VW ID.4 já pode ser ‘comprado’ no Brasil por menos de R$ 310.000
SUV elétrico só estava disponível por assinatura por até 2 anos, mas agora custo foi reduzido e também poderá ser adquirido no fim do contrato

O Volkswagen ID.4 foi o primeiro CARRO elétrico da marca no Brasil, mas não estava à venda na rede de concessionárias: desde agosto de 2023, esteve disponível apenas por assinatura, ou seja, por aluguel. Porém, a partir de agora, o SUV elétrico poderá ser comprado.
Agora há um plano de assinatura do programa VW Sign&Drive que permite, enfim, a compra do SUV elétrico ao término do contrato. É um plano de 24 meses, com custo mensal de 4.990/mês. No final do contrato, o cliente poderá adquirir o carro mediante um pagamento único de R$ 190.000.

No fim das contas, o Volkswagen ID.4 terá custado R$ 309.790, um valor até competitivo, se considerar que nos dois primeiros anos a assinatura terá coberto gastos com seguro, IPVA e as revisões programadas pela fábrica. Contudo, a franquia desses 24 meses é de 1.500 km/mês.
Um dos carros com preço equivalente é o Volvo EX30 Ultra, versão topo de linha com autonomia de 338 km, segundo o Inmetro. Custa R$ 293.950. E devido aos custos que a assinatura da VW cobre o ID.4 acaba custando mais barato.

A opção de compra é atrativa, afinal quando o ID.4 chegou no Brasil a opção mais em conta de assinatura era de R$ 9.990 mensais por 24 meses. Portanto o custo de uso total ficava em R$ 239.760 sem a possibilidade de comprar o veículo no final do contrato.
O ID.4 Pro disponível no Brasil tem motor elétrico traseiro de 204 cv e 31,5 kgfm. Já a bateria tem 77 kWh e garante 522 km de alcance segundo o ciclo WLTP. O carregamento de 0 a 80% pode ser feito em apenas 50 minutos usando um carregadores de 100 kW, segundo a marca.
Encalhado e defasado?
Todos os Volkswagen ID.4 que estão no Brasil atualmente são ano/modelo 2023/2023, sem todas as atualizações que foram feitas no SUV para linha 2024. Em outubro do ano passado o modelo ganhou um motor inédito elevou os números do carro para 286 cv e deu-lhe incríveis 75% a mais de torque, chegando aos 55,6 kgfm.
Baterias de nova geração atingiram a proeza de elevar o alcance para 550 km (WLTP), antes eram 522 km. Por fim, a multimídia agora tem 12,9”, melhor qualidade de imagem e novo sistema operacional.
O software também foi aplicado ao quadro de instrumentos, que utiliza melhor seu espaço limitado. Os controles do ar e do volume no painel, enfim, ganharam uma retroiluminação e os comandos deslizantes do ar-condicionado agora têm operação mais fácil.