Volvo XC60 muda pela segunda vez em nove anos para conviver com elétrico
Versão híbrida do SUV mais vendido da marca muda pouco e concentra esforços no sistema multimídia, com processador e tela novos

Enquanto uma geração completamente nova não chega, o atual Volvo XC60 estreia a sua segunda reestilização ao completar nove anos de mercado. As novidades, porém, são ainda mais discretas do que na primeira alteração, sofrida em 2021. Para o ano que vem, o SUV ganhará a companhia do EX60, sua inédita variante elétrica.
Na dianteira, o para-choque é o mesmo da versão R-Design vendida até então, com nichos nas extremidades interligados à abertura central inferior por peças em preto brilhante. Os faróis também não mudam. A única alteração fica para o padrão da grade, com linhas diagonais em sentidos opostos, semelhante ao visto no novo XC90.

A traseira do SUV também fica praticamente intacta, exceto pelas lentes mais escurecidas das lanternas full led. O para-choque também adota as linhas esportivas da versão R-Design. De lado, há rodas com desenhos inéditos. Por fim, o exterior também ganha novas cores para a carroceria.
Embora ainda também discretas, as mudanças no interior do XC60 2026 são um pouco mais relevantes. Há novos materiais para o revestimento, novos compartimentos para copos e um carregador de celulares por indução que promete mais potência de recarga.

O destaque fica para a nova central multimídia, que passou de 9 para 11,2 polegadas e, por isso, se destaca do painel (antes a tela era embutida entre as saídas de ar). A multimídia tem plataforma Google com sistemas integrados, nova interface (que também alcançará proprietários de modelos a partir de 2020, em um atualização remota) e tecnologia da Qualcomm, que promete gráficos 10 vezes mais rápidos.
O sistema de som da Bowers & Wilkins High Fidelity permanece no modelo, mas ganham novas malhas nos alto-falantes.

Seguindo com os planos de manter seus modelos híbridos em linha, a Volvo não mexeu na mecânica do novo XC60. Para os EUA, ele segue com opção de motor 2.0 turbo de 250 cv com sistema híbrido leve, ou com 350 ou 461 cv nas configurações híbridas plug-in.
