V Powershift | – | R$ 38.817 | R$ 40.915 | R$ 46.543 | R$ 50.766 | R$ 51.111 | R$ 57.874 | – |
SE 1.0 12V Powershift | – | – | – | – | R$ 49.234 | – | – | – |
SEL 1.0 12V Powershift | – | – | – | – | R$ 50.212 | R$ 52.693 | R$ 60.378 | R$ 57.966 |
Titanium 1.6 16V Manual | – | R$ 37.174 | R$ 45.552 | R$ 50.283 | R$ 54.665 | R$ 56.846 | – | – |
Titanium 1.6 16V Powershift | – | R$ 38.816 | R$ 44.897 | R$ 49.477 | R$ 50.212 | R$ 58.769 | R$ 60.888 | – |
Titanium Plus 1.0 12V Powershift | – | – | – | – | R$ 59.058 | R$ 60.704 | – | – |
Original | Paralelo | |
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Para-choque (dianteiro) | R$ 1.455 | R$ 500 |
Farol (cada um) | R$ 788 | R$ 340 |
Retrovisor (cada um) | R$ 788 | R$ 390 |
Disco de freio (par) | R$ 540 | R$ 280 |
Pastilhas de freio (jogo) | R$ 509 | R$ 250 |
Kit de embreagem (jogo) | R$ 805 | R$ 490 |
NÓS DISSEMOS – OUTUBRO DE 2011
“O teto é baixo e o interior passa uma incômoda sensação de confinamento. Se o motorista tiver mais de 1,80 metro, fca difícil até para instalar uma cadeirinha infantil. O motor trabalha com suavidade e em silêncio. (…) Tudo conspira a favor de uma condução mais esportiva, com o motor girando mais alto.”
PENSE TAMBÉM NUM… PEUGEOT 208
Bonito e bem acabado como o Fiesta, o 208 oferece boa posição de dirigir, bancos confortáveis e tem como ar-condicionado digital bizona, teto solar panorâmico e cintos de segurança de três pontos para os cinco ocupantes. Mas fica devendo ESP e seu câmbio automático conta com apenas quatro marchas.