Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

VW terá mais carros híbridos plug-in após elétricos fracassarem nas vendas

Com afirmação do próprio CEO da marca, a VW planeja produzir mais híbridos a partir de agora, pensando numa futura eletrificação total

Por Lucas Parente
Atualizado em 13 Maio 2024, 15h35 - Publicado em 13 Maio 2024, 12h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • volkswagen_golf_gte
     (Divulgação/Volkswagen)

    Se no Brasil o processo de eletrificação dos Volkswagen acontece de forma discreta, apenas com carros elétricos disponíveis por assinatura, na Europa a empresa apostou tudo em uma família de carros elétricos. Contudo, a aposta não deu muito certo e agora a VW estuda soluções que já implicaram em mudanças na sua estratégia.

    A queda na demanda por carros elétricos, principalmente na Europa, não foi percebida apenas pela Volkswagen. Mas a fabricante alemã já decidiu aumentar sua gama de carros híbridos plug-in para contornar a situação. Pelo menos foi isso que o CEO da marca, Thomas Schafer, afirmou durante o Financial Times Future, em Londres.

    Thomas-Schaefer-new-Skoda-CEO-0
    Thomas Schaefer, CEO da Volkswagen (Divulgação/Volkswagen)

    Perguntado pela Autocar se a VW continuaria investindo em híbridos, o executivo afirmou que, se essa pergunta fosse feita no ano passado, a resposta seria não. Mas as coisas mudaram e a montadora voltará a investir nos PHEVs. “Nos últimos seis meses, de repente todo mundo passou a querer híbridos”, disse Schafer.

    Essa tomada de decisão, além de seguir a demanda do mercado, também ajuda as empresas a cumprirem as reduções das emissões de gases poluentes, que a cada ano estão mais rígidas.

    Novo Golf PHEV
    Novo Golf PHEV (Divulgação/Volkswagen)

    Porém, o executivo sabe que esse passo é apenas uma forma paliativa de adiar o futuro totalmente elétrico: “É uma tecnologia de ponte. Embora o acionamento elétrico por bateria esteja se estabilizando um pouco no momento, ainda precisamos dessa tecnologia de transição.”

    A Volkswagen, pelo menos, tem uma oferta de modelos híbridos plug-in e tecnologia disponível. Mas seu movimento acompanha o da General Motors, que voltará a fazer híbridos após quase abandonar a tecnologia por completo no mundo inteiro – a exceção é o mercado chinês.

    Volkswagen Golf
    Volkswagen Golf PHEV Station Wagon (Divulgação/Volkswagen)

    Mas não há, ainda, um Volkswagen híbrido plug-in à venda nos Estados Unidos, que é um mercado importante para a empresa. No Brasil também não, mas há planos para a eletrificação dos Volkswagen nacionais. Os híbridos flex terão sistemas híbridos leves (MHEV) e plug-in.

    Compartilhe essa matéria via:

    Hoje a VW disponibiliza na Europa três modelos PHEVs, sendo o Golf, Passat e a nova geração do Tiguan. Todos utilizam motor 1.5 TSI a gasolina – que será fabricado no Brasil futuramente em versão flex – e uma bateria de 20 kWh, que oferece até 100 km de autonomia elétrica.

    VOLKSWAGEN ID.7
    ID.7 é um dos modelos totalmente elétricos da VW (Divulgação/Quatro Rodas)

    Resta esperar para entender qual será o projeto da Volkswagen para o crescimento de sua linha de modelos híbridos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.