Um dos passos mais importantes da ainda jovem história da Zeekr, o sedã 007 promete ser o elétrico com a recarga mais rápida do mundo. Mais do que isso, o novo rival de BYD Seal e Tesla Model 3 garante autonomia acima dos 800 km, tem bateria feita pela própria marca e faróis que se comunicam com demais veículos e pedestres. A Zeekr está prestes a chegar ao Brasil.
A primeira (e mais visível) quebra de barreira do Zeekr 007 é a aparência, diferente de todos os demais modelos da marca. É possível que, a partir dele, essas linhas que foram batizadas de Hidden Energy se tornem o padrão da marca. A nova identidade é assinada pela equipe de Stefan Sielaff, ex-designer da Bentley e, agora, vice-presidente de design global da Geely (a quem a Zeekr pertence).
Como tendência entre os sedãs elétricos chineses, o visual é limpo, com volumes arredondados e traços fluidos. Prova disso é que, de lado. não há sequer maçanetas para abertura das portas – o que é feito por botões instalados nas colunas B e C. Na traseira, a lanterna em peça única, que vai de um lado a outro, é tão estreita que mais se parece com um vinco na tampa do porta-malas.
O maior exagero estilístico do Zeekr 007 está na dianteira, embora ele possa passar despercebido, caso assim o proprietário prefira. Integrada aos faróis, há uma tela de 90 polegadas que percorre toda a dianteira, horizontalmente. Nela, é possível exibir mensagens ou imagens animadas que serão vistas por quem mais estiver transitando pelas ruas. Veja o vídeo abaixo, publicado pelo site CarNewsChina:
Também é possível comunicar-se com veículos e pedestres por meio de alto-falantes instalados no exterior do sedã. Além de poder falar diretamente, também é possível emitir sons pré-definidos – como Kombis de lotação fazem há muito tempo em algumas regiões do Brasil.
As imagens do interior do Zeekr 007 ainda são limitadas, mas já se sabe que a tela da central multimídia tem 15,05 polegadas e é giratória, à lá BYD. Há sistema de som Dolby Atmos com 21 alto-falantes e sistema de comunicação via satélite, tudo coordenado por um chip Snapdragon 8295, da Qualcomm.
Ainda entre os equipamentos, há sistema autônomo de estacionamento e de condução. Para a condução totalmente autônoma, os testes públicos serão feitos apenas em junho de 2024. Até lá, conte com todos os itens já conhecidos, como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, entre outros. Tudo isso é operado através de um LiDAR, 12 câmeras de alta definição, radares de ondas de 5 mm e 12 radares ultrassônicos.
Recarga rápida e alcance de quase 900 km
São duas opções de bateria e duas de motorização para o sedã, que tem arquitetura elétrica de 800 V. Entre as baterias, há a de 75 kWh, de fosfato de ferro-lítio (LFP) desenvolvida pela própria Zeekr, e que é batizada de Golden Battery. Com ela, é possível realizar uma recarga que adicione 500 km de autonomia em apenas 15 minutos, com potência máxima de recarga de 500 kW.
A segunda é a Qilin, da CATL, com 100 kWh. Neste caso, é possível acrescentar 610 km de autonomia nos mesmos 15 minutos – o melhor tempo entre os elétricos produzidos em série, segundo a Zeekr.
Junto às baterias, há duas opções de motores. O primeiro é um motor traseiro de 421 cv e 44,9 kgfm, suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos, de acordo com a marca. A segunda opção adiciona um motor dianteiro, somando 646 cv e 72,4 kgfm, e transformando-o em um carro de tração integral. Com este conjunto, na versão Performance, o 0 a 100 km/h é feito em 2,8 segundos.
O Zeekr 007 tem seis versões diferentes, variando entre RWD (tração traseira) e AWD (tração integral), tamanho de bateria (75 ou 100 kWh) e também com variadas autonomias projetadas. São elas: RWD 75 kWh, com 688 km de autonomia; RWD 75 kWh Smart, com 688 km; RWD 100 kWh Smart, com 870 km, o maior alcance da linha.
Com tração integral, há as versões AWD 75 kWh (616 km), AWD 100 kWh Smart (770 km) e AWD 100 kWh Performance (660 km). As versões Smart e Performance adicionam itens de ADAS, como sistemas de condução autônomos/semiautônomos.
A Zeekr não especificou se a versão Performance entrega mais potência e performance que as demais AWD, e se há variações nos mesmos dados para modelos com tração traseira, mas baterias diferentes.