Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Abril Day: Assine por apenas 4,00

Este VW Fusca com mais de 600 cv é mais rápido que Porsche e tem motor de Tesla

Projeto alemão une baterias do Porsche Taycan, suspensão do 944 e motor do Tesla Model S para fazer clássico chegar aos100 km/h em 2,9 segundos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 dez 2025, 10h09 •
VW Fusca Knepper RSE
 (Knepper/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Esqueça o tradicional barulho do motor a ar ou o desempenho modesto de décadas passadas. Um Volkswagen Fusca clássico, resgatado de um ferro-velho na Califórnia e modificado na Alemanha pela oficina Knepper Bugs & More, tornou-se um pesadelo para supercarros modernos.

    Equipado com um motor traseiro de Tesla e módulos de bateria de Porsche, este Fusca tem de 600 cv – mais de dez vezes a potência original, que mal passava dos 50 cv. Quem olha não imagina do que este carro é capaz.

    VW Fusca Knepper RSE
    (Knepper/Divulgação)

    Com a nova mecânica, este Fusca elétrico cumpre o 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos. Para efeito de comparação, ele é (bem) mais rápido na arrancada que um Porsche 911 GT3 atual (que leva 3,4 segundos) e encosta no tempo do recém-lançado Lamborghini Temerario (2,7 segundos).

    Coração de Tesla, energia de Porsche

    VW Fusca Knepper RSE
    (Knepper/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Esta transformação, mais radical do que a feita por qualquer fora-de-série nacional com chassi do Fusca, envolveu a substituição completa do trem de força original, inclusive a remoção do câmbio – que foi mantido no Fusca elétrico da Fueltech, que já dirigimos. O motor elétrico de um Tesla Model S foi instalado na traseira, por trás do eixo. Mas o componente foi modificado para operar em uma tensão mais alta, elevando a potência para a casa dos 600 cv e o torque para impressionantes 71,3 kgfm.

    Para alimentar esse sistema, a oficina utilizou 17 módulos de bateria retirados de um Porsche Taycan e que foram montados na frente do Fusca. O gerenciamento de toda essa força para as rodas traseiras é feito por eixos herdados de um Porsche 930.

    VW Fusca Knepper RSE
    (Knepper/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    A autonomia, no entanto, varia drasticamente de acordo com o pé do motorista. Em condução normal, o Fusca roda cerca de 250 km com uma carga. Se exigido ao máximo, explorando a performance de supercarro, o alcance cai para aproximadamente 100 km.

    Engenharia para manter o carro no chão

    VW Fusca Knepper RSE
    (Knepper/Divulgação)

    Colocar essa cavalaria em um chassi projetado nos anos 1930 exigiu reforços estruturais pesados. O conjunto de suspensão e freios foi transplantado de modelos Porsche 944, complementado por componentes de alta performance das marcas KW e Bilstein. O objetivo foi garantir que o carro não apenas acelerasse, mas também conseguisse fazer curvas e frear com segurança.

    Continua após a publicidade
    VW Fusca Knepper RSE
    (Knepper/Divulgação)

    Visualmente, o projeto mantém a identidade clássica, pintado na cor Marathon Blue e montado sobre rodas de liga leve Porsche de época. A suspensão foi rebaixada para melhorar o centro de gravidade e há um discreto spoiler de fibra de carbono na traseira.

    Interior mistura décadas

    Por dentro, a cabine preserva a simplicidade do painel original, mas com toques de modernidade e esportividade necessária. Os bancos são Recaro, retirados de um BMW 2002 clássico, oferecendo o suporte lateral que a potência exige. A alavanca de câmbio deu lugar a uma pequena tela digital sensível ao toque para a seleção de marchas.

    Continua após a publicidade
    VW Fusca Knepper RSE
    (Knepper/Divulgação)

    Para provar a confiabilidade do projeto, o proprietário realizou uma viagem de 8.000 km pela Europa e África, passando por países como França, Espanha e Portugal, cruzando até o Estreito de Gibraltar, sem intercorrências mecânicas graves.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

    ABRILDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    ABRILDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.