VW mostra estudo de design para vender sua plataforma de carros elétricos
O conceito EVX, foi criado pela Italdesign e pretende ser uma ferramenta de marketing para a nova plataforma de carros elétricos baratos da VW

A Volkswagen apresentou um novo conceito que não deve ganhar as ruas, mas tem uma função estratégica: mostrar a versatilidade da sua plataforma elétrica modular. Batizado de EVX, o carro foi desenvolvido pela Italdesign, estúdio de estilo que também pertence ao grupo alemão, com o objetivo de promover a plataforma MEB+, variante da já conhecida MEB, sua base modular para carros elétricos.
A ideia é oferecer a tecnologia a outras empresas, que estão fora do Grupo Volkswagen. Hoje, a plataforma MEB já é usada por terceiros, como a Ford. A montadora americana utiliza da plataforma para dois dos seus SUVs elétricos que são vendidos na Europa, o Explorer e o Capri.

Com a MEB+, a proposta é ampliar a autonomia e foi pensada especificamente para carros menores, com tração dianteira, mais adequados ao uso urbano. Essa variante, antes chamada de MEB Entry, se adapta a diferentes proporções e estilos, o que pode atrair empresas que não possuem base própria para desenvolver elétricos compactos, enquanto a MEB tradicional concentra o motor elétrico no eixo traseiro.

Para tornar esse argumento mais convincente, a Volkswagen convocou a Italdesign, sua subsidiária especializada em design automotivo, para criar um conceito que demonstrasse as possibilidades da plataforma. Assim nasceu o EVX que tem 4,23 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,49 m de altura, com entre-eixos de 2,60 m.
O modelo tem perfil fastback, duas portas e configuração interna de dois na frente e dois lugares atrás, embora o interior não tenha sido revelado. Mais do que um estudo estético, a proposta é mostrar novas proporções que fogem ao padrão dos primeiros veículos confirmados com base no MEB+.

Visualmente, o conceito traz soluções que combinam elementos familiares a diferentes marcas. A frente dispensa a grade tradicional, com faróis compactos e recortes que reforçam a largura do carro. Entradas de ar verticais e extratores posicionados atrás das rodas dianteiras complementam a proposta, enquanto a traseira aposta em linhas inclinadas e no já comum truque do para-choque pintado de preto para imitar um difusor.
Ainda que alguns detalhes façam referência a carros própria Audi, o EVX não deve ser associado a nenhuma marca em específico. A Italdesign foi clara ao afirmar que o projeto não tem destino comercial, mas serve como cartão de visitas para mostrar a outros fabricantes a flexibilidade da plataforma elétrica.

Plataformas modulares têm se tornado um trunfo estratégico para grupos automotivos, seja para diluir custos de desenvolvimento, seja para ampliar parcerias. O que a Volkswagen pretende com o EVX é justamente reforçar essa mensagem: o MEB+ pode se transformar em diferentes tipos de carroceria, atender a distintos mercados e ser adaptado conforme a necessidade de cada cliente.