Waze agora mostra postos de recarga para carros elétricos
Aplicativo inclui função que já existia no Google Maps e vai indicar os tipos de plugue adequado para cada carro
O Waze, um dos aplicativos de navegação por GPS mais usados no mundo, anunciou que passará a localizar estações de recarga para veículos elétricos. A função já existia no Google Maps e, vale lembrar, o Google é dono do Waze.
O usuário terá que especificar no app qual o modelo possui e o tipo de plugue usado por ele para que o aplicativo indique o lugar correto. Os próprios motoristas vão poder atualizar informações durante o uso, como já é feito com preços de combustíveis, por exemplo. O app também mostrará quais carregadores estão funcionando, o tempo de recarga e os horários de funcionamento.
A função será disponibilizada aos poucos ao redor do mundo, mas já pode ser utilizada no Brasil. Para alguns usuários, ao abrir o aplicativo, aparece uma mensagem que oferece o cadastro do carro elétrico. Também é possível fazer a busca por um eletroposto.
No Brasil, a oferta de pontos de recarga é crescente, embora ainda falha. A distribuição deles estão a cargo das montadoras, como a Volvo, que investem nos eletropostos para não perder o mercado brasileiro, já que seus produtos estão avançados no processo de eletrificação. Em março, a empresa anunciou a instalação de aparelhos nos estados do Sul e do Centro-Oeste.
Outras alternativas já estão disponíveis por aqui, como os postos para elétricos com recarga paga. Entre eles, os licenciados pela Petrobras/BR em parceria com a Vibra (cuja cobrança ainda não foi iniciada, o que está previsto ainda para o primeiro semestre deste ano) e pela Raízen/Shell. A EZVolt inaugurou, em São Paulo, o primeiro posto 100% para elétricos do Brasil.