Zeekr 001 2026 chega aos 912 cv e acelera como supercarro
As mudanças estéticas foram pequenas, mas o modelo está (muito) mais potente e ganha nova suspensão a ar

A linha 2026 do Zeekr 001 já está em pré-venda na China, e ganhou uma atualização importante. Lançado originalmente em 2021, o elétrico passou a oferecer novos motores, baterias de maior capacidade e um pacote de eletrônica embarcada mais sofisticado.
Não há grandes mudanças na aparência do 001, que mantém ainda seus 4,97 m de comprimento e 3 m de entre-eixos. Na dianteira, os faróis foram levemente redesenhados, com como as luzes de circulação diurna, em posição superior. O para-choque é novo, com aberturas mais angulosas.

Não há imagens da traseira, que tende a seguir as atualizações mais leves da dianteira, mas é possível notar que há novas rodas. Também não estão disponíveis fotos do interior do modelo.
Para a linha 2026, foi incorporado o sistema G-Pilot H7, que substituiu o antigo H5. Ele é formado por 31 sensores, entre eles um LiDAR, e é processado pelo chip Nvidia Thor-U, capaz de 700 trilhões de operações por segundo. O conjunto anterior operava com dois chips Orin-X, que juntos alcançaram 508 TOPS.

A configuração de entrada mantém a tração traseira, mas o motor (traseiro) agora entrega 489 cv. Dependendo da bateria escolhida, a autonomia varia de 710 a 810 km, sempre medida pelo otimista ciclo chinês CLTC. Mesmo nesse arranjo, a velocidade máxima é limitada a 280 km/h.
Caso os quase 500 cv não sejam suficientes, a Zeekr oferece a variante de dois motores, sendo um em cada eixo e configurando tração integral, somando 912 cv. Esse número representa um salto significativo em relação aos 777 cv do modelo anterior, na linha 2025.
De acordo com a Zeekr, na configuração mais potente, o 001 vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos, e a autonomia varia entre 640 e 762 km. A versão europeia, para efeito de comparação, fica limitada a 536 cv. Para reforçar o uso em estradas irregulares, a suspensão a ar ganhou ajuste de 85 mm, permitindo que a altura livre chegue a 206 mm.

A pré-venda do novo 001 começou em 23 de setembro, mediante sinal de 2.000 yuans (cerca de R$ 1.490). A chegada às concessionárias chinesas está marcada para 4 de outubro, com início das entregas no dia 11. O preço oficial ainda não foi revelado, mas a atual linha varia de 259.000 a 329.000 yuans (R$ 193.000 a R$ 245.000). As novidades, aliás, podem chegar ao Brasil em 2026.