Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Chevrolet Cruze 1.8 é robusto, equipado e custa menos que Civic e Corolla

Robusto, bem-equipado e bom de volante, o modelo Chevrolet Cruze é uma das boas opções entre os hatches e sedãs médios usados

Por Felipe Bitu
Atualizado em 25 jun 2024, 01h29 - Publicado em 22 jun 2024, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Cruze 1.8 16V LTZ, modelo 2012 da Chevrolet, testado pela revista Quatro Rodas
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Sucesso nos EUA, a primeira geração do Cruze chegou ao Brasil para rivalizar com Corolla e Civic. Lançado já como linha 2012, entre suas armas estava o mesmo porte dos rivais (4,60 metros de comprimento e o bom entre-eixos de 2,69).

    O resultado foi uma cabine espaçosa e bem-executada, com acabamento de plástico e couro sintético muito superior ao do antecessor Vectra e um generoso porta-malas para 450 litros de bagagem.

    Cruze 1.8 16V LTZ, modelo 2012 da Chevrolet, testado pela revista Quatro Rodas
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Por isso, o Chevrolet Cruze tornou-se um dos sedãs mais procurados por quem quer uma opção mais equipada que os japoneses por um preço mais baixo.

    As versões do Chevrolet Cruze

    O Cruze LT trazia rodas de liga aro 17, airbags frontais e laterais, controles de tração e estabilidade, ABS com EBD e BAS, Isofix, direção elétrica, ar digital, volante multifuncional, piloto automático e som com Bluetooth.

    Cabine agradável, com acabamento em dois tons na versão LTZ
    Cabine agradável, com acabamento em dois tons na versão LTZ (Marco de Bari)
    Continua após a publicidade

    Já o Cruze LTZ agregava acabamento interno em dois tons com bancos de couro, central multimídia, faróis com acendimento automático, retrovisores aquecidos com rebatimento elétrico, airbags de cortina e chave inteligente com destravamento automático das portas e partida por botão.

    Sob o capô, o motor 1.8 16V Ecotec com dois comandos de válvulas variáveis é flex e entrega 144/140 cv, potência bem explorada pelo câmbio automático sequencial de seis marchas, com acionamento apenas pela alavanca no console. O câmbio manual de seis velocidades foi exclusivo do LT e saiu de linha em 2015.

    642_hatches_21.jpg

    Segurança do Chevrolet Cruze

    Ao volante, o Chevrolet Cruze exibe uma dirigibilidade que pode ser considerada um meio-termo entre a insensibilidade do Corolla e a esportividade do Civic: a direção é firme e a suspensão oferece bom compromisso entre segurança e conforto.

    Continua após a publicidade
    Chervolet Cruze
    Grade com barras horizontais e enormes molduras do farol de milha, tudo cromado (Pedro Bicudo/Quatro Rodas)

    Integrante da nossa frota de Longa Duração, o Cruze chegou ao fim dos 60 000 km como referência em termos de qualidade técnica entre os sedãs médios.

     

    Motor, transmissão, freios e suspensão indicaram que se tratava de um carro extremamente robusto e perfeitamente adequado à péssima qualidade do piso brasileiro.

    Chevrolet Cruze
    Revestimento de couro da cor Brown Storm é a única novidade no interior (Pedro Bicudo/Quatro Rodas)

    Lançado no finalzinho de 2014, o Chevrolet Cruze 2015 marcava a estreia da reestilização da primeira geração do modelo. Recebeu novo para-choque e grade frotal, luzes diurnas de led e atualizações no motor 1.8 e no câmbio automático que acabaram por melhorar seu desempenho.

    Continua após a publicidade

    As poucas queixas dos proprietários se concentram no pós-venda deficiente, incapaz de sanar pequenos problemas.

    Problemas e defeitos do Chevrolet Cruze

    Motor 1.8 16V: até 144 cv e 18,9 mkgf de torque

    Câmbio automático – Problema abordado na seção Autodefesa de dezembro de 2012: verifique se ele não está travado em terceira marcha, o que indica operação em modo de segurança. O problema costuma ser resolvido com a substituição ou reprogramação do módulo.

    Embreagem – Na versão LT manual, não se esqueça de checar a embreagem: o kit completo – disco, platô e atuador – custa cerca de R$ 3 000, fora a mão de obra.

    Sonda lambda – Marcha lenta oscilante e estouros no escape podem indicar a troca da sonda original por outra universal, mais comum no paralelo, que compromete o funcionamento da injeção eletrônica.

    Continua após a publicidade

    Ar-condicionado – Verifique o sistema: embora pouco comuns, pode haver falhas no funcionamento do compressor. O problema também pode estar no condensador, que sofre com danos causados por pedras e outros detritos.

    Recall – Em 2014 foi detectada uma falha no filtro de combustível que pode resultar em vazamento próximo ao tanque. Os veículos chamados foram fabricados entre outubro de 2013 e abril de 2014.

    A VOZ DO DONO

    Chevrolet Cruze 1.8 LTZ
    Versão LTZ tem cromados por todos os lados (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Nome: Luiz Mário Dantas
    Idade: 37 anos
    Profissão: Bacharel em direito
    Cidade: Recife (PE)

    O QUE EU ADORO

    “É completo desde o básico. O desenho é imponente e ao mesmo tempo sóbrio. Ótimo compromisso entre conforto e estabilidade e o câmbio sequencial permite trabalhar melhor o motor.”

    Continua após a publicidade

    O QUE EU ODEIO

    “O consumo de etanol é elevado e os controles de tração e estabilidade continuam atuando mesmo quando desligados, impedindo que o motorista explore os limites do veículo.”

    Preço médio dos Chevrolet Cruze usados (KBB)

    Modelo 2012 2013 2014 2015 2016
    LT 1.8 16V manual R$ 53.412 R$ 56.800
    R$ 61.753
    R$ 63.000
    LT 1.8 16V automático
    R$ 54.579
    R$ 57.317
    R$ 60.803
    R$ 66.246
    R$ 68.752
    LTZ 1.8 16V automático
    R$ 55.553
    R$ 61.663
    R$ 66.826
    R$ 70.037
    R$ 74.189

    Preço das peças do Chevrolet Cruze

    Original Paralelo
    Para-choque (dianteiro) R$ 410 R$ 380
    Farol (cada um) R$ 725 R$ 490
    Retrovisor (cada um) R$ 540 R$ 600
    Disco de freio (par) R$ 1.300 R$ 250
    Pastilhas de freio (jogo) R$ 260 R$ 180
    Kit de embreagem (jogo) R$ 3.301 R$ 3.100

    NÓS DISSEMOS…

    Chevrolet Cruze
    Estradeiro, o Cruze enfrentou os 1000 km entre São Paulo e Brasília (DF) (Pedro Rubens/Quatro Rodas)

    Janeiro de 2012: “Seu design anguloso tem uma esportividade que cairia muito bem em um cupê. (…) A qualidade de acabamento é boa, mas fica aquém de rivais como 408 e Elantra, na seleção dos materiais. (…) E o espaço é compatível com a categoria, com exceção da altura do teto no banco traseiro, maior que a média.”

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.