Os carros novos com câmbio automático mais baratos do Brasil custam cerca de R$ 95.000 atualmente. Mas é possível ter o conforto de um bom câmbio automático pela metade desse valor.
Com base nos nossos guias de carros usados, separamos cinco modelos com preços entre R$ 40.000 e R$ 50.000 bons de mercado e sem histórico de defeitos no câmbio automático. Automático de verdade: deixamos de fora carros com câmbio de dupla embreagem, CVT e automatizados. Confira as opções.
Toyota Etios AT – A partir de R$ 48.217
O Toyota Etios ganhou opção de câmbio automático na linha 2017. Era o mesmo câmbio de quatro marchas que por muitos anos equipou o Corolla, e esteve disponível tanto com o motor 1.3 Dual VVT-i de 98/88 cv e 12,8/12,3 kgfm, quanto com o 1.5 Dual VVT-i 107/102 cv e 14,4/14 kgfm.
O câmbio automático foi acompanhado de mudanças como o quadro de instrumentos digital do Prius – na tentativa de melhorar a visibilidade das informações -, melhoria no isolamento acústico, suspensão e direção elétrica recalibradas e nova padronagem no acabamento interno.
Havia ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, banco traseiro com encosto rebatível, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e travas elétricas desde as versões mais básicas.
Confira o guia completo para comprar um Toyota Etios automático usado.
Hyundai HB20 1.6 AT – A partir de R$ 49.267
Lançado no Brasil no final de 2012, o Hyundai HB20 sempre teve opção de câmbio automático a partir da versão HB20 Comfort . Seu motor 1.6 16V flex rendia 128/122 cv, mas o câmbio era automático de quatro marchas até meados de 2015, quando foi reestilizado.
Com bom desempenho, todo HB20 tem de série freio ABS, travas e vidros elétricos, alarme e desembaçador, computador de bordo e rádio com bluetooth, mas não é difícil encontrar os carros automáticos com central multimídia.
Independente do número de marchas, vale atentar à alavanca do câmbio na hora da compra. Veja se a alavanca corre perfeitamente pelo canal de seleção das marchas e se as trocas ocorrem de forma suave. Trancos ou retenção indevida de marchas indicam necessidade de resetar ou reprogramar o módulo.
Confira o guia completo para comprar um Hyundai HB20 automático usado.
Chevrolet Onix 1.4 AT – A partir de R$ 46.567
–O Chevrolet Onix ganhou opção de câmbio automático na linha 2014. O hatch sempre teve câmbio automático de seis marchas combinado ao motor 1.4 8V SPE/4 com 106/98 cv. É um conjunto eficiente: Onix 1.4 automático não ficou longe fez 12,9 km/l e 15,9 km/l no circuito urbano e rodoviário, respectivamente, em nossos testes.
Todos os Chevrolet Onix automáticos têm, pelo menos, freios ABS, airbags dianteiros, direção hidráulica com regulagem de altura, painel digital e banco do motorista com ajuste de altura, alarme, maçanetas e espelhos pintados e travas e vidros (dianteiros) elétricos e ar-condicionado. A central multimídia MyLink com tela de 7 polegadas sensível ao toque era opcional nos primeiros anos na versão LT automática.
Robusto e confiável, o câmbio automático de seis marchas pode apresentar problemas como a demora para engate das marchas após a seleção na alavanca, especialmente ré. O conserto exige mão de obra especializada e raramente fica abaixo dos R$ 5.000.
Confira o guia completo para comprar um Chevrolet Onix automático usado.
Mini One 1.6 AT – A partir de R$ 44.158
Ao mesmo tempo que é uma opção exótica e excêntrica, o Mini One também é charmoso e estiloso. Esta era a versão de entrada do compacto inglês entre 2012 e 2013 e tem preços interessantes atualmente. Tudo porque era a única versão equipada com motor 1.6 16V de 98 cv e 15,6 kgfm, combinada com câmbio automático de seis marchas.
Apesar de robusta, a caixa câmbio automática pode apresentar funcionamento irregular, com trancos ou retenções desnecessárias. Vale a pena providenciar a substituição do fluido de transmissão (que pode danificar o câmbio devido ao superaquecimento) e do respectivo filtro.
O visual é inspirado no Mini clássico, mas tem rodas menores e não tem teto bicolor ou faixas desenhadas. Por dentro, destaque para o mostrador central com velocímetro analógico e outras informações (de difícil leitura). Mas há outro velocímetro (este, digital) inserido no conta-giros, convenientemente posicionado na parte superior da coluna de direção.
O corte de custos (esta é uma versão de entrada) fica evidente pela ausência do couro: os bancos são revestidos de tecido e o volante de plástico perdeu os controles do piloto automático e do sistema de som. O nível de equipamentos, porém, é adequado à sua proposta, com seis airbags, ESP, computador de bordo e CD player com entradas auxiliares.
Confira o guia completo para comprar um Mini One automático usado.
Chevrolet Cobalt 1.8 AT – A partir de R$ 42.452
O Chevrolet Cobalt era um sedã compacto que oferecia espaço de sedã médio. E a partir da linha 2013, quando ganhou opção de motor 1.8, também passou a ter câmbio automático de seis marchas nas versões LT, LTZ e Elite.
O motor é praticamente o mesmo usado até hoje na Spin, um 1.8 8V Econo.Flex com 108/106 cv e 17,1 kgfm. O câmbio é o mesmo usado no Cruze na época e ajuda a reduzir o consumo e o nível de ruído. É robusto e confiável, mas pode apresentar problemas, como a demora para engate das marchas após a seleção na alavanca, especialmente o da ré.
A versão mais procurada é a LTZ: tem espelhos e vidros traseiros elétricos, computador de bordo, rodas de liga, faróis de neblina e USB com Bluetooth. Se a grana estiver curta, prefira a intermediária LT: é a partir dela que ABS e airbag duplo estão presentes como itens de série.
Confira o guia completo para comprar um Chevrolet Cobalt automático usado.