Zeekr X supera Volvo e Porsche, e foi carro elétrico mais seguro da Europa em 2024
O SUV chinês foi premiado pelo desempenho em testes no "Best Class" de 2024 pela Euro NCAP; conheça também outros vencedores divulgados pela organização

Já está claro para todo o segmento automotivo que as fabricantes chinesas aprenderam a fazer carros, principalmente quando o assunto é eletrificação. Eles tiveram um grande avanço em qualidade de construção, design, desempenho e segurança, o que levou até uma distinção no prêmio “Best in Class”, organizado pelo Euro NCAP, que busca mostrar os carros mais seguros do ano na Europa.
Como no Brasil, os SUVs praticamente dominam o mercado europeu, representando maioria (20 dos 40) entre os carros testados pelo Euro NCAP em 2024. Entre eles está o Zeekr X, do Grupo Geely, que não apenas superou concorrentes diretos de marcas europeias tradicionais, mas também se tornou o carro elétrico mais seguro de 2024.

O SUV chinês desbancou carros de marcas tradicionais como Porsche Macan EV, Toyota C-HR e Volvo EX30, que também faz parte do grupo Geely e usa exatamente a mesma plataforma. Além disso, outros modelos chineses estavam na disputa, como os Deepal SO7, Xpeng G6 e MG HS, que, apesar de ter origem britânica, hoje é controlada pelo grupo chinês SAIC Motor.

Porém, o grande premiado foi o Mercedes-Benz Classe E, que teve o melhor desempenho entre todos os carros avaliados no ano passado. O sedã executivo alemão, que tem uma histórica reputação de segurança, foi o melhor na pontuação geral do ano, se destacando na quatro categorias avaliadas pelo Euro NCAP, que são:
- Ocupantes adultos
- Ocupantes infantis
- Usuários vulneráveis da estrada
- Assistências de segurança.

Há ainda duas categorias premiadas pela empresa: “SUVs Grandes” e “Carros Familiares Grandes”. A primeira teve como vencedor o Mazda CX-80, que superou por poucos requisitos o recém-lançado Audi Q6 e-tron. O segundo acabou sendo dividido entre dois parentes station wagon com desempenho idêntico, o Volkswagen Passat e o Skoda Superb, que foi desenvolvido a partir do projeto da perua da VW (utiliza até a mesma plataforma), mas com objetivo de ser mais acessível.

Se está sentindo falta de algumas categorias, você está certo. Isso acontece por conta de números, ou pela falta deles. Em alguns casos, não foram testados carros suficientes em um segmento, inviabilizando assim a premiação. Há também casos de retenção de veículos por falta de segurança crítica, seja por problemas na estrutura, falha de segurança significativa, etc.

A organização, porém, fez uma menção honrosa para o modelo chinês Maxus eTerron 9, que se tornou a primeira picape totalmente elétrica testada pela Euro NCAP. Ela não recebeu o título de melhor da categoria, mas seu desempenho foi elogiado pela entidade.
